Bunker da Cultura Web Radio

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Nova Petrópolis: Produzindo uva em terra de alemão



Nova Petrópolis – Enganam-se aqueles que pensam que produzir uva é coisa de italiano. Não se trata de uma das culturas mais comuns em Nova Petrópolis, mas a cidade também tem produtores. Um bom exemplo é Elton Hillebrand, morador de Linha Imperial. Há 25 anos ele já produz uva no município. Começou pequeno, com apenas um hectare plantado. Atualmente a sua produção é de aproximadamente cinco mil Kg de uva por dia. No período de safra trabalham na colheita cerca de 10 pessoas. O destino das frutas são vinícolas da região. “Cerca de 95% da safra deste ano já vendi”, conta Hillebrand, afirmando que o clima ajudou bastante.
Elton conta que o local onde estão plantadas as videiras é próprio para esta cultura, pois pegam bastante sol no período da manhã. “Produzo uvas da variedade bordô com uma qualidade excelente”, revela o produtor.
O cultivo, segundo Hillebrand, não demanda muito trabalho. São feitas duas roçadas na área por ano, além de três adubações e, principalmente, cuidado com as doenças. Segundo ele, a fase crítica para aparecimento de pragas é a floração, quando é preciso ter maior cuidado.
O objetivo do produtor é alcançar uma produção anual de 50 mil Kg. Isso deve acontecer dentro de cinco anos, quando tiver suas parreiras bem estruturadas. Sua intenção futura é aproveitar a estrutura que o cunhado Paulo Andriola montou para produzir suco orgânico e investir na produção de suco convencional. Mas isso planeja fazer aos poucos.
Sobre o investimento no setor, Hillebrand conta que é alto. Demanda aproximadamente R$ 30 mil para começar. Mas ele assegura que o retorno é garantido após três anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário