Bunker da Cultura Web Radio

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

sábado, 28 de março de 2020

Blutfahne: A Bandeira de Sangue, símbolo do sacrifício ritual

“O sangue dos heróis está mais perto de Deus do que a tinta dos filósofos e as orações dos fiéis” – Julius Evola, filosofo e autor italiano.
“O que é que toca uma corda nos instintos das pessoas a quem procuramos apelar? Muitas vezes pode ser a coisa mais simples e primitiva. Em vez de um discurso ou artigo impresso, pode ser apenas uma bandeira; pode ser uma coluna em marcha, que pode ser o som de um tambor; … pode ser um banner ou pode ser apenas a impressão de uma multidão. Nenhuma destas coisas contêm em si um único argumento, um único pedaço de lógica…. Eles são reconhecidos como estando entre as coisas que apelam para as forças ocultas da alma humana”.John H Tyndall – Nacionalista britânico – 1965.
Bandeiras e estandartes têm sido símbolos importantes para os povos arianos da Europa há incontáveis séculos e rituais e cerimônias construídas em torno de padrões preciosos fazem parte de todas as nações europeias em suas vidas militares, suas observações religiosas e, desde os últimos períodos medievais, os símbolos de rebelião e a partir do século XVIII, suas lutas políticas.
Um dos primeiros e mais importantes símbolos do movimento nacional-socialista alemão original foi a bandeira de sangue (Blutfahne). A história deste totem de sacrifício e tradição NS começou em Munique em novembro de 1923.
Quando os nacional-socialistas organizaram o “Munich Putsch” [Putsch de Munique ou ‘da Cervejaria’] em 9 de novembro de 1923, uma das principais unidades da coluna do NSDAP foi a 6ª Companhia do Regimento Munchen da Sturm Abteilung (SA – Esquadrão da Tempestade), recentemente premiada com sua própria bandeira suástica, o comandante da 6ª Companhia havia nomeado Heinrich Trambauer, da SA, porta-estandarte da unidade em marcha.
Quando a coluna chegou à Feldherrnhalle, a polícia uniformizada que bloqueava a rota ergueu seus rifles e abriu fogo contra os nacional-socialistas, marchando ao lado do porta-bandeira Trambauer estava um ativista da SA chamado Andreas Baureidl. Ele foi mortalmente ferido pelo primeiro tiro de espingarda e caiu em cima de Trambauer, que se jogara no chão assim que a polícia começou a atirar.
A bandeira estava presa sob o corpo do Baureidl moribundo e já coberta de sangue. Heinrich Trambauer arrastou a bandeira e, desesperada para escapar da prisão ou, pior, levantou-se e carregou a bandeira, correndo de volta pela rua e desapareceu pelas vielas estreitas.
Trambauer considerava seu dever evitar que a bandeira fosse apreendida pelas autoridades e se abrigava na casa de um amigo, Herr Zeigler. Juntos, eles arrancaram a bandeira do mastro e Trambauer saiu de casa com a bandeira dobrada escondida dentro do casaco, Ziegler escondeu o mastro em sua casa.
A bandeira manchada de sangue foi levada de casa em casa e escondida por diferentes homens e mulheres do NS em Munique até 1926, quando foi devolvida a Adolf Hitler pessoalmente pelo ativista do SA Karl Eggers.
Munich Putsch – novembro de 1923 – começa o tiroteio – uma obra do artista alemão NS Schmitt
A bandeira recebeu então um status especial de relíquia sobrevivente do golpe de 9 de novembro; em
adição, o tecido da bandeira mostrava o dano de buracos de bala do disparo e corado com o sangue de pelo menos um dos mártires de Munique. A bandeira recebeu o nome de “Blufahne”, a “Bandeira de Sangue”, o dano nunca foi reparado e limpo. Adolf Hitler providenciou a criação de um mastro de bandeira especial, com uma manga de prata ao redor com os nomes de três dos mortos de Munique que haviam pertencido à 6ª Companhia do Regimento de Munique.
Em um comício do NSDAP na cidade de Weimar em 4 de julho de 1926, o Führer apresentou a Bandeira de Sangue à SS recém-formada e seu porta-estandarte era Heinrich Trambauer, agora um membro da SS marcado como sobrevivente do Putsch de Munique, mais tarde concedido com a honra de “Alte Kämpfer” [Velho Lutador].
Sede do NSDAP em 1927 – a Bandeira de Sangue ocupa um lugar de destaque na parede atrás do Führer
Desde 1927 até a eclosão da Segunda Guerra Mundial, a Bandeira de Sangue sempre foi usada nos rituais de consagração de novas bandeiras e padrões para o NSDAP, SA e SS.
Todos os padrões recém-premiados foram tocados pelo pano da Bandeira de Sangue, conectando assim as novas cores com o sacrifício dos homens de novembro de 1923; a cerimônia sempre foi conduzida pelo próprio Adolf Hitler; o ato da Bandeira de Sangue era realizado pelo porta-bandeira após o Führer pegar o pano na mão direita para realizar o ritual de consagração.
Esta imagem da consagração de novos padrões de SA é retirada da publicação original alemã do NSDAP “Das Braune Heer” – a legenda diz – “A Bandeira de Sangue de 9 de novembro de 1923 abençoa os novos padrões – um vínculo de fé que nunca afrouxa – um voto que nunca é quebrado”.
Até então, a Blutfahne assumiu um significado quase religioso em seu uso e status.
O porta-estandarte original, Heinrich Trambauer, havia ficado cada vez mais doente depois de sofrer uma fratura no crânio e outros ferimentos graves em uma batalha de rua com os comunistas. A honra e o papel do porta-estandarte da Bandeira de Sangue foram passados a outro veterano do NSDAP e da SS de Munique e camarada próximo de Trambauer, Jakob Grimminger.
A partir de 1929 em diante, Jakob Grimminger atuou como porta-estandarte até o final de maio de 1945.
[imagem dupla]
A Bandeira de Sangue sempre teve lugar de honra em comícios e cerimônias nos anos 30, e quando não era levada em público, era sempre armazenada em exposição pública no escritório nacional do NSDAP em Munique – a “Brauhaus” [Casa Marrom].

O mistério

Um mistério envolve o destino da Bandeira de Sangue após o final de 1944 e início de 1945.
Todas as fontes históricas concordam que, no final de 1944, a Blutfahne foi removida da sede do NSDAP, a Casa Marrom em Munique, para um local mais seguro e, segundo algumas fontes, foi novamente transferida no início da primavera de 1945.
Após o colapso do Terceiro Reich, em maio de 1945, esse símbolo mais importante do nacional-socialismo alemão “desapareceu”.
Certamente, as forças da Ocupação Aliada estavam ansiosas para localizá-la e o porta-estandarte Jakob Grimminger foi interrogado várias vezes pelo pessoal da inteligência militar americana sobre a localização da Bandeira de Sangue. Um elemento da mitologia pós-1945 cresceu em torno do esconderijo dessa bandeira icônica do NS; Um escritor americano sugeriu que ele estava escondido na América do Sul, contrabandeado por um U-Boat com outros tesouros significativos do NSDAP e trancado em um cofre de banco em Santiago, Chile.
Nos mitos e rumores sobre o destino do Reichsleiter Martin Bormann, alguns jornalistas e fantasistas afirmaram que a bandeira foi levada para a América do Sul por Bormann e pendurada na parede de seu “esconderijo secreto” nas selvas do Paraguai. (Elementos do filme ‘Os meninos do Brasil‘ e muita imaginação) Um ex-oficial da Waffen-SS disse ao escritor deste blog que a Blutfahne certamente não estava na América do Sul, mas estava segura em um local secreto na Alemanha ou na Áustria, mas ele se recusou a dizer mais alguma coisa sobre isso. Um ex-membro da Juventude Hitlerista disse ao autor que um “Alter Kampfer” havia dito que a Blutfahne estava segura na Europa e que sua localização era conhecida apenas por poucos confiáveis e seus descendentes.
Nos anos do pós-guerra, vários colecionadores particulares ricos das “recordações” do Terceiro Reich tentaram, sem sucesso, rastrear a bandeira, motivados por uma combinação de interesses pessoais e considerações financeiras. Não há dúvida de que, se a Bandeira de Sangue surgisse no mercado de colecionadores, ela custaria um preço enorme nas salas de leilão, no entanto, a Bandeira de Sangue tem muito mais significado para o que alguns chamam de “Os Verdadeiros Crentes”, do que com uma etiqueta de preço numa sala de venda.
É claro que existem também aqueles elementos que procurariam a Bandeira de Sangue para espioná-la para exibição permanente no museu de Yad Vashem, em Israel, ou então apreendê-la e destruí-la publicamente como um “triunfo” simbólico sobre o Nacional Socialismo.
Um dia, talvez, quando a sanidade for restaurada à política europeia, a Blutfahne será retirado do esconderijo e retornará a Munique para ser exibido com honra.
O Fórum Northland estaria interessado em saber de quaisquer outros relatos da Bandeira de Sangue que estão circulando “lá fora”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário