Bunker da Cultura Web Radio

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

sexta-feira, 17 de maio de 2019

Joseph P. Kennedy Sr. a favor de Hitler

Chegando a Londres no início de 1938, o recém-nomeado embaixador dos Estados Unidos, Joseph P. Kennedy, se reuniu rapidamente com outro americano realocado. A viscondessa Nancy Witcher Langhorne Astor assegurou a Kennedy, no início de sua amizade, que ele não deveria ser desestimulado por seu pronunciado e orgulhoso anticatolicismo.
“Fico feliz que você seja inteligente o suficiente para não tomar minhas [opiniões] pessoalmente”, escreveu ela. Astor salientou que ela tinha vários amigos católicos romanos – G.K. Chesterton entre eles – com quem ela compartilhou, no mínimo, um profundo ódio pela raça judaica. Joe Kennedy, por sua vez, sempre detestava os judeus em geral, embora ele alegasse vários como amigos individualmente. De fato, Kennedy parece ter tolerado o judeu ocasional da mesma forma que Astor tolerava católicos ocasionais.
Tão ferozmente anticomunistas quanto antissemitas, Kennedy e Astor consideravam Adolf Hitler uma solução bem-vinda para esses dois “problemas mundiais” (frase de Nancy). Nenhum membro do chamado “Cliveden Set” (a cabala informal de pacificadores que se reunia com frequência no lar palaciano de Nancy Astor) parecia muito preocupado com o dilema enfrentado pelos judeus sob o Reich. Astor escreveu a Kennedy que Hitler teria que fazer mais do que apenas “dar um tempo difícil” aos “assassinos de Cristo” antes de ela ser a favor do lançamento do “Armagedom para salvá-los. A roda da história gira como o Senhor faria. Quem somos nós para ficar no caminho do futuro?” Kennedy respondeu que esperava que a “mídia judaica” nos Estados Unidos se tornasse um problema, que “especialistas judeus em Nova Iorque e Los Angeles” já estavam fazendo ruídos planejados para “acender um fósforo no estopim do mundo”.
Em maio de 1938, Kennedy se envolveu em extensas discussões com o novo embaixador alemão na corte de St. James, Herbert von Dirksen. Em meio a essas conversas (realizadas sem a aprovação do Departamento de Estado dos EUA), Kennedy aconselhou von Dirksen que o presidente Roosevelt era vítima de “influência judaica” e estava mal informado sobre a filosofia, as ambições e os ideais do regime de Hitler. (O embaixador alemão posteriormente disse a seus chefes que Kennedy era “o melhor amigo da Alemanha” em Londres.)
Colunistas nos Estados Unidos condenaram a confraternização de Kennedy. Mais tarde, Kennedy alegou que 75% dos ataques feitos a ele durante a sua Embaixada emanavam de “uma série de editores e escritores judeus… Alguns deles em seu zelo não hesitaram em recorrer à calúnia e falsidade para alcançar seus objetivos”. Ele disse a seu filho mais velho, Joe Jr., que ele não gostava de ter que aturar “colunistas judeus” que o criticaram sem uma boa razão.
Joseph P. Kennedy Jr., Joseph P. Kennedy Sr., John F. Kennedy. Chegada a Southampton, Inglaterra, 02 de julho de 1938. Fotografia de John Fitzgerald Kennedy.
Como seu pai, Joe Jr. admirava Adolf Hitler. O jovem Joe ficara impressionado com a retórica Nacional Socialista depois de viajar para a Alemanha como estudante em 1934. Escrevendo na época, Joe aplaudiu o insight de Hitler em perceber a “necessidade de um inimigo comum do povo alemão, alguém para quem fazer o bode. Alguém, por cujo rompimento os alemães sentiriam que tinham expulsado a causa de sua situação, era uma excelente psicologia, e era uma pena que tivesse de ser feito aos judeus, mas a aversão aos judeus era bem fundamentada. Eles estavam na cabeça de todos os grandes negócios, na lei, etc. É tudo crédito deles terem chegado tão longe, mas seus métodos foram bastante inescrupulosos […] os advogados e juízes proeminentes eram judeus, e se você tivesse um caso contra um judeu, você quase sempre estava certo de perdê-lo […] No que diz respeito à brutalidade, deve ter sido necessário usar alguns […] “
A brutalidade estava no olho do espectador. Escrevendo para Charles Lindbergh pouco depois da Kristallnacht (Noite dos Cristais) em novembro de 1938, Joe Kennedy Sr. parecia mais preocupado com os desdobramentos políticos decorrentes do antissemitismo de alto nível e desenfreado do que com a violência real contra os judeus. “… Não há alguma maneira”, ele perguntou, “para persuadir é em uma situação como esta que todo o programa de salvar a civilização ocidental pode depender? É cada vez mais difícil para aqueles que procuram pacíficas soluções defender qualquer plano quando os documentos são preenchidos com tal horror”. Claramente, a principal preocupação de Kennedy em relação à Kristallnacht era que isso poderia servir para endurecer o sentimento anti-fascista em casa nos Estados Unidos.
Como seu amigo Charles Coughlin (um radialista anti-judeu e anti-sionista e sacerdote católico romano), Kennedy sempre permaneceu convencido do que ele acreditava ser a influência corrupta, maligna e profunda dos judeus na cultura e política americanas. “A política democrata dos Estados Unidos é uma produção judaica”, disse Kennedy a um repórter britânico no final de 1939, acrescentando com segurança que Roosevelt “cairia” em 1940.
Mas não foi Roosevelt quem caiu. Kennedy renunciou à sua embaixada poucas semanas depois do esmagador triunfo de FDR nas urnas. Ele então se retirou para sua casa na Flórida: um homem amargo e ressentido, colocado fora de sintonia com seu país e fora de contato com a história.
– Edward Renehan, Jr., Autor do livro “The Kennedys at War, 1937-1945”, publicado em abril de 2002 pela Doubleday.

Nenhum comentário:

Postar um comentário