Bunker da Cultura Web Radio

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

quarta-feira, 11 de março de 2020

Do Afeganistão à Síria: Direitos da mulher, propaganda de guerra e CIA

Os direitos das mulheres são cada vez mais anunciados como um dispositivo de propaganda útil para outros desígnios imperiais. Chefes de Estado ocidentais, funcionários da ONU e porta-vozes militares invariavelmente elogiarão a dimensão humanitária da invasão do Afeganistão, liderada pelos EUA-OTAN em outubro de 2001, que supostamente era para combater fundamentalistas religiosos, ajudar as meninas a irem à escola, libertar mulheres sujeitas ao jugo da guerra. O Talibã. A lógica de uma dimensão tão humanitária da guerra afegã é questionável. Para que não esqueçamos, a Al Qaeda e o Talibã foram apoiados desde o início da guerra soviético-afegã pelos EUA, como parte de uma operação secreta liderada pela CIA.
“Os EUA e seus aliados tentaram legitimar sua ocupação militar do Afeganistão sob a bandeira de ‘trazer liberdade e democracia para o povo afegão’. Mas, como experimentamos nas últimas três décadas, em relação ao destino de nosso povo, o governo dos EUA considera, em primeiro lugar, seus próprios interesses políticos e econômicos e capacitou e equipou os fundamentalistas mais traidores, antidemocráticos, misóginos e corruptas gangues no Afeganistão.”
Foram os EUA que instalaram o regime talibã no Afeganistão em 1996, uma estratégia de política externa que resultou na extinção dos direitos das mulheres afegãs:
“Sob o NSDD 166, a assistência dos EUA às brigadas islâmicas canalizadas pelo Paquistão não se limitou à ajuda militar de boa-fé. Washington também apoiou e financiou a Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID), o processo de doutrinação religiosa, em grande parte para garantir o fim das instituições seculares.” (Michel Chossudovsky,  9/11 ANALYSIS: From Ronald Reagan and the Soviet-Afghan War to George W Bush and September 11, 2001, Global Research, 9 de setembro de 2010)
As escolas religiosas foram generosamente financiadas pelos Estados Unidos da América:
“A educação no Afeganistão nos anos anteriores à guerra soviético-afegã era amplamente secular. A educação secreta dos EUA destruiu a educação secular. O número de escolas religiosas patrocinadas pela CIA (madrassas) aumentou de 2.500 em 1980 para mais de 39.000 [em 2001]”. (Idem)

Mulheres afegãs na década de 1970 antes da intervenção liderada pela CIA

Desconhecido do público americano, os EUA espalharam os ensinamentos da jihad islâmica nos livros didáticos “Made in America”, desenvolvidos na Universidade de Nebraska:
“[…] os Estados Unidos gastaram milhões de dólares para fornecer às crianças afegãs livros didáticos cheios de imagens violentas e ensinamentos islâmicos militantes, parte de tentativas secretas de estimular a resistência à ocupação soviética.
As cartilhas, repletas de conversas sobre jihad e desenhos de armas, balas, soldados e minas, serviram desde então como o currículo principal do sistema escolar afegão. Até o Talibã usou os livros produzidos nos EUA […]
A Casa Branca defende o conteúdo religioso, dizendo que os princípios islâmicos permeiam a cultura afegã e que os livros ‘estão em total conformidade com a lei e a política dos EUA’. Especialistas jurídicos, no entanto, questionam se os livros violam uma proibição constitucional do uso de impostos para promover a religião.
[…] As autoridades da AID disseram em entrevistas que deixaram intactos os materiais islâmicos porque temiam que os educadores afegãos rejeitassem livros sem uma forte dose de pensamento muçulmano. A agência removeu seu logotipo e qualquer menção ao governo dos EUA dos textos religiosos, disse a porta-voz da AID Kathryn Stratos.
‘Não é política da AID apoiar a instrução religiosa’, disse Stratos. ‘Mas seguimos em frente com esse projeto por causa do objetivo principal… que é educar as crianças, predominantemente uma atividade secular.”
[…] Publicados nas línguas afegãs dominantes de Dari e Pashtun, os livros didáticos foram desenvolvidos no início dos anos 80 sob uma concessão da AID para a Universidade de Nebraska-Omaha e seu Centro de Estudos do Afeganistão. A agência gastou US$ 51 milhões nos programas de educação da universidade no Afeganistão, de 1984 a 1994.” (Washington Post, 23 de março de 2002)

Flashback Histórico

Antes de o Talibã chegar ao poder, as mulheres afegãs viveram uma vida de muitas maneiras semelhantes à das mulheres ocidentais (veja fotos abaixo):

Universidade de Cabul década de 1980

Universidade de Cabul década de 1980
Na década de 1980, Cabul era “uma cidade cosmopolita. Artistas e hippies reuniram-se na capital. As mulheres estudaram agricultura, engenharia e negócios na universidade da cidade. Mulheres afegãs mantinham empregos no governo.” Havia mulheres no parlamento, e as mulheres dirigiam carros, viajavam e saíam para encontros, sem precisar pedir permissão a um tutor masculino.
Ironicamente, os direitos das mulheres descritos pela RAWA antes da insurgência jihadista patrocinada pelos EUA são confirmados em um artigo de 2010 publicado pela Foreign Policy (2010), um porta-voz do Washington Post fundado por Samuel Huntington:

Estudantes da Universidade de Cabul mudando de classe. A inscrição dobrou nos últimos quatro anos.
O campus físico da Universidade de Cabul, na foto aqui, não parece muito diferente hoje. Mas as pessoas o fazem. Nos anos 50 e 60, os alunos usavam roupas no estilo ocidental; homens e mulheres jovens interagiram relativamente de forma livre. Hoje, as mulheres cobrem a cabeça e grande parte do corpo, mesmo em Cabul. Meio século depois, homens e mulheres habitam mundos muito mais separados.

Aula de biologia, Universidade de Cabul.
Nas décadas de 1950 e 1960, as mulheres foram capazes de seguir carreiras profissionais em áreas como medicina. Hoje, as escolas que educam as mulheres são alvo de violência, mais do que cinco ou seis anos atrás.

Loja de discos fonográficos
O mesmo aconteceu com as lojas de discos, levando o ritmo e a energia do mundo ocidental aos adolescentes de Cabul.

Centenas de jovens afegãos participam ativamente dos programas escoteiros
“O Afeganistão já teve escoteiros e escoteiras. Nas décadas de 1950 e 1960, esses programas eram muito semelhantes aos de seus colegas nos Estados Unidos, com estudantes do ensino fundamental e médio aprendendo sobre trilhas naturais, acampamentos e segurança pública. Mas as tropas de escoteiros desapareceram completamente após as invasões soviéticas no final dos anos 70.” (Mohammad Qayoumi,  Once Upon a Time in Afghanistan…, Foreign Policy, 27 maio de 2010).
O leitor agudo deve ter notado a desinformação insidiosa na legenda anterior. Somos levados a acreditar que o estilo de vida liberal [1] das mulheres afegãs foi destruído pela União Soviética, quando na verdade foi o resultado do apoio dos EUA à Al Qaeda e ao Talibã. Reconhecida pelo conselheiro de política externa dos EUA, Zbignew Brzezinski, a ação de Moscou em apoio ao governo pró-soviético de Cabul foi combater a insurgência islâmica dos mujahedins, apoiada secretamente pela CIA:
“De fato, foi em 3 de julho de 1979 que o Presidente Carter assinou a primeira diretiva de ajuda secreta aos oponentes do regime pró-soviético em Cabul. E naquele mesmo dia, escrevi uma nota ao presidente, na qual lhe expliquei que, na minha opinião, essa ajuda induziria uma intervenção militar soviética […]
Aquela operação secreta foi uma excelente ideia. Teve o efeito de atrair os russos para a armadilha afegã e você quer que eu me arrependa? No dia em que os soviéticos cruzaram oficialmente a fronteira, escrevi para o presidente Carter. Agora temos a oportunidade de dar à URSS a guerra do Vietnã. (The CIA’s Intervention in Afghanistan, Nouvel Observateur, 1998, Global Research, 15 de outubro de 2001).
Em 1982, o presidente Ronald Reagan até homenageou durante a solenidade comemorativa ao ônibus espacial Columbia aos EUA, apoiando os “combatentes da liberdade” islâmicos no Afeganistão, a Al Qaeda e o Talibã:
“Assim como achamos que a Columbia representa as melhores aspirações do homem no campo da ciência e da tecnologia, a luta do povo afegão também representa as maiores aspirações do homem pela liberdade.”

Reunião do Presidente Reagan com os Mujahideen afegãos na Casa Branca para discutir a invasão soviética do Afeganistão em em 2 fevereiro de 1983. Presentes estão: Mir Ne’ Matollag, Habib-Ur-Rehman Hashemi, Gol-Mohammed, Omar Babrakzai, Mohammed Suaffor Yousofzai, Farida Ahmadi. Na época, circulava que essa reunião com um grupo chamado de Combatentes da Liberdade do Afeganistão, os Mujahideen, que se opunha ao domínio soviético no país, era para discutir acusações de atrocidades soviéticas no Afeganistão, especialmente o massacre de 105 de setembro de 1982 de 105 moradores afegãos na província de Logar. Ronald Reagan em 1985 disse: “Esses senhores (o Talibã) são os equivalentes morais dos pais fundadores da América.
No entanto, tanto os EUA quanto os governos dos membros da OTAN afirmam que a presença militar EUA-OTAN no Afeganistão foi fundamental na promoção dos direitos das mulheres. O fato é que esses direitos foram abolidos pelo regime talibã, apoiado pelos EUA, que chegou ao poder com o apoio de Washington.

A Rede de Mulheres Sírias do Departamento de Estado dos EUA

Como a história das mulheres no Afeganistão se relaciona com os direitos das mulheres na Síria no contexto da atual crise?
A guerra não declarada EUA-OTAN à Síria (2011-2018) em apoio aos rebeldes afiliados à Al Qaeda parece ter uma lógica semelhante, a saber, a destruição da educação secular e o fim dos direitos das mulheres.
As mulheres sírias enfrentarão o mesmo futuro sombrio que o das mulheres afegãs durante o regime talibã?
Em janeiro passado [de 2013, época em que foi publicado o artigo], “um grupo diversificado de mulheres sírias” que se dizia “representando os principais movimentos de oposição” participou de uma conferência organizada pela Rede de Democracia da Mulher (WDN), em coordenação com o Escritório de Assuntos Globais da Mulher do Departamento de Estado dos EUA em Doha, Catar.
A WDN é uma iniciativa do Instituto Republicano Internacional, conhecida por apoiar dissidentes em vários países que desafiam o imperialismo dos EUA. O Departamento de Estado dos EUA está claramente usando os “direitos das mulheres” como uma ferramenta, ao mesmo tempo em que financia uma “oposição” islâmica com o objetivo de minar o estado secular e, eventualmente, instalar um governo islâmico em Damasco.
A Rede de Mulheres da Síria foi formada na conferência patrocinada pelos EUA e uma carta foi escrita “para garantir que as mulheres sejam incluídas na resolução de conflitos e na transição de seu país”:
“Na carta, os participantes pedem direitos e representação iguais para todos os sírios, exigindo participação igual das mulheres em todas as reuniões internacionais, negociações, comitês de redação de constituição e reconciliação e nos órgãos de governos eleitos. A carta também cobre tópicos que incluem prevenção e processo por atos de violência contra as mulheres, acesso à educação e a necessidade geral de participação das mulheres na resolução de conflitos em andamento, garantindo a participação futura das mulheres na reconstrução da Síria. Os líderes do governo dos EUA também participaram da conferência, destacando seu apoio às mulheres sírias […] Em suas observações, Carla Koppell, coordenadora sênior de Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional [USAID], aconselhou: ‘Se Se o grupo mais diversificado de mulheres puder encontrar uma agenda comum, ela terá uma força enorme.'” (Women Demand Role in Syria’s Transition and Reconciliation, 28 de janeiro de 2013).

Monica McWilliams, fundadora da Coalizão de Mulheres da Irlanda do Norte (esquerda) e a vice-primeira-ministra do Kosovo Edita Tahiri (direita) compartilham suas experiências com participantes de uma conferência em Doha, Catar, onde a Carta da Rede de Mulheres da Síria foi adotada por um grupo diversificado de mulheres sírias representando os principais movimentos de oposição no país; Foto: wdn.org
O primeiro paradoxo marcante desta conferência é que ela está sendo realizada no Catar, um país onde os direitos das mulheres permanecem limitados, para dizer o mínimo. Em meados de março [de 2013], o governo do Catar chegou a expressar preocupações “sobre referências aos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres”, que estão contidas na Declaração da Comissão da ONU sobre o Status das Mulheres, chamada eliminação e prevenção de todas as formas de violência contra mulheres e meninas.
Segundo paradoxo: a USAID, que contribuiu para o fim dos direitos das mulheres ao promover a doutrinação religiosa no Afeganistão, agora está promovendo os direitos das mulheres para provocar mudanças de regime na Síria. Enquanto isso, os EUA, juntamente com o Catar e a Arábia Saudita, estão apoiando grupos extremistas islâmicos que lutam contra o governo secular da Síria. Algumas das chamadas “áreas liberadas” na Síria são agora dirigidas por extremistas religiosos:
“A escola religiosa wahhabi e os direitos das mulheres em uma área ‘liberada’ de Aleppo, administrada pela ‘oposição’ apoiada pelos EUA e pela Arábia Saudita, são uma melhoria definitiva quando comparados ao sistema predominante de educação secular na Síria?” (Michel Chossudovsky, Syria: Women’s Rights and Islamist Education in a “Liberated” Area of Aleppo, Global Research, 27 de março de 2013).
Se um regime de procuração dos EUA fosse instalado em Damasco, os direitos e liberdades das mulheres sírias poderiam estar seguindo o mesmo “caminho ameaçador da liberdade” que o das mulheres afegãs sob o regime talibã apoiado pelos EUA e continuando sob a ocupação EUA-OTAN .

Nenhum comentário:

Postar um comentário