segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Ciclone provocará vento intenso e chance de neve nesta terça

Temperatura despenca enquanto fenômeno se desloca da Argentina para o Estado

Neve intensa criou paisagens de cartão postal em Córdoba, na Argentina<br /><b>Crédito: </b> Marcela Marbián / La Voz / CP
Neve intensa criou paisagens de cartão postal em Córdoba, na Argentina<br /><b>Crédito: </b> Marcela Marbián / La Voz / CP
Neve intensa criou paisagens de cartão postal em Córdoba, na Argentina
Crédito: Marcela Marbián / La Voz / CP
Ciclone extratropical atua no Rio Grande do Sul e deixa o Estado coberto de nuvens, com períodos de garoa e chuva nesta terça-feira. A precipitação, forte em alguns pontos, pode se transformar em neve localizada. O vento do quadrante Oeste, que sopra com rajadas de 80 a 100 km/h no Leste do Estado, possivelmente mais fortes em alguns pontos, acentuará drasticamente a sensação de frio no decorrer do dia e poderá causar queda de árvores, postes e placas, além de falta de luz.

Durante o dia, a temperatura despenca no Estado. Deve ser mais baixa no fim da tarde que no início da manhã. As marcas serão extremamente baixas e incomuns para o período vespertino, quando, em muitos locais, os termômetros vão indicar 5ºC ou menos. Com o vento, a sensação térmica será ainda mais baixa.

Neve se desloca da Argentina para o Estado
Nevou nesta segunda em várias cidades da província argentina de Santa Fé, onde o fenômeno é raríssimo. Em Rafaela, a última nevada havia ocorrido em 29 de agosto de 1922. Grande parte da província de Córdoba ficou branca, sobretudo nas chamadas “Altas Cumbres”.


O ciclone e sua circulação de umidade provocam condições propícias para neve nesta terça, quarta e início da quinta no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, a chance de nevar é maior na Serra e Aparados, mas a MetSul não descarta o fenômeno em outras áreas da Metade Norte e até, com chance menor, em partes da Metade Oeste e do Sul gaúcho.


Movimentação de navios é suspensa em Rio Grande


A movimentação de navios na Barra de Rio Grande foi suspensa às 18h15min desta segunda-feira devido às más condições meteorológicas. Por volta das 21h, o vento soprava com velocidade de 55 km/h e o mar, fora da Barra, estava agitado, com ondas de até 3,5 metros de altura.

Fundeados fora da Barra de Rio Grande, três navios aguardam para entrar no porto riograndino, enquanto em um dos terminais portuários, um navio espera para sair.

Previsão de mínimas e máximas pelo Estado:
Uruguaiana 4ºC / 9ºC
Santiago 5ºC / 9ºC
Alegrete 5ºC / 9ºC
Santa Maria 4ºC / 9ºC
Bagé 5ºC / 9ºC
Rio Grande 7ºC / 12ºC
Livramento 4ºC / 8ºC
Pelotas 7ºC / 12ºC
Porto Alegre 7ºC / 11ºC
Caxias do Sul 3ºC / 7ºC
Santa Cruz do Sul 6ºC / 11ºC
Passo Fundo 4ºC / 8ºC
Erechim 4ºC / 10ºC
Vacaria 1ºC / 7ºC
São José dos Ausentes 0ºC / 6ºC
Torres 9ºC / 13ºC
Capão 8ºC / 13ºC
Cruz Alta 3ºC / 7ºC
Santa Rosa 4ºC / 8ºC
Chuí 7ºC / 12ºC

As madrugadas mais frias e com geada desta semana serão as de sexta e sábado, com o ar seco e vento mais calmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário