Bunker da Cultura Web Radio

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

quarta-feira, 5 de março de 2014

NAZISTA É PALAVRÃO???

É carnaval. Para quem não “pula” estes dias são próprios para alguma reflexão. Meus últimos três ensaios provocaram um número inusitado de comentários. Por motivos imagináveis apenas parte se prestou a ser publicada.
O que chamou a atenção foi o número de vezes em que fui chamado de “nazista”. Então, defender o direito de expressão (Censura à vista), surpreender-se com a existência de um milhão de “fiscais” israelenses na internet (Exército…) ou chorar diante do processo de extermínio a que está sendo submetido o povo a quem devo o que sou (Um povo perde…), tudo isso é coisa de nazista?
Chamar alguém de nazista numa discussão, costuma ser o argumento final de quem não tem mais argumento. Na realidade é um dos bordões habilmente, e com extrema competência, postos em circulação pelos artífices da Segunda Guerra, que dela tiraram vantagens e usufruem até hoje. Outro destes bordões, que nós revisionistas, inocentemente, ajudamos a popularizar, e pelo qual o seu criador deveria ter merecido três Prêmios Nobel, é uma palavra que tem a raríssima qualidade de ser semelhante na maioria dos idiomas falados ao redor do mundo. Pretendo não mais usá-lo, mesmo porque não acredito que se justifique.
Voltemos ao nazista. Afinal o que é que as pessoas devem pensar o que seja hoje um nazista? Um skin-head? Quanta pobreza… Na melhor hipótese deveria se pensar que é alguém que defenda ideias desenvolvidas pelo extinto Partido Nacionalsocialista Alemão dos Trabalhadores. Eu disse extinto, portanto, aqueles que o temem podem baixar a guarda, pois o dito partido já acabou faz quase setenta anos. Porém, o que fez pelo seu povo bem que mereceria melhor atenção daqueles que hoje são responsáveis pela condução de seus países.
A respeito sob http://www.youtube.com/watch?v=UapDY1vybKo pode ser visto um vídeo editado por Stephen Mitford Goodson, de quem só consegui saber que foi diretor do South African Reserve Bank no período de 2003 a 2012. O vídeo fala das conquistas sociais do III Reich. Infelizmente vem tudo em inglês e não é legendado. Procurarei resumir os principais fatos ali narrados:
- Moradia foi assunto prioritário no Terceiro Reich. De 1933 a 1937 foram construídas 1.458.179 novas casas nos melhores padrões da época. Nenhuma podia exceder a dois pavimentos de altura e todas tinham um pequeno jardim para criar flores ou vegetais. Hitler não queria que o povo perdesse o contato com a terra. A construção de apartamentos foi desencorajada. Aluguéis não podiam exceder a 1/8 da renda média de um trabalhador.
- Recém-casados recebiam um empréstimo de 1.000 Reichsmark para aquisição dasutilidades domésticas. Podia ser saldado à base de 1% ao mês. O nascimento de uma criança (até quatro) abatia 25% do total (os adversários costumam dizer que Hitler queria soldados para servirem de bucha de canhão, mas esquecem que teria que esperar um bom tempo até crescerem).
- Agricultores também foram beneficiados. Entre 1933 e 1936 mais de 91.000 propriedades agrícolas foram instaladas. Em 1935 surgiu a lei que determinava que propriedade rural acima de 15 acres só podia ser transferida por herança familiar.
- Sindicatos foram unificados dentro de uma organização denominada Deutsche Arbeitsfront(Frente Alemã do Trabalho). Os direitos do trabalhador eram defendidos por um Tribunal de Honra Social. O resultado foi uma relação harmoniosa entre empregador e empregado e fez desaparecer qualquer iniciativa de greve. Trabalhadores, principalmente os com família, tiveram redução de impostos.
- O RAD Reichsarbeitsdienst (Serviço Nacional do Trabalho) criado em 1935, inicialmente para combater o desemprego, depois compulsório para todos os homens entre 18 e 25 anos que deviam prestar um serviço público durante seis meses em infra-estrutura, na agricultura ou construção. Um dos seus principais objetivos era incentivar a Kameradschaft(camaradagem).
- A organização Mutter und Kind (Mãe e filho) provia bem-estar, saúde, segurança e suporte financeiro a gestantes e mães com filhos. Eram atendidas por mais de 30.000 centros de creches e enfermarias.
- Em 1933 foi aprovada a lei de Prevenção de Doenças Hereditárias, causadoras de pesadas cargas à comunidade.
Jungvolk (meninos de 10 a 13 anos), Hitlerjugend (meninos de 14 a 18 anos), Jungmädel(meninas de 10 a 13) e Bund deutscher Mädel (meninas de 14 a 18) eram organizações para formação de caráter e preparação da juventude para a cidadania e civismo.
- Atividades esportivas e de recreação eram fomentadas e praças de esporte, piscinas instaladas. Em suas cantinas era proibido fumar.
- Em agosto de 1936 aconteceram os Jogos Olímpicos em Berlim onde a Alemanha foi a nação melhor sucedida, conquistando 100 medalhas, sendo 41 de ouro.
- Férias eram subsidiadas. Viagens de cruzeiro em grandes navios foram postas ao alcance do povo através do programa Kraft durch Freude (Vigor através alegria), onde era dada preferência a quem ganhava RM 200 ou menos por mês.
- As igrejas principais do país, a Evangélica Lutherana e a Católica Romana, eram subsidiadas pelo estado. Em setembro de 1933 Hitler concluiu a Concordata com o Vaticano.
- Durante o III Reich foram construídas 640 novas igrejas e não era incomum um pastor ou um padre concluírem o seu serviço com as palavras “Gott segne den Führer” (Deus abençoe o Führer).
- No inverno 1933/34 foi criado o Winterhilfswerk (Obra de auxílio para o inverno) para assistir a milhões de pobres e desempregados. Em troca de um pequeno símbolo ou figura os que podiam davam um pouco neste enorme esforço caritativo.
- Com respeito à criminalidade um dos primeiros atos de Hitler foi desarmar o policial, tirando-lhe até o cassetete. Isso deveria aumentar sua simpatia junto ao povo. Ao mesmo tempo foram relaxadas as leis sobre a propriedade particular de armas. Em pouco tempo a criminalidade foi reduzida a níveis baixos. Não se conheciam problemas com drogas.
A proteção dos animais e da natureza foi assegurada através da Reichstierschutzgesetz (Lei de proteção aos animais) e da Reichsnaturschutzgesetz (Lei de proteção à natureza), uma das mais avançadas do seu tempo. Seus conceitos são usados até hoje.
Antes de encerrar quero dizer que os dados acima sobre as conquistas sociais no Terceiro Reich também foram publicadas pelo portal do The Barnes Review.
Por final uma pergunta: Quem se preocupou e fez tudo isso em apenas seis anos de governo, realmente podia estar planejando deflagrar uma guerra mundial?

Norberto Toedter
Blog do Toedter, 04/03/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário