Bunker da Cultura Web Rádio

sábado, 8 de janeiro de 2011

CADE A OPOSIÇÃO LIGADA AO PT PARA SE PRONUNCIAR?

Nova Petrópolis - Para uma cidade evoluída, com um dos maiores índices de IDH do Estado, uma simples necessidade básica para os dias atuais, como água encanada para todos, deveria ser suprida sem dificuldades.
Com a Corsan responsável pelo abastecimento da água na região urbana, e as associações de moradores fazendo a distribuição de água no interior, aparentemente, não há motivos para preocupações. Mas, infelizmente, em algumas localidades a situação está complicada de se resolver.
Hedi Grings, de 60 anos, colocou um cartaz na porta de sua pousada: “Fechado. Motivo: falta de água”. Há cerca de dez anos, desde que adquiriu o empreendimento - situado entre o acesso ao Morro Korb e o acesso ao CTG Pousada da Neve -, Hedi se depara com uma grave complicação, ainda mais por se tratar de um estabelecimento sustentado pelas boas impressões: a escassez de água. Sua pousada e outras casas vizinhas não são abastecidas pela Corsan, nem fazem parte da área em que a Associação de Moradores de Linha Imperial fornece água. A solução que Hedi encontrou foi perfurar poços artesianos próprios, mas ela afirma que a água desses está ficando escassa.
Hedi diz que as complicações sempre reiniciam nos verões, principalmente no fim de ano, quando o movimento é grande na pousada. Em 2010, a água dos poços terminou no primeiro dia do ano. No ultimo Réveillon, Hedi se precaveu e solicitou que os Bombeiros Voluntários abastecessem sua caixa d’água antes que terminasse. Mas ela diz se incomodar muito com a situação. “A minha aflição não vale nada? E a angústia de ficar pedindo economia aos clientes?”, questiona. Por conta disso, Hedi resolveu fechar as portas da pousada até o poço se recuperar.
Ela lembra que há quatro anos o problema seria resolvido: em uma reunião, foi decidido que a Associação de Moradores de Linha Imperial se encarregaria pela distribuição, e que a Prefeitura ajudaria nas obras. Mas para a surpresa de Hedi e dos outros moradores do local, estas não iniciaram. “A Prefeitura não devia ter dado a idéia que estava tudo resolvido”, diz.
Explicações
Segundo o Secretário do Planejamento e prefeito em exercício Ricardo Lawrenz, uma série de complicações impede a resolução do caso de Hedi – e dos demais moradores do local. Ele conta que o projeto que visava o abastecimento de água pela Associação dos Moradores de Linha Imperial foi aprovado pelo Governo do Estado, mas barrado pelo Daer, que não permite a passagem de rede de água pela rede pluvial debaixo da estrada. Alem disso, o Contrato de Programa estabelecido entre Prefeitura Municipal e Corsan, concede à Estatal o direito de prestar serviço e distribuir água na área urbana da cidade. Isso significa que a Companhia deve fazer um sistema de canalização que abasteça tais residências ou, segundo Ricardo, anunciar que não pretende distribuir para aquele local – para que a Prefeitura e a Associação de Moradores tomem alguma atitude. Ele lembra que dois poços foram perfurados naquela região durante a estiagem que aconteceu há dois anos, e diz que seria um desperdício realizar duas obras, se a Corsan poderia explorar o poços.
Heleno da Rosa, gerente da Corsan em Nova Petrópolis, afirma ter sido informado pela Prefeitura que foi feita uma solicitação formal à direção da Estatal, para que esta utilize os dois poços perfurados no local. Heleno diz que está sendo efetuado um estudo a nível de direção da Corsan, e não há previsão da resolução do caso.

Conforme a soberba da oposição com dilma e tarso não teriamos problemas na cidade, tudo se resolveria pela ligação estreita da oposição com o governo, algum pronunciamento até o momento? muito papo e pouca ação, tudo depende da vontade politica e da competencia de quem quer buscar a solução o que sabemos que é pequena.

PS: dilma e tarso vão em letras minusculas pq são minusculos mesmo! só o poder quecarregam sem competencia e inteligencia democratica não fazem jus ao cargo, engodos da democracia fabricada pela esquerda marxista leninista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário