Bunker da Cultura Web Radio

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

domingo, 5 de junho de 2011

Frio congelante no Sul


Diversas regiões do Rio Grande do Sul e do Sul do Brasil tiveram neste domingo um amanhecer congelante, faltando mais de duas semanas para o começo oficial do inverno. Geou em praticamente todo o território gaúcho. Conforme a MetSul Meteorologia, a temperatura caiu abaixo de zero durante a madrugada no Oeste, Campanha, Noroeste, Depressão Central, Planalto Médio, Serra, Aparados da Serra e no Alto Uruguai.

A menor temperatura no Estado foi registrada em Santa Rosa, onde a estação automática de observador da MetSul acusou - 3,2ºC. O equipamento encontra-se instalado em área de baixada, onde a temperatura tende a cair mais acentuadamente. Em ponto mais alto do município do Noroeste gaúcho, o Instituto Nacional de Meteorologia anotou 1,9ºC, mais de 5ºC acima do observado nas baixadas da cidade.

A madrugada e o amanhecer deste domingo foram muito gelados nas partes mais altas do Rio Grande do Sul com mínimas ao redor de 0ºC e negativas generalizadas. O menor registro entre as estações do Instituto Nacional de
Meteorologia (Inmet) se deu em Vacaria com - 2,8ºC. Em São José dos Ausentes, a mínima anotada pelo Inmet foi de apenas 0,7ºC abaixo de zero, mas a estação se encontra no alto de um morro, o que leva a MetSul a acreditar que em baixadas do município dos Campos de Cima a temperatura possa ter caído a valores tão baixos como 4ºC abaixo de zero.

 


Porto Alegre teve neste domingo um amanhecer gélido com marcas ainda não registradas neste ano em todas as regiões da cidade. A menor temperatura na Capital foi observada na estação do Sistema Metroclima da Prefeitura no
Aeroclube de Belém Novo, onde fez apenas 3,6ºC. As demais estações do Metroclima acusaram 3,9ºC na Lomba do Pinheiro, 5,0ºC na Avenida Sertório, 6,7ºC no Menino Deus e 6,8ºC no Moinhos de Vento. No Aeroporto Salgado Filho, a Meteorologia da Aeronáutica anotou 4,2ºC enquanto no Jardim Botânico a estação do Instituto Nacional de Meteorologia indicou 5,2ºC.

Na Grande Porto Alegre, o frio foi ainda mais intenso que na Capital com relatos de geada em diversos pontos. A Base Aérea de Canoas amanheceu informando apenas 2ºC. Em Campo Bom, onde geou fraco, fez 3,3ºC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário