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quinta-feira, 29 de novembro de 2018

O Julgamento da Burguesia promovido pelo Colegio Marista Rosario

Depois de protagonizar manifestações de hostilidade inaudita ao novo governo brasileiro, eleito no dia anterior por enorme maioria, o Colégio Rosário, Irmãos Maristas, não recuou um só milímetro do trabalho pedagógico de promover a lavagem cerebral dos seus alunos, tudo com o objetivo de estimular a luta de classes dentro da ótica marxista, portanto capaz de exterminar com a economia de mercado (capitalismo) e com a democracia como a que conhecemos, substituindo-as pela economia de mercado e a ditadura do proletariado (comunismo). Basta examinar a notícia a seguir, disponibilizada no site do próprio colégio, na qual são contados detalhes do julgamento dos ricos e das classes médias (burguesia), portanto dos pais dos alunos e dos próprios alunos, já que o colégio é pago por eles. O julgamento da burguesia foi tarefa de aula para as turmas do 2o ano do ensino médio pelos professores da Área de Ciências Humanas. A ré, a burguesia, não tem defesa, pelo que se percebe na notícia. Só há acusação. A aluna Julia Battaglin, da turma 203, explica o que entende do julgamento:
- Estudar sobre a burguesia este ano me ajudou a entender o motivo de as coisas serem como elas são hoje em dia.

NOSSO JEITO DE EDUCAR

​​Utilizar os conhecimentos históricos
para compreender e 
valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, 
favorecendo uma atuação consciente, é uma das 
competências desenvolvidas pelo Júri Simulado, realizado 
com as turmas do 2º ano do Ensino Médio.

No projeto, os rosarienses simulam um julgamento, no qual os
casos são escritos de forma coletiva com cada turma, a partir 
de quatro animações previamente escolhidas pelos professores
da área de Ciências Humanas. O réu da simulação é a 
burguesia dos séculos 18 a 21. O juiz, os promotores, 
os advogados de defesa, os secretários e o júri popular são
eleitos pelos próprios estudantes. Os demais participam como
testemunhas. Todos se vestem à caráter, como se estivessem
realmente em um tribunal, e utilizam termos e linguagem 
característicos desse ambiente.

Segundo a professora Adriana dos Santos Moraes, o veredito é
dado pelos participantes de maneira online. “Ao final de cada
sessão, que se realiza uma vez por semana, os estudantes 
são convidados a votar no Marista Virtual, julgando se a ré, a
Burguesia, deve ser condenada ou absolvida", explica. 

Para Julia Battaglin, da turma 203, o projeto é uma iniciativa 
incrível do Colégio. "É muito legal participar! Ano passado fui 
advogada de defesa e este ano fui a ré, assim pude explorar 
os diferentes lados e possibilidades dentro de um mesmo 
evento. Estudar sobre a burguesia este ano me ajudou a 
entender o motivo de as coisas serem como elas são hoje em
dia", conclui. A estudante conta que toda turma se empenha 
muito na atividade. "Serve muito para unir a turma. Depois do
júri, a gente se reúne e comenta como foi. É muito bom ver 
toda dedicação dos colegas", diz. E acrescenta: "hoje cogito 
cursar Direito na faculdade por causa do Júri Simulado".

Confira as simulações de casos elaborados pelas turmas:

Turma 201: A burguesia é acusada de desenvolver um modo 

de vida individualista, consumista e insustentável, a partir da 
exploração exacerbadas da mão-de-obra humana e dos 
recursos naturais, sendo imposta a seus subjugados uma 
mentalidade alienante, visando o lucro em detrimento da 
dignidade humana.

Turma 202: A burguesia é acusada da alienação da sociedade
pela exploração dos meios de produção e dos trabalhadores.
Consta também, que a ré estimulou comportamentos 
competitivos, gananciosos e promoveu a desigualdade social 
e o consumismo. É indiciada, também, pela degradação das 
relações sociais e saúde mental dos indivíduos que 
compõem cada sociedade onde sua atuação foi percebida.

Turma 203: A burguesia é acusada de criar e manter um ciclo
vicioso de desigualdade social, o qual é sustentado pela 
posse privada dos bens de produção. Isso resultou em um 
desenvolvimento humano baseado em princípios burgueses, 
tais quais o consumo desenfreado e a exploração 
indiscriminada tanto de recursos naturais quanto da força de 
trabalho, causando a liquidez das relações interpessoais e a 
dificuldade da ascensão social.

Turma 204: A burguesia é acusada de alienação da sociedade
devido à exploração do tempo e do trabalho, como incentivo 
ao consumo, a partir da premissa de que “tempo é dinheiro". 
Tendo em vista que as inovações ocorrem constantemente, 
a busca pelo consumo desenfreado e um progresso sem fim, 
fez com que a sustentabilidade fosse esquecida e a felicidade
acabasse se tornando um bem a ser consumido, 
desencadeando a falta de compaixão pelo outro e 
potencializando a individualidade exacerbada.

Turma 205: A burguesia é acusada de oprimir e alienar a 
sociedade dependente do emprego, a qual é obrigada a 
vender sua força de trabalho para sobreviver, tornando-se 
submissa ao modelo econômico presente, induzindo-a à 
competição, ao descontrole, a descuidos mortais e até 
mesmo ao suicídio, afetando a felicidade dos trabalhadores. 
Tal fato ocasiona a desumanização da população pelo motivo
de a burguesia ser detentora da propriedade privada dos 
meios de produção, priorizando a obtenção de lucro próprio 
por meio do incentivo de um consumo desenfreado, o qual é 
muito prejudicial à sustentabilidade, afetando não só a saúde 
dos trabalhadores, mas também a ambiental.

Turma 206: A burguesia é acusada de, através da imposição 
de um sistema econômico que visa o lucro acima de tudo, 
explorar desenfreadamente os recursos naturais e os 
trabalhadores, desenvolvendo uma sociedade consumista, 
marcada pela desigualdade, pelo individualismo e pela 
alienação, promovendo a infelicidade e desrespeitando os 
direitos humanos.

Turma 207: A burguesia é acusada de quebrar o princípio de 
autodeterminação das nações, a partir da exploração e 
alienação das formas de trabalho, instigando o individualismo
 e a competição e, consequentemente, o consumismo 
exacerbado, unido à falta de sustentabilidade, prejudicando o equilíbrio ambiental.​

MATÉRIA DISPONÍVEL NO SITE DO COLÉGIO
http://colegios.redemarista.org.br/

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