Bunker da Cultura Web Radio

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

LULA SAI DA MOITA AMANHÃ, MAS NA AFRICA!

Por Reinaldo Azevedo

Começa hoje em Dacar, no Senegal, a 11ª edição do Fórum Social Mundial. O tema deste ano não é café pequeno! Nada menos do que “As Crises do Sistema e das Civilizações’. Ulalá! Tremo só de pensar. “Das civilizações”, assim, no plural? Começarão pelo nascimento das musas? E por que “sistema” vai no singular? Eu até acho divertido quando os anarquistas, por exemplo, se opõem “aos sistemas”, na presunção de que nenhum preste. É uma besteira, mas as pessoas têm o direito de “imaginar”, como John Lennon… Já a crise “do” sistema” supõe a existência de um só, que não vai bem… Seria, sem querer ser muito enxerido, o capitalismo - ou, mais particularmente, o sistema americano?

Lula escolheu o Fórum Social Mundial para sair da moita. E o momento nunca foi tão oportuno. A crise no Egito e na Tunísia e certa agitação em outros países do Oriente Médio constituem um excelente motivo para que ele dê lições de governança tanto aos árabes como aos americanos. Ele já ofereceu resposta para o conflito israelo-palestino e para a pendenga do Irã com o mundo civilizado: “política dos olhos nos olhos”. Às ditaduras árabes, às quais deu o braço gostosamente, recomendará agora democracia. E cobrará que os EUA deixem que esses países sigam o seu destino. Ninguém como ele é capaz de dar respostas tão fáceis e erradas para problemas dfíceis.

Lula é considerado a grande estrela do evento, além de Gilberto Gil, Evo Morales e Hugo Chávez. Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência, lidera a delegação do Brasil, que conta com as ministras de Direitos Humanos, Maria do Rosário, e de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, Luiza Helena de Bairros. Tá dando aquela vontadinha de estar lá, leitor?

Lula falará nesta segunda. E saberemos então o que ele pensa sobre “as crises do sistema e das civilizações”. O mundo nunca mais será o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário