Bunker da Cultura Web Rádio

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Chimarrão e lareira antes de começar o trabalho em Vacaria

Funcionários da fazenda São Paulino se preparam para um dia de trabalho debaixo do frio

É em frente à lareira acesa, com o chimarrão e a garrafa térmica em mãos, que os funcionários da fazenda São Paulino se preparam para um dia de trabalho debaixo do frio. Nesta terça-feira, quando fazia 3°C por volta das 7h no interior de Vacaria, o ritual se repetiu.

Os seis funcionários da fazenda levantam cedo, entre 5h30min e 6h, quando ainda está escuro. Sidnei Michelon, 39 anos, trabalha na propriedade há 15, e conta que acorda antes do sol nascer para começar a olhar os bichos. Ovelhas, cavalos e gado são criados por lá. Durante a noite, eles dormem dentro de galpões, para ficarem protegidos do frio e de roubos.
Sidnei Michelon, 39 anos, trabalha na propriedade há 15, e conta que acorda antes do sol nascer para começar a olhar os bichos - Maicon Damasceno
Antes do trabalho, porém, Michelon sempre passa na cozinha ‘de chão batido’. A peça é garantia de calor, pois lá a lareira só não fica acesa no verão. Todos os empregados da fazenda, assim como o proprietário, sempre procuram iniciar as atividades nas primeiras horas da manhã. Garantem que preferem assim, já que logo cedo a sensação é de menos frio.

Na manhão desta terça, a geada não chegou a se formar na propriedade de 400 hectares. Mas o vento e o chuvisco contribuíam com a sensação de baixa temperatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário