Bunker da Cultura Web Radio

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

quarta-feira, 13 de março de 2013

NOVA PETRÓPOLIS - Festa do Galeto se funde à história de Linha Imperial




49ª edição ocorre neste final de semana
Festa do Galeto serve seis variedades de frango | Créditos: Jéssica R. Weber/ Arquivo
 Nova Petrópolis - A Linha Imperial é conhecida por eventos que irrompem a história da localidade, virando sinônimo de tradição. Isso acontece com o Baile de Carnaval, com a Festa dos Sócios da Concórdia, junto à disputa de tiro ao alvo e bolão, e até mesmo com a Festa do Leitão, mais recente, porém já consagrada. Não seria diferente para a Festa do Galeto, que neste ano chegará a 49ª edição.
O evento que acontece neste domingo no pavilhão da Paróquia São Lourenço Mártir foi realizado pela primeira vez em 1964 para incentivar a criação de frangos na Linha Imperial. Conforme entrevista concedida pelo então membro da diretoria Guido Neumann em 1972, justamente no ano em que a festa inaugurou o novo pavilhão da comunidade, quando havia falta de carne de gado, as lideranças precisavam motivar o colono a criar galhinhas, e viu-se na festa foi uma saída. "A própria comunidade financiou a compra dos primeiros franguinhos, e o padre da Paróquia São Lourenço Mártir, na época, Arsênio Schmitz, foi quem cuidou", disse Guido, que hoje, com 79 anos, mora no Centro, mas não deixa de prestigiar o evento. Depois disso, o pároco parou de cuidar dos frangos e a comunidade mesma, já tendo seus galinheiros, começou a prover a festa. Assim como na época, a festa realizada neste final de semana reverte os lucros a favor da comunidade católica, e a missa da manhã e presença de bandinha típica continuam sendo indispensáveis.
49ª EDIÇÃO
Neste domingo, dia 17, acontecerá a 49ª edição da Festa do Galeto no Pavilhão de Festas da Igreja Católica de Linha Imperial. Às 10 horas, terá missa festiva e, após, será servido almoço com seis variedades de frango, além de massas e saladas. O cartão custará R$ 18,00 na hora. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (54) 3298-1061.  


Créditos: Jéssica R. Weber

Nenhum comentário:

Postar um comentário