Bunker da Cultura Web Radio

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

quarta-feira, 29 de maio de 2019

O Colono é a representação do Espírito Sulista



Riqueza do interior e cidades pequenas da Região Sul, o Colono é personagem fundamental na nossa cultura. O termo Colono já foi utilizado, muitas vezes ainda é, de forma pejorativa, para se referir ao trabalhador do campo. Porém, o significado de ser Colono é muito mais amplo e significativo.

O Colono é chamado assim, dessa forma, como fosse para representar que ele não é dali nativo. Ou seja, ele é um indivíduo do exterior que veio se estabelecer nessa terra. O termo Colono está ligado inteiramente ao fato de sua origem advir de italianos, alemães, poloneses, entre outros europeus. Não só o termo que o designa está ligado à sua ancestralidade, bem como suas práticas culturais e espírito. O Colono ainda cultiva as tradições trazidas por seus antepassados e o exemplo disso é a arquitetura, a música, a dança, as festividades, a culinária e tantos outros traços culturais que ele ainda preserva aqui no Sul.

Além disso, o Colono possui significados acerca de sua personalidade. O Colono é conhecido por ser um homem simples, conectado com a natureza e trabalhador do campo. O Colono preserva a pureza da simplicidade. É conhecido por sua hospitalidade, pelo zelo pela organização. É ordeiro, educado e cortês.

Desta forma, consideramos o Colono a riqueza de nossa região, o espírito que representa nossa cultura.

Bertram Schweickert

Nenhum comentário:

Postar um comentário