Bunker da Cultura Web Radio

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

domingo, 14 de agosto de 2011

Ex-prefeito Vanin será velado na Camara de Vereadores

por O Caxiense
Morreu na madrugada deste domingo (14), em Porto Alegre, o ex-prefeito Mário David Vanin. O político, advogado e professor tratava da tireoide no Hospital Mãe de Deus, onde se preparava para passar por uma cirurgia. Com estado de saúde já agravado por complicações da diabetes, Vanin foi vítima de um infarto.O corpo será velado na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. A previsão de início do velório é entre 17h30 e 18h. A cremação será na segunda (15), às 11h, no Crematório São José.
Vanin foi prefeito de Caxias por duas vezes. Eleito como vice, assumiu o governo do Município em 1974 e 1975. A eleição para prefeito veio em 1992, com mandato de 1993 a 1996. Também presidiu a Festa da Uva, entre 1983 e 1987, e a Comissão Comunitária do evento, nas edições de 1984 e 1986. Aos 69 anos, seguia ativo,
Um dos nove filhos de Antônio Vanin e Érica Aumond, Mário David Vanin nasceu em 7 de dezembro de 1941, em São Marcos, que então pertencia a Caxias. Saiu cedo do interior – a família de agricultores morava na Linha Zambicari -, com o objetivo de estudar para ser padre. Acabou, porém, rumando para o Direito, na recém-criada Universidade de Caxias do SUl (UCS), com a qual iria contribuir como professor e administrador no futuro. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais em 1967. No mesmo ano, iniciou a carreira política como chefe de gabinete da Secretaria de Justiça do Estado. Eleito vereador, legislou de 1969 a 1972, ocupando a vice-presidência no penúltimo ano de seu mandato.
Elegeu-se vice-prefeito duas vezes, ocupando o cargo em 1972 e 1989. Também foi secretário municipal do Planejamento e diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto. Presidiu a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste do Estado (Amesne) em 1986 e foi vice-presidente da Federação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul (Famurs) de 1995 a 1996.
Na UCS, foi vice-reitor, de 1987 a 1988, diretor do Instituto de Administração Municipal da Universidade de Caxias do Sul, em 1997. Como professor, lecionou Direito Constitucional e Teoria Geral do Estado. Torcedor do Juventude, Vanin contribuiu com o clube como vice-presidente jurídico, de 1967 a 1969.
Vanin também era membro da Academia Caxiense de Letras, que ajudou a fundar, onde ocupava a cadeira número 11.
Era casado com Vera Menegotto Vanin – a quem ajudava a planejar a candidatura ao Legislativo nas próximas eleições pelo seu partido, o PP -, pai de Simone, Raquel e Thiago e avô de de João Victor, Luca, Bernardo, Vitória, Maria Luisa e Theodoro.
O prefeito José Ivo Sartori decretou luto oficial de 3 dias pela morte de Mário Vanin.
Com informações das assessorias de imprensa da Câmara de Vereadores e da prefeitura.
Mário David Vanin governou Caxias por duas vezes
Mário David Vanin governou Caxias por duas vezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário