Bunker da Cultura Web Radio

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

sábado, 30 de julho de 2011

LEONARDO DA VINCI

Um dos mais multiformes gênios que já teve a humanidade, Leonardo nasceu na aldeia de Anchiano, em Vinci, Florença, Itália, no ano de 1452.
Muito jovem ainda, pintou um quadro representando sapos e cobras. O pai, ao entrar no quarto, assustou-se, à vista dos animais, pois pareciam verdadeiros.
Ser Piero, o pai, ao constatar a habilidade do filho, levou-o à presença de Andrea del Verrochio, hábil em todos os ramos da arte, e que possuía um famoso atelier em Florença.
Leonardo tornara-se profundo conhecedor de todas as artes. Mudou-se para Milão, indo para a corte de Ludovico, il Moro. Na corte milanesa encontrou ambiente e recursos adequados para favorecer o seu gênio. Pintou retratos de fidalgas, a estátua equestre de Francesco Sforza, pai de Ludovico, máquinas de guerras, alfaias espetaculares e mecanismos inovadores para a defesa do ducado.
Na Igreja de Santa Maria das Graças de Milão, ele pintou o admirável afresco "A última ceia".
Leonardo foi o precursor do submarino, do helicóptero, lançou experimentos no sentido do homem voar com máquinas, estudou Física, a anatomia humana e foi especialista em pintura e escultura. Para ir aos hospitais dissecar cadáveres e estudá-los, obteve permissão especial do papa. No entanto, quando o ambiente da corte começou a se revelar turbulento para ele, o gênio mais seus discípulos partiram de Milão. Uma rápida passagem em Veneza e ele voltou para Florença, sua terra natal.
Leonardo colocou-se a serviço de César Bórgia, na qualidade de seu engenheiro militar.
Leonardo projetou máquinas de guerra e fortificações que possibilitaram aos Bórgia a conquista da Romanha.
Monna Lisa del Giocondo foi a inspiradora de Leonardo para o maravilhoso quadro que a humanidade conhece como Mona Lisa. O artista, para fazer surgir no rosto da moça aquele famoso sorriso, procurou distraí-la com o auxílio de jograis e bufões. Dizem alguns historiadores que ela teria sido o amor secreto de sua vida.
Em 1503 Leonardo e Michelangelo Buonarroti foram incumbidos de pintar uma cena da história de Florença, na sala do Grande Conselho. Leonardo escolhera por tema a "Batalha de Anghiari" (1440) e, para traduzir em pintura o desenho da parede da sala, experimentou um novo método de colorir que, infelizmente, não deu resultado. O afresco ficou soberbo mas, depois de algum tempo, acabou em ruínas, pois a cobertura de estuque empregada no fundo apodreceu.
Intensos foram os estudos de Leonardo sobre o voo dos pássaros. O artista queria realizar o voo humano - desenhou e construiu máquinas que correspondessem a este objetivo. O monte Ceceri parecia-lhe o local mais adequado para tentar a grande experiência, que "devia inundar o universo de espanto". Todavia, nos seus escritos, não há a confirmação dessa tentativa.
Já velho, enfermo e esquecido na Itália, Leonardo estabeleceu-se na França, chamado pelo rei Francisco I, que pagava ao artista um ordenado de 700 escudos anuais e deu-lhe o castelo de Cloux, na cidade de Amboise.
Em 04 de maio de 1519, com 67 anos, Leonardo da Vinci, o gênio multiforme que abrira muitos campos a todas as artes, apagava-se na calma de Amboise, assistido pelo fiel discípulo Francesco Melzi. Viveu ali o três últimos anos de sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário