quinta-feira, 3 de março de 2011

Se Lula virou garoto-propaganda da LG, que cargo você daria para ele no Grupo Votorantim?




Um dos pontos altos da palestra de Lula no evento "Life Experience LG", pelo qual recebeu R$ 200 mil, foi a sua explicação técnica para a compra do Banco Votorantim. Segundo a Folha de São Paulo, Lula contou ter determinado uma aquisição do Banco do Brasil após ouvir que lhe faltava "expertise" para financiar veículos. "Eu falei: "Então vamos comprar essa tal expertise". E compramos 50% do Banco Votorantim." Ele não consegue parar de mentir. Compraram 49,9%, o que faz toda a diferença.

Para quem não lembra, o Banco Votorantim enfrentava imensas dificuldades e vendeu 49,99% das ações para o Banco do Brasil, pelo estupendo preço de R$ 4,95 bilhões. Pagou todas as contas, manteve o controle acionário e ainda criou uma blindagem excepcional contra qualquer crise, tendo como sócio minoritário, em última análise, o Tesouro Nacional.


Pois hoje a coluna de Mônia Bergamo, na Folha de São Paulo, informa que um dia depois da divulgação do balanço do grupo Votorantim, que teve lucro líquido de R$ 4,9 bilhões em 2010, Fabio Ermírio de Moraes, vice-presidente da Votorantim Industrial, falou à coluna sobre planos em 2011 -e também sobre o governo Dilma Rousseff.  Ele diz que o grupo planeja investir R$ 5 bilhões em 2011, "tendo em vista, principalmente, os grandes eventos que o Brasil terá nos próximos anos". É neste contexto, diz, que se insere o governo Dilma. "Acreditamos que o governo continuará se esforçando para que o país siga crescendo. Há sinais de uma política de responsabilidade fiscal e um maior balanceamento da política monetária com a fiscal. Isso reflete no aumento da confiança por parte da iniciativa privada e investidores em geral." 

O mais interessante de tudo é que o Grupo Votorantim teve, em 2010, um lucro rigorosamente igual ao valor da venda do seu banco para o Lula: R$ 4,9 bilhões. Não fica difícil de concluir quem pagou este lucro para a empresa: o Lula, com o meu e o seu dinheiro. Se Lula virou garoto-propaganda da LG por R$ 200 mil, no mínimo deveria ser nomeado presidente do Conselho de Administração do Grupo Votorantim. Por relevantes serviços prestados. E pela sua "expertise" em dar lucros ao capital privado, usando dinheiro público

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