Bunker da Cultura Web Radio

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A mais famosa discoteca de todos os tempos


A Studio 54 foi inaugurada em 26 de abril de 1977. Foi um empreendimento de Steve Rubell com outros dois sócios, mas era ele quem ditava as normas. Steve morreu de aids em 1989 e, junto com ele, morreu a sua criação (em verdade, três anos antes, quando o mesmo ficou doente).

A discoteca ficava localizada na rua 54, em Manhattan, daí o seu nome. Era enorme, tinha 100 x 80 metros de dimensões e ainda havia um segundo piso e uma parte reservada no porão. Uma minoria dos que entravam na boate tinha acesso a este local.

Antes, o mesmo prédio havia abrigado o teatro municipal de Nova Iorque (no início do século 20) e havia sido o adquirido pela CBS nos anos 40, onde funcionaram estúdios de gravação, rádio e TV. O nome do local, na oportunidade, era Studio 52, mas nada tinha a ver com o nome de rua. Era simplesmente o 52º Studio da empresa.

Os proprietários da Studio 54, Steve Rubell, Ian Schrager e Jack Dushey, gastaram em torno de 700 mil Dólares para reformar o local - um bom dinheiro para a época. No dia da inauguração, com casa lotada e com uma multidão igual fora da boate, ainda havia técnicos e pessoal de serviço no club quando entraram os primeiros convidados.

Dois top DJs e a melhor promotora de eventos da cidade foram contratados para a casa noturna. O serviço de bar era outro espetáculo à parte. Steve tinha muita experiência nesse ramo, pois houvera sido proprietário de restaurantes. A pista tinha efeitos de luzes impressionantes para a época. E havia o excesso de gelo seco, padrão das noites da Disco de então.

A entrada era para VIPs. Não bastava alguém ser uma celebridade para entrar na boate. Muitas vezes, era necessária a aprovação de Steve, que nessas ocasiões ficava do lado de fora da boate resolvendo quem poderia e quem não poderia entrar.

Sabe aqueles filmes americanos em que um casal chega em uma festa, há uma fila de gente “comum” esperando e esse casal entra direto, passando à frente de todo mundo? Na Studio 54 era assim. Ou quase, porque a multidão, enlouquecida, tinha sempre que ser contida por um batalão de seguranças. O dinheiro não comprava “ingresso” na 54. Pelo menos não diretamente.

As festas na boate foram famosas pela liberdade sexual (incluindo-se sexo em grupo), abuso de drogas (não só as “convencionais”, mas até o “gás do riso” foi inalado por lá - just for fun), hedonismo, etc. Enfim, tudo o que era possível haver na Era pré-aids, era possível fazer dentro da boate.

Sim, claro, a discoteca também ficou famosa por apresentações ao vivo. Há registro de gravação de clips, apesentações e aparições de muitos famosos: Donna Summer, Chic, Village People, Kool & The Gang, Sister Sledge, Michael Jackson, Diana Ross, Liza Minelli, Elizabeth Taylor, Brooke Shields, Warren Beatty, Mick Jagger, Salvador Dali, Madonna, Elton John.... Precisa citar mais? No filme Studio 54 há, inclusive a menção de príncipes Árabes que iam a NY uma vez por mês só para ir à discoteca. O filme apresenta também muitas fotos da época na hora de dar os créditos (ficha técnica) no final.

Bobby Miller, fotógrafo profissional que trabalhava para várias agências de notícias à época da boate, editou um livro recheado de fotografias das celebridades que frentavam o local. Na sinopse do livro, ele cita: "This book is an excellent timeline and it catches the magic of the club's first years and the photos portraits famous people like Christopher Reeve [actor], Dustin Hoffman [actor], Grace Jones [model & artist], Elton John [artist], Jerry Hall [model], Yul Brynner [actor], Mikhail Baryshnikov [dancer], Gloria Swanson [actor], Martha Graham [dancer/choreographer], Eartha Kitt [artist], Olivia Newton-John [artist actor], Bette Midler [artist] and of course "inventories" like Steve Rubell, Andy Warhol, Liza Minelli, Disco Sally and Truman Capote. But there are LOTS of other famous persons as well in the authors book - Fabulous! - A photographic diary of Studio 54 [St. Martin's Press]".

No final dos anos 70, auge da casa, Ian e Steve produziram um album duplo chamado “A night at Studio 54”. Este album tinha, como primeira faixa, "Le Freak" (veja a história de Le Freak, em outro post). Além do Chic, o álbum trouxe faixas de Alicia Bridges "I Love the Nightlife", Donna Summer "Last Dance", Michael Zager Band "Let's All Chant", Village People "Y.M.C.A", Patrick Juvet "I Love America", Dan Hartman "Instant Replay", Music com Jocelyn Brown "In the Bush", dentre outros.

Há dez anos, em 1998, dois filmes foram lançados sobre a boate: “54”, que no Brasil virou "Studio 54", e “Last Days Of Disco”, este traduzido para um nome mais comercial por aqui, “Os Últimos Embalos da Disco”.

Vale a pena assistir ao filme “Studio 54” para ter noção de mais detalhes sobre a agitação nessa discoteca. Confira também a espetacular trilha sonora de “Last Days Of Disco” (mas não recomendo assistir ao filme – muito ruim - compre o CD). O video clip dos Pet Shop Boys “New York City Boy", lançado em 1999, foi inspirado na agitação da discoteca. Vale a pena dar uma olhada.

No local, atualmente, funciona um teatro (desses típicos da Broadway), que foi reformado, mas manteve intacta a porta principal da Studio 54.
DISPONIVEL O FILME STUDIO 54, BELA PRODUÇÃO E A TRILHA SONORA EM CD QUE É IMPERDIVEL, PARA QUEM GOSTA DE CLASSICOS DA DISCO MUSIC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário