Os Princípios Educacionais da Nova Alemanha: O que as escolas e os pais precisam saber sobre os objetivos da educação nacional-socialista
Povo alemão, pais alemães! A nova Alemanha, criada pelo chanceler de nosso povo, Adolf Hitler, impõe demandas especiais à juventude alemã. Os jovens alemães são a base da reconstrução do povo alemão e da pátria alemã. O povo e a pátria colocam as mãos nos ombros dos jovens e determinam quais os valores e objetivos educacionais e culturais necessários para que esses jovens atendam às necessidades das pessoas e da pátria. Isso requer uma educação verdadeiramente nacional e social para os jovens alemães, e todos os envolvidos na educação devem servir a esses objetivos educacionais e culturais com toda a sua energia. Pais e professores acima de tudo!
Todos os envolvidos na educação devem ter uma ideia clara e unificada das tarefas educacionais que têm pela frente. Os quatro pilares de ferro da escola nacional e do sistema educacional são: raça, treinamento militar, liderança e religião!
Raça
A educação nacional-socialista é uma educação no pensamento do povo alemão, na compreensão das tradições alemãs, no despertar da consciência das pessoas puras, não corrompidas e honestas, seu senso de pertencer ao povo da capa Frauen-Warte. Somente um membro puro da raça alemã pode ter tal compreensão de seu povo, coroando-o com a disposição de sacrificar tudo pelo povo. Ele deve saber que sem seu povo ele é um miserável sem nada, e de que é melhor se ele próprio morrer do que seu povo e sua pátria pereceram! Quem pensa que a educação nacional-socialista tem por objetivo uma espécie de hiper patriotismo não o entendeu. Pretende-se algo totalmente diferente. Algo deve ser despertado na alma dos jovens alemães que encherá seus corações e todo o ser até que suas almas não possam mais conter o transbordamento, até que um poderoso e jubiloso “Salve Alemanha” brote de seus lábios! Essa chamada em si não é o primeiro ou o objetivo mais significativo: antes, é o seu fundamento na alma, um fundamento que se expressa com júbilo, liberdade, confiança, alegria e paixão. É o sentido sagrado das pessoas e da pátria! Despertar isso na juventude alemã requer que eles tenham uma compreensão clara do valor das pessoas e da pátria. Eles devem perceber que o povo alemão tem direito à independência e liberdade, honra e poder. Eles devem aprender que ele tem direito ao seu próprio destino entre os povos da terra e deve ganhar com os outros povos o lugar no sol que lhe pertence. Deve fazer isso não pela força, mas porque o povo alemão é uma nação nobre que criou valores para o mundo inteiro que nenhum outro povo foi capaz. Queremos despertar na juventude alemã este orgulho nacional livre, justo e nobre, para que ao pensar no passado, presente e futuro da Alemanha, seus corações batam forte e seus olhos brilhem. Essa é a primeira base da educação nacional-socialista.
Treino militar
É claro que a juventude alemã deve estar decidida a defender sua pátria com a vida. Apesar de todo o absurdo sobre promessas e desarmamento, a Alemanha está cercada de armas. A juventude alemã deve aprender virtudes militares. Seus corpos devem ser endurecidos, endurecidos e fortes, para que os jovens se tornem soldados capazes, saudáveis, fortes, treinados, enérgicos e capazes de suportar as adversidades. Ginástica, jogos, esportes, caminhadas, natação e exercícios militares devem ser aprendidos pelos jovens. Nossos jovens não devem sentar-se em quartos abafados e desenvolver costas tortas e olhos fracos. Ao lado da educação básica e verdadeiramente importante da mente, eles devem desenvolver corpos saudáveis ao ar livre. A ideia de um alemão forte e saudável não deve ser mera conversa fiada. Os pais podem ajudar aqui. Eles treinarão nossos jovens na simplicidade e limpeza. Eles vão treiná-los, mesmo quando forem mais velhos, para não desperdiçar seu tempo livre com atividades duvidosas ou mesmo prejudiciais, como jogar cartas, beber álcool e música ruim, mas sim para preparar seus corpos para suas tarefas futuras.
Liderança
Um jovem sendo treinado para deveres nacionais tão importantes deve aceitar a ideia de seguir o Führer de forma absoluta e sem questionamentos, sem críticas pesadas doentias, sem egoísmo ou oposição. Eles devem aprender a obedecer para que, tendo eles mesmos aprendido a obedecer, possam acreditar e confiar em sua própria liderança e possam crescer para se tornarem líderes. Só quem aprendeu a obedecer pode liderar. A Alemanha não acredita mais que as massas podem se conduzir pelo governo da maioria! As próprias massas não são nada! Não precisamos de um povo governado por maioria de votos, mas de um povo com vontade de liderança. A juventude alemã deve aprender isso e agir de acordo! Assim, os jovens alemães pertencem a organizações onde aprenderão a natureza da liderança em sua forma mais nobre, onde poderão aprender a obedecer e – se forem chamados a isso – também a liderar. Eles não se dobrarão a uma vontade de massa vazia expressa por meio de votos inúteis, mas sim olharão com entusiasmo para o forte e nobre Führer da nação. Eles devem aprender isso mais uma vez. Nós, pais, queremos exibir essa autoridade para com nossos jovens, fortalecendo a autoridade da família e estabelecendo em nosso lar uma obediência saudável e natural por parte de nossos filhos. Isso não suprimirá os jovens, mas fornecerá a eles a liberdade controlada e a autoridade de que precisam para desenvolver suas habilidades.
Religião
A vida vem de Deus e retorna para Deus. Toda a vida e todas as raças seguem as ordenanças de Deus. Nenhuma pessoa e nenhuma raça pode ignorá-los. Queremos que a juventude alemã reconheça a natureza religiosa da vida. Eles devem perceber que Deus quer o indivíduo assim como todo o povo, e que eles perdem o contato com a vida quando perdem o contato com Deus! Deus e a nação são os dois fundamentos da vida do indivíduo e da comunidade. Não queremos piedade rasa e superficial, mas sim uma fé profunda em que Deus guia o mundo, que ele o controla, e uma consciência da relação entre Deus e cada indivíduo, e entre Deus e a vida do povo e da pátria. O estado nacional-socialista promoverá um sistema educacional profundamente religioso. Queremos que os pais apoiem e fortaleçam isso com honestidade e bom exemplo.
Raça, treinamento militar, liderança, religião! Estas são as quatro bases inabaláveis da nova educação nacional-socialista alemã!
Fonte: “Die Erziehungsgrundsätze des neuen Deutschlands”, Frauen-Warte, # 22 (1936/37), pp. 692-693.
Nenhum comentário:
Postar um comentário