Bunker da Cultura Web Radio

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

RESULTADO DA FALTA DE EDUCAÇÃO, CULTURA, VALORES, LIMITES... DESRESPEITO

Quem passa pelo Museu Municipal de Caxias do Sul desde o início de dezembro percebe um novo adereço na entrada. A escadaria de acesso ao prédio da Rua Visconde de Pelotas, 586, agora é protegida por portões de ferro. Datado do final do século XIX e tombado pelo patrimônio histórico do município, a opção do cercamento foi uma medida para preservação da estrutura e evitar a ação de vândalos.

Conforme a diretora do Museu Municipal, Liliana Alberti Henrichs, o projeto para colocação das grades é planejado desde que assumiu o comando da instituição, em 2005. Segundo Liliana, com a intensa movimentação de pedestres na região, próxima a dois terminais de transporte coletivo e a uma escola, o espaço estava sendo usado como banco ou ponto de encontro.

— Desde da perda do (cinema) Ópera, o museu ficou deslocado do contexto daquela quadra. Com as linhas de ônibus, as pessoas só usam para passagem e faziam a escadaria de banco — explica.

Por ser um prédio histórico, o projeto de instalação das grades foi apresentado à Comissão Específica e Permanente para Proteção do Patrimônio Histórico e Cultural, formada por servidores do município, em setembro, que aprovou a solicitação.

As grades dos acessos ao Museu Municipal são chaveadas após o horário de expediente. No horário comercial, as portas ficam encostadas e o prédio pode ser acessado por todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário