Bunker da Cultura Web Radio

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

sábado, 28 de março de 2020

Perdoar dívidas e nacionalização são as respostas para a crise econômica

As companhias aéreas americanas faliram comprando suas ações de volta dentro de um esquema de enriquecimento para CEOs e membros do conselho. [1] Com o impacto do vírus em suas receitas, o Congresso está entregando uma salvação de US $ 50 bilhões. Em vez de serem salvos, eles devem ser nacionalizados.
Na crise econômica e de saúde em que nos encontramos, o governo precisará de toda a confiança pública que puder obter. A ajuda aqueles que causaram seus problemas e os nossos não serão submetidos ao teste de justiça.
Como escrevi anteriormente, nacionalização é uma palavra mal vista por muitos, mas na verdade oferece uma chance de corrigir as décadas de desregulamentação e concentração e, assim, restaurar a concorrência na economia. Bancos nacionalizados que são grandes demais para falir, por exemplo, podem mais tarde ser desfeitos e vendidos de volta para a iniciativa privada. Os bancos comerciais podem novamente ser separados dos bancos de investimento, e o poder financeiro concentrado pode ser desfeito.
Agora que sabemos que os mercados não são auto-reguláveis, podemos restaurar uma regulamentação financeira sensata e exigir que os bancos façam empréstimos para fins produtivos, e não para financeirizar e alavancar os ativos já existentes. O sistema financeiro dos EUA não atende ao lado produtivo da economia americana há muito tempo.
Enquanto americanos comuns altamente endividados estão perdendo seus empregos para todos os os lados enquanto as empresas fecham, os lobistas de shopping centers estão pedindo uma garantia de US $ 1 trilhão. A indústria hoteleira quer US $ 150 bilhões. A indústria de restaurantes quer US $ 145 bilhões. A Associação Nacional de Fabricantes quer US $ 1,4 trilhão. [2] Os distribuidores de serviços de alimentação estão com problemas. A Boeing quer US $ 60 bilhões financiados em parte por garantias de empréstimos. Os governos locais e estaduais precisam de apoio. A conferência de prefeitos dos EUA quer US $ 250 bilhões. A lista não tem fim.
E o que deve ser feito para os 40% dos americanos que, segundo um estudo do Federal Reserve, não podem arrecadar US $ 400 em dinheiro sem que vendam bens pessoais? Como será tratado o grande número de pessoas sem seguro durante esta crise de saúde? Onde os hospitais e as práticas médicas conseguirão o dinheiro?
A única solução é nacionalizar os cuidados de saúde para que as contas possam ser pagas. Não podemos sobreviver a um grande número de pessoas infectadas e desempregadas que perambulam pelas ruas buscando comida e qualquer coisa que possam pegar.
A única solução para a economia é o perdão da dívida para as pessoas comuns e a nacionalização das empresas. Trump indicou que a ajuda pode ser dada na forma de uma participação acionária e depois vender a participação do governo para obter lucro em uma privatização quando as coisas voltarem ao normal. Isso seria uma nacionalização parcial. Muito melhor ir com tudo, pois permite uma cura para a concentração e a desregulação.
A pandemia deixou claro que uma sociedade de indivíduos egoístas não é uma sociedade. A sociedade é um sistema social. Um sistema social de sucesso é aquele que pode apoiar seus membros. Uma vez que exista um sistema social auto-sustentável, existe uma base para as pessoas se ramificarem por conta própria. Mas sem um sistema social sustentável, não pode haver nada.
Criar uma sociedade sustentável nos Estados Unidos requer o abandono de modos dogmáticos de pensar. Ideologias antigas estão no caminho. Nós e nossos líderes devemos pensar criativamente se quisermos lidar com sucesso com a crise econômica e de saúde.
Nota:
[1] Nota do autor: STOCKMAN, David. The Crony Capitalist Thieves Are Back. David Stockman’s Contra Corner, LewRockwell.com, 21 mar. 2020. Disponível em: https://www.lewrockwell.com/2020/03/david-stockman/the-crony-capitalist-thieves-are-back/. Acesso em 27 mar. 2020
[2] Nota do autor: HIRSCH, Lauren; SCHOEN, Jonh. Congress is working on a massive coronavirus relief package — it might not be enough for businesses. CNBC, Politics, 21 mar. 2020. Disponível em: https://www.cnbc.com/2020/03/21/coronavirus-1-trillion-rescue-package-might-not-be-enough-for-businesses.html. Acesso em 27 mar. 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário