Bunker da Cultura Web Radio

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

terça-feira, 2 de abril de 2019

NACIONAL SOCIALISMO E RELIGIÃO

Porque muitas pessoas fazem referência à encíclica 'Mit Brennender Sorge', publicada pelo Papa Pio XI em 14 de março de 1937, é necessário fazer um breve comentário aqui. Se lermos a encíclica e a lermos cuidadosamente, ela não condenará o nacionalismo, nem o nacional-socialismo, nem o patriotismo, nem o amor ao país e à raça. Pelo contrário, Pio XI até diz que são coisas boas. Em referência à exaltação da raça (orgulho racial), ele afirma explicitamente que é "... necessário e honroso no domínio temporal". Ele afirma ainda: "Ninguém pensaria em impedir jovens alemães de estabelecer uma verdadeira comunidade étnica em um amor nobre de liberdade e lealdade ao seu país".
Deve ser entendido que o papa não estava condenando o patriotismo, nem o amor à nação e à raça. Ele estava condenando aqueles indivíduos que exaltam nação e raça a um nível idólatra, a ponto de substituir Deus, ou rejeitar o Deus universal em favor de deuses etnocêntricos (neopaganismo), ou tentar criar uma igreja nacional separada da Igreja Católica. Leia a encíclica de perto para ver o que realmente está sendo condenado:
"Ninguém, a não ser mentes superficiais, poderia tropeçar em conceitos de um Deus nacional ... ou tentar trancar as fronteiras de um único povo, dentro dos estreitos limites de uma única raça, Deus, o Criador do universo, Rei e Legislador de tudo nações ... A Igreja fundada pelo Redentor é uma, a mesma para todas as raças e todas as nações ".
Como se pode ver, o papa não condena o nacionalismo nem o patriotismo, nem o amor à nação e à raça. Ele condena apenas aquelas pessoas que exaltam essas coisas a um nível desordenado, fazendo com que rejeitem ou neguem a universalidade de Deus e da Igreja. Considerada como particularmente perigosa é a ideia de que Deus é exclusivo de um país ou raça em particular e não pode ser adorado por todas as pessoas, ou que Seus ensinamentos e leis se aplicam apenas a um povo e não a todos.
Mas mais uma vez, o papa afirma:
"Ninguém pensaria em impedir jovens alemães de estabelecer uma verdadeira comunidade étnica em um amor nobre de liberdade e lealdade ao seu país. O que nós objetamos é o antagonismo voluntário e sistemático levantado entre a educação nacional e o dever religioso ... Quem canta os hinos de lealdade ao seu país terrestre não devem, por essa razão, ser infiéis a Deus e à Sua Igreja, ou a um desertor e traidor ao Seu país celestial ".
O amor ao país e o amor à raça não são inerentemente coisas ruins. A encíclica é apenas uma advertência contra aqueles que procuram transformar a nação e a raça numa arma contra a Igreja e a religião cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário