sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

DR FAKE MERCADANTE II

Aloizio Mercadante (PT-SP), cotado para ser Ministro da Ciência e Tecnologia, vai defender a sua tese de doutorado na Unicamp, no próximo dia 17 de dezembro. Alguns aspectos cercam este momento histórico, tendo em vista que Aloizio Mercadante, nas eleições de 2006, foi desmascarado quando afirmou que tinha doutorado pela Unicamp. Estava mentindo. Não tinha. Vamos relacionar alguns destes aspectos:
  • Mercadante cursou os créditos e finalizou o seu mestrado em 1989;
  • Está usando os mesmos créditos para fazer a defesa de uma tese, mais de 20 anos depois;
  • O regulamento interno da Unicamp prevê que um doutorando tem quatro anos para cursar os créditos e defender a tese, não podendo prorrogar tais atividades por mais de 50% deste tempo. Ou seja, deve fechar créditos e defesa em 6 anos, no máximo.
  • Dilma Rousseff, por exemplo, cursou os créditos, mas foi jubilada por não cumprir os prazos. Se Mercadante puder fazer a defesa da tese, Dilma também poderá.
Portanto, Aloizio Mercadante é um aluno jubilado, pois "estourou" todos os limites regimentais. Se quisersse ser doutor, deveria cursar os créditos novamente e passar por todas as etapas, pelo menos é o que ocorreria em qualquer universidade de prestígio e têm-se a Unicamp como tal.  Deveria cursar os créditos. Deveria ter um mínimo de produção científica, com artigos publicados em periódicos indexados.  Deveria participar de seminários de tese. Deveria enfrentar um qualifying. Mas Aloizio Mercadante vai virar doutor sem ter produção científica. Nem mesmo currículo registrado na Plataforma Lattes ele possui. Agora, para finalizar, analisem o título da tese que Aloizio Mercadante vai defender na Unicamp:

"As Bases do Novo Desenvolvimento: Análise do Governo Lula."

O título acima parece mais um estudo de caso do que uma tese acadêmica. Um artigo do Professor Doutor José Oliveira Siqueira, da FEA-USP, intitulado " Caracaterísticas Fundamentais de uma Tese de Doutorado em Ciências Sociais". A íntegra está aqui. É estarrecedor que o meio acadêmico não se manifeste para ao menos saber se o futuro Ministro da Ciência e Tecnologia reúne condições legais e técnicas para receber o título de doutor. Ou os nossos doutores estão com medo de não receber mais verbas de pesquisa do CNPq, que será comandado por Mercadante?

Nenhum comentário:

Postar um comentário