Bunker da Cultura Web Radio

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

QUEM É O DEUS PÃ NA MITOLOGIA

 


De acordo com a mitologia grega, Pã era o deus de tudo o que é silvestre, dos bosques, dos campos, dos pastores, dos rebanhos (principalmente de cabras) e da música rústica. Ele próprio era representado parte humano, parte animal, frequentemente com chifres, patas traseiras e rabo de bode

pan mitologia

Embora seja conhecido no mundo inteiro como uma deidade grega, acredita-se que ele seja até mais antigo do que essa mitologia, datando de antes de 500 a.C. na antiga região de Arcádia — que com o tempo acabou sendo associada a um lugar utópico, onde as pessoas vivem em comunhão com a natureza e, como não poderia deixar de ser, o lar do próprio Pã.

Na literatura, Pã é retratado como um deus livre e despreocupado que vive na companhia das ninfas. Ele passa seus dias caçando, dançando ou tocando sua flauta. O deus é conhecido sobretudo por sua luxúria insaciável e por perseguir as ninfas pelos bosques e montanhas, embora tais investidas sejam em sua maioria frustradas.

Outro fato marcante sobre ele é que Pã levava suas sestas após o almoço muito a sério. Aqueles que ousassem perturbar seu descanso estavam sujeitos à sua terrível ira. Aliás, foi por causa disso que ele começou a causar pânico, um terror irracional capaz de recair sobre grandes grupos. Acreditava-se também que Pã pudesse possuir indivíduos e forçá-los a cometer atos de selvageria, aos quais eram referidos como “panolepsia”.

Por suas características caprinas, Pã às vezes é conectado à constelação de Capricórnio. Uma versão da história é de que ele teria recebido tal honra porque o conselho dele teria salvado os deuses quando foram atacados pelo monstro Tifão. Pã sugeriu que os deuses se disfarçassem de animais para se esconder do inimigo. O plano deu certo e como agradecimento Zeus o colocou nas estrelas de Capricórnio.

capricornio
Getty Images/iStockphoto

As origens mitológicas de Pã estão longe de serem uma unanimidade. Em algumas versões ele é filho do próprio Zeus com uma princesa ou ninfa; filho de Hermes com várias possíveis mães, inclusive Penélope, esposa de Odisseu; Penélope com vários possíveis pais, como o deus Apolo ou o próprio Odisseu; e até mesmo filho de um pastor com uma de suas cabras.

Características sexuais

Famoso por sua inclinação sexual, o deus é frequentemente representado com um falo. Um dos mitos mais conhecidos dele envolve a origem de sua famosa flauta: ele certa vez se apaixonou pela ninfa Sírinx, que o recusou. Pã começou a persegui-la e, quando Sírinx viu que não tinha como fugir, pediu às ninfas das águas que mudassem sua forma. Elas atenderam, transformando-a num caniço.

Quando Pã a alcançou, viu que não havia nada lá, a não ser pelo caniço e o som que ele produzia quando o ar o atravessava. O som encantou Pã, que decidiu juntar caniços de diferentes tamanhos, elaborando assim o instrumento musical que levaria o seu nome: a flauta de Pã.

flauta de pã

Não é de se admirar que essas características sexuais e mais selvagens tenham colocado um alvo na testa de Pã pelo puritanismo cristão, que preza pelo recato e virgindade. Em algumas descrições do próprio Diabo na Bíblia, ele aparece com chifres e pés de bode, justamente em alusão a Pã. Satã foi associado ao uso do sexo como forma de fazer os humanos caírem em tentação.

Pã ou Fauno?

Talvez você já tenha se feito essa pergunta quando viu que o filme O Labirinto do Fauno tem o nome Pan’s Labyrinth em inglês. Afinal, estamos falando da mesma criatura?

labirinto do fauno
© Picturehouse/Reprodução

Assim como acontece com boa parte do panteão grego, Pã também tem sua versão adaptada à mitologia romana. Lá, Fauno é um deus da natureza, às vezes identificado como Fauna. Ele era muito associado a Silvano, deus das florestas, e frequentemente representado com os chifres e as patas de bode. Segundo o poeta Virgílio, ele também teria sido um grande rei latino. Ou seja, Pã e Fauno não são exatamente o mesmo ser, mas suas características físicas e suas funções enquanto deuses os colocam em posições muito semelhantes nas mitologias grega e romana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário