sábado, 9 de outubro de 2010

Empreendedorismo não é novidade em NP

Johann Bratz é o principal exemplo do empreendedorismo em Nova Petropolis na primeira metade do sec.XX (dec. 20 e 30), pela diversidade de seus empreendimentos, trabalhando com olaria, fabrica de oleos vegetais, moinho, serraria. Foi o maior acionista da Usina Hidreletrica Daltro Filho, localizada na Linha São Jacó, levando a energia eletrica para a Linha Olinda. Com isso não só os seus empreendimentos mas as moradias da localidade foram beneficiadas pela eletricidade.
Com o seu sucesso empresarial e sua posse territorial (150 hectares na Linha Olinda), chegou a ser financista, auxiliando outras pessoas com emprestimos em dinheiro e com isso tornando - o um pequeno fazendeiro. Vale observar que sucesso através do trabalho neste tempo não era algo comum, levando em consideração a dificuldade que existia para o transporte e para manter contato com centros consumidores maiores.
Empreendedorismo, termo contemporaneo da area empresarial e administrativa, não é novidade por aqui, e por este exemplo podemos ver que a modernidade que alcançamos de maneira global, o avanço do modelo capitalista globalizado, não é de todo positivo para se empreender e crescer econimicamente, mas sim, no momento que vivenciamos, estamos atrelados a grande aldeia global em todos os sentidos e apresentando para o mundo de forma velada para a grande maioria um novo modelo de civilização que tem no seu cerne, o comunismo do sec. XXI.
Mas, qto a isto, informarei em outro post.
Prof. Marlon Adami

Nenhum comentário:

Postar um comentário