Bunker da Cultura Web Radio

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Heil Arminius!

Por Heiðinn Evrópa
ARMINIUS: O PAI DA ALEMANHA
Ao longo dos séculos, a Batalha de Teutoburgo tornou-se um dos eventos mais dramáticos da antiguidade, inspirando diversos mitos fundadores e uma série de sentimentos de caráter nacionalista e patriótico. Hoje, contudo, sabemos que a vitória dos germanos sobre Roma pode ser compreendida pelo menos de duas formas: a primeira, do ponto de vista histórico; e a segunda, do ponto de vista mítico. Visando a compreender a relação entre o passado histórico e a importância deste para a formação dos estados-nacionais.

Conhecido principalmente como o chefe da aliança de tribos germanas que dizimou três legiões romanas comandadas na Batalha de Teutoburgo. Armínio foi o nome que o chefe guerreiro dos Queruscos, Segimero, nomeou ao seu filho. Eram tempos difíceis, pois alguns anos depois do nascimento de Arminius, o líder militar romano Tiberius conquistou o território da tribo Queruscos. Tiberius, que mais tarde tornou-se imperador, queria convencer Segimero para aceitar uma aliança com Roma. Por isso, ofereceu uma educação militar e uma carreira no Império Romano ao seu filho, fortificando assim a aliança. Arminius fora então enviado para Roma, onde recebeu a prometida educação militar e avançou até ao grau de um Tribuno. Na sua função de Tribuno, acompanhou as legiões de Tiberius nas suas várias operações em território germânico. Deixou uma ótima impressão aos militares romanos e recebeu os direitos de um cidadão romano.
Arminius começou a virar as costas aos romanos. Sob o seu comando, várias tribos germânicas fizeram uma grande revolta. Esta revolta foi possível graças à habilidade diplomática de Arminius, conseguindo unificar as várias tribos germânicas. Assim conseguiram aniquilar por completo três legiões romanas compostas por cerca de 20. 000 homens. Arminius obteve uma vitória devastadora durante a Batalha de Teutoburgo. Apesar disto, os germânicos continuavam a atacar onde podiam, os romanos não conseguiram controlar o território para as margens do Rio Reno. Por fim, Tiberius desistiu da ideia de incorporar a Germânia ao Império Romano.
A história de Arminius foi, ao final do século XIX, transformada em mito pelos defensores da unificação da Alemanha, sendo erguida uma gigantesca estátua em sua homenagem. Uma multidão de trinta mil pessoas assistiu, em 16 de agosto de 1875, à inauguração da estátua de 56 metros de altura.
Heil Arminius! Pai de todos os alemães!

Nenhum comentário:

Postar um comentário