quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Artesanato de diversas etnias no Festival Internacional de Folclore





O Festival Internacional de Folclore é conhecido pela diversidade cultural trazida pelos mais de 20 grupos internacionais e nacionais presentes no evento. Entretanto, a diversidade também se faz presente nas cerca de 30 estandes de artesanato, localizados junto a Praça das Flores. Durante os 16 dias do evento, representantes de locais como Indonésia, Peru, Equador, Bolívia, África, Bahia e diversas cidades Rio Grande do Sul demonstram a sua cultura através do seu artesanato.
Trazendo a cultura do exterior, a Indonésia traz, pelo quinto ano consecutivo, artefatos decorativos como dragões, gatos e máscaras feitos principalmente em madeira de diversas cidades do País. O espaço africano também traz artefatos decorativos como girafas, bonecos e talheres em madeira, objetos em pedra sabão no espaço da Mama África. Representando a Bolívia, dois estandes estão comercializando vestimentas grossas para o inverno, assim como o Equador que está comercializando meias e tocas de lã. Já o Peru está representado no artesanato pelas pulseiras, brincos, colares e pingentes em prata.
A cultura brasileira é representada pelos índios da Tribo Pataxó da Aldeia Coroa Vermelha do sul da Bahia com garmelas, petisqueiras, apitos, chocalhos, entre outros, feitos com sementes, penas, palmeiras e madeira encontrados na sua região.
O artesanato do Rio Grande do Sul também está bem representado no evento com uma grande variedade de produtos como quadros com textura em telas, mandalas, brinquedos de madeira, guirlandas em madeira, palha e tecido, produtos para churrasco e chimarrão, bolsas de couro e tecido, quadros de areia, bijuterias em prata e pedras, artigos em patchwork, móveis com madeira de demolição, artigos decorativos feitos com crochê e, ainda, doces variados a partir de frutas, castanhas, nozes, e pães de mel.
Este ano, o espaço do artesanato também conta com venda de obras e apreciação de livros durante o evento. O lucro da venda dos livros será revertido em benefício da Biblioteca Pública. O espaço fica aberto diariamente das 9h às 21h.
O 39º Festival Internacional de Folclore acontecerá entre de 30 de julho e 14 de agosto, na Praça das Flores. Durante 16 dias os visitantes poderão conferir a alegria, a beleza do folclore e as diferentes culturas dos mais variados países e regiões do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário