Bunker da Cultura Web Radio

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

quarta-feira, 8 de junho de 2011

GOVERNO DA INEFICIENCIA CONGENITA

Não tem jeito! Eles não vão chegar a lugar nenhum porque não sabem aonde querem ir. O Jornal Nacional apresentou na semana passada uma excelente série de reportagens sobre a situação lastimável das fronteiras brasileiras. Por ali passa de tudo: mercadorias contrabandeadas, armas, drogas ou, como diria o poeta, “pessoa, animal ou coisa”. Ficou evidente que faltam recursos, estrutura e pessoal especializado.
Muito bem! E o que faz o governo hoje?
Dilma lança plano de proteção das fronteiras sem revelar custos
A presidente Dilma Rousseff lançou nesta quarta-feira um plano de proteção das fronteiras do país que terá ação conjunta entre os ministérios da Defesa e da Justiça. O Plano Estratégico de Fronteiras, sem custos ou efetivo revelados, terá início imediato com foco no combate ao tráfico de armas e drogas, crimes fiscal, financeiro, ambiental e homicídios, especialmente em 34 pontos identificados como vulneráveis nas regiões de fronteira brasileira. “O sucesso nessa empreitada vai ampliar nossa soberania e ampliar a relação fraterna com nossos vizinhos”, disse Dilma durante cerimônia de lançamento do plano.
Segundo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a ação do plano se dará por duas frentes: a Operação Sentinela, coordenada pelo Ministério da Justiça, com atuação permanente na região de fronteira, e a Operação Ágata, de coordenação da Defesa, com ações pontuais. “Nunca tivemos uma integração capaz de garantir boa atuação e gestão”, disse Cardozo, durante o lançamento do programa, que teve também a participação do titular da Defesa, Nelson Jobim, e outros ministros, além de embaixadores e representantes de países vizinhos ao Brasil.
Cardozo afirmou que haverá um aumento de 100% no efetivo do Ministério da Justiça na operação e a incorporação da Polícia Rodoviária Federal à Sentinela, mas não informou números.

Qual é o plano mesmo? Não se sabe! Tem-se uma etiqueta, um nome — “Operação Sentinela” —, e nada além. Ignoram-se efetivo, custo, infra-estrutura, tudo! Se, a partir de segunda, o Jornal Nacional fizer uma reportagem evidenciando que o Brasil padece de um surto de espinhela caída e unha encravada, Dilma anuncia na semana seguinte um plano de combate a esses dois terríveis males da nacionalidade.
O mais divertido é ver Cardozo anunciando um aumento “de 100%” no efetivo do Ministério da Justiça dedicado à questão. Que efetivo? Serão homens da Polícia Federal, de arma na mão, prendendo vagabundo? Não? Então tá…

Nenhum comentário:

Postar um comentário