Bunker da Cultura Web Radio

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Guilherme Macalossi - A HORA DE ACHAR OS CULPADOS




Quando Tarso Genro está de um lado, eu estou de outro. Foi assim também na tragédia de Santa Maria, quando, em uma declaração, o governador afirmou que não era hora de se procurar por culpados. Quando se vê um episódio macabro como esse, onde mais de 230 vidas humanas são desperdiçadas em virtude exclusiva de incompetência, impunidade e omissão, é impossível não procurar culpados. Tarso Genro só disse aquela besteira por um motivo: o Estado, do qual ele é o chefe político, é réu no caso.

Em que pese os frequentadores da Kiss terem morrido diretamente pela inalação de gases tóxicos emitidos pela combustão da espuma que revestia a casa de shows, essas pessoas foram também vítimas de uma cadeia de sucessivas incompetências que compõe quase que o cotidiano da nação. Não houve fiscalização do estado, em suas instâncias municipais e estaduais, o que permitiu ao empresário inescrupuloso fazer o que quisesse, uma vez que, fazendo ou deixando de fazer, nada lhe aconteceria. Omissão que leva a sensação de impunidade. Eis algo muito mais tóxico e mortal do que espuma vagabunda comprada em loja de colchões.

É preciso achar e punir os culpados. Dos responsáveis pela emissão do Plano de Prevenção Contra Incêndios, passando pelos integrantes da banda, até chegar no empresário responsável pela Kiss. Todos eles são culpados direitos por transformar aquela casa de shows em uma pira homicida.

O Brasil precisa criar um ambiente onde as pessoas, sejam elas burocratas do estado, ou cidadãos comuns, cumpram as leis. A impunidade no país chegou a níveis alarmantes. Ela é a maior causa de mortandade de brasileiros, tanto em casas de shows, quanto em estradas, quanto nas esquinas de cada rua do país. Não haverá segurança para ninguém enquanto continuarmos a adiar a hora de achar os culpados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário