Bunker da Cultura Web Radio

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

quarta-feira, 13 de março de 2024

COMICIO DA CENTRAL DO BRASIL E O SOCIALISMO NO BRASIL

 "Jango, os trabalhadores querem armas para defender seu governo". "Legalidade para o Partido Comunista".

Com faixas exibindo inscrições como essas, há 60 anos, acontecia o famigerado Comício da Central de João Goulart, um dos acontecimentos mais deformados da história brasileira. Um evento simpático e democrático por reformas justas, dizem muitos historiadores, divulgadores de História e jornalistas; pois eu digo: uma ova. A respeito, publiquei:


"Em 13 de março, aconteceria o famoso espetáculo conhecido como Comício da Central, no Rio de Janeiro. Dada a atmosfera criada, o Comício foi uma explícita "declaração de guerra". A Frente de Mobilização Popular, Brizola, agora o próprio Miguel Arraes, o CGT, a UNE, o Comitê Central do ilegal PCB, todos os radicais de esquerda estavam lá. Perante uma multidão de 150 mil pessoas, em boa parte militantes e trabalhadores de vários estados levados pelo CGT com recursos do contribuinte, Brizola conclamou o presidente ao fim da conciliação, garantindo que, se houvesse um plebiscito, o povo votaria a favor de dissolver o Congresso e formar uma assembleia constituinte popular para que o Congresso tenha "trabalhadores, camponeses, sargentos, oficiais nacionalistas e autênticos homens públicos". O próprio Jango, em discurso histórico, atacou a "democracia dos privilégios, a democracia da intolerância e do ódio, a democracia para liquidar com a Petrobras - a democracia dos monopólios, nacionais e internacionais, a democracia que levou o presidente Getúlio Vargas ao extremo sacrifício", como se houvesse outra "democracia" a respeitar que não a democracia regida por uma ordem constitucional liberal-democrática. Declarou que todas as refinarias passariam a ser do povo e que, em poucas horas, decretaria a regulamentação de alugueis." (Lacerda: A Virtude da Polêmica, p. 269-270)
O link abaixo é a versão historia propagada pela esquerda que sempre esteve regendo os meios de comunicação e implantando aas suas verdades.
https://www.youtube.com/watch?v=1oQ3tbIBu18

Nenhum comentário:

Postar um comentário