Bunker da Cultura Web Radio

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

quarta-feira, 27 de julho de 2011

EXTREMA-DIREITA

QUANDO OS EXTREMOS SE CONFUNDEM

Depois de saber ontem dos acontecimentos em Oslo procurei ver os noticiários da TV. Por volta das 19:30 os apresentadores Boechat e Betting da BAND não tiveram qualquer dúvida em atribuir a autoria a terroristas islâmicos. A convicção com que falavam poucas horas após o acontecido foi uma cabal demonstração da leviandade que hoje impera na formação e propagação de conceitos. Em seguida liguei para o noticiário da TV estatal alemã. A DW se manteve mais ou menos sóbria, não mencionou o islã, mas um especialista, entrevistado durante o programa, aventou a possibilidade de envolvimento da política interna, especialmente a extrema-direita. Esta, segundo o perito, constituída de neonazistas, teria na Noruega de cem a duzentos seguidores.

O noticiário mais objetivo e sem qualquer palpite precipitado foi o da Globo em seu Jornal Nacional, logo após os dois anteriores.

Mencionei estes detalhes apenas para mostrar como é formada a opinião pública e dentro deste processo o abuso dos chavões. Extrema-direita não é um CHAVÃO criado pela publicidade?  As vezes deparamos até com uma tal extrema-esquerda. Afinal o que significa hoje esquerda e direita como termos políticos? Recorro ao dicionário.

Direita – Regime ou partido político de tendências totalitárias e capitalistas.
Esquerda – Conjunto de indivíduos ou grupos políticos a favor de reformas trabalhistas, sociais etc.”  

Até mesmo aqui a confusão é total.  Em todo caso, seguindo esta interpretação, se o ataque em Oslo foi promovido por alguém ligado à extrema-direita, então este alguém era ligado aos imperialistas globalistas. Ninguém mais é tão totalitário e capitalista. Já os “neonazistas” não sei, não conheço nenhum, mas os então nacionalsocialistas, segundo a definição acima, seriam nitidamente de esquerda, pois fizeram amplas reformas trabalhistas e sociais.

Voltando às notícias agora mais recentes do atentado, a polícia de Oslo informa que o jovem preso, Anders Behring Breivik, era ligado a grupos nacionalistas e ultra cristãos. Isto me faria temer que estaríamos mais próximos da guerra religiosa entre cristãos e muçulmanos que vem sendo incitada por terceiros.

Finalizando, lamento ter de informar que a nossa “extrema-direita” acaba de lavrar mais um tento no seu esforço de acabar com a liberdade de expressão. Foram retirados do ar pelos respectivos provedores UOL Host e INSITE-Soluções Internet a página de Alfredo Braga e o respectivo fórum.

Toedter

Nenhum comentário:

Postar um comentário