Bunker da Cultura Web Radio

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

sexta-feira, 5 de julho de 2019

Fundação Open Society retira do ar dados financeiros e oculta beneficiários de mais de 45 milhões de reais

A Fundação Open Society, do bilionário George Soros, modificou seu site oficial e retirou do ar o acesso às informações financeiras que revelam valores, datas e finalidade dos projetos e ONGs que a entidade subsidia no Brasil e em diversos outros países.
A página “base de dados de doações” (chamada Grants Database) não existe mais, e a as informações sobre doações tornaram-se bastante resumidas apresentando apenas valores gerais e sem identificação das entidades beneficiárias. Suspeita-se de que a fundação tenha modificado sua forma de apresentação de informações financeiras e ocultado os beneficiários diante das recorrentes críticas sofridas, tanto contra a Open Society quanto contra os beneficiários, que ficam com sua credibilidade ameaçada.
A fundação de George Soros tem implementado sistematicamente projetos junto a entidades e ONGs que favoreçam pautas alinhadas à esquerda, incluindo direitos humanos, desencarceramento, audiência de custódia, ideologia de gênero, aborto, ecologia, questões raciais como cotas, projetos em favor da legalização das drogas, feminismo, reforma agrária e reforma urbana (sem terra e sem teto), desarmamento, além de movimentos sociais e culturais. Outro ramo que o bilionário investe vultosas quantias é em projetos e entidades ligadas ao setor do jornalismo, no Brasil, destaca-se a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Intervozes, Agência Pública e alguns projetos em outras entidades mas com finalidades de opinião pública.
Levantamento realizado por Estudos Nacionais, antes da alteração do site da Fundação, relaciona 53 projetos no Brasil (alguns com braços em países vizinhos), e que receberam juntos, um montante de US$ 11.935.969  (11,9 milhões de dólares), entre os anos de 2013 e 2018.

Áreas de interesse

Em escala mundial, a Fundação Open Society implementa plano sistemático com doações que superam 15,2 bilhões de dólares, em 120 países, contemplando mais de 50 mil projetos, conforme destaca seu site atual. Invariavelmente, as doações favorecem pautas ligadas à esquerda, financiando a revolução de valores e quebra de paradigmas tradicionais das sociedades. O trabalho da entidade alinha-se com ações da mesma espécie realizadas por outras fundações como a Ford, Bill e Melinda Gates Foundation, e diversas outras, de modo que juntas, têm construído um vasto projeto cultural, legal e social, ao encontro de pautas revolucionárias.
A entidade Open Society traz oficialmente como meta, investir nas seguintes áreas:
  1. Democracia
  2. Infância e educação
  3. Governança
  4. Equidade e combate à discriminação
  5. Saúde e direitos
  6. Movimentos de Direitos humanos e instituições
  7. Informação e direitos digitais
  8. Jornalismo
  9. Justiça e reformas legais
  10. áreas relacionadas.

Levantamento junto à base da Open Society

Diversos movimentos conhecidos no Brasil por trabalhar em militância cultural e advocacy (lobby) legal em Brasília e em ações regionais constam na lista de beneficiários. Entre eles, destaca-se a Anis Bioética, apoiadora nas principais articulações ações junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), para legalizar o aborto no Brasil; destaca-se também a Anistia Internacional, a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), por sua postura de indutor de posturas junto à categoria de jornalistas e meios de comunicação, e outras.
Confira o levantamento realizado nos últimos meses e que agora com a alteração do site da Open Society pode ser a única fonte de informações mais detalhadas sobre o trabalho da Open Society nos últimos anos no Brasil.
Metodologia de coleta e avaliação dos dados: filtramos no site da entidade (versão antiga) os projetos que receberam doações da Open Society na America Latina e Caribe, analisando um a um para conferir se configurava-se um um projeto no Brasil, com ações exclusivas ou parciais no país. A cada ONG ou projeto identificado, foi checado na internet a existência de site e ações práticas no Brasil, bem como, qual agenda ela beneficiava (informação que foi tabulada com filtros, em cada projeto, mas não apresentamos aqui neste momento).
Foi verificado que de algum modo todas as doações favoreciam agendas de esquerda, ainda que em algumas, de forma indireta. Quando era identificado um projeto com vestígios muito pouco sólidos sobre atividade no Brasil, os projetos não eram considerados por entendermos que se tratava de ação em países vizinhos. Em muitos projetos, também não havia dúvidas de que se tratava de investida em país vizinho, por isso ficaram de fora. Deste modo, pode-se dizer com alto grau de segurança, que os 11,9 milhões de dólares abaixo relacionados fazem parte do projeto de George Soros de financiamento das pautas de esquerda no Brasil.
Entre osa recebedores das doações da fundação estão:
Instituto FHC
ONG Sou da Paz(RJ)
UNESCO
IPPF – Planned Parenthood América Latina
Viva Rio (Grupo Cristão Evangélico Progressista – ecumenismo)
Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social
Anistia Internacional
Observatório de Favelas
Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – ABRAJI
GELEDÉS – Instituto da Mulher Negra
Fundo Brasil de Direitos Humanos
Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário