Bunker da Cultura Web Radio

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Adeus dólar: Rússia e China usarão um novo sistema de pagamento

A Rússia e a China estão preparando um pacto para aumentar o uso de rublos e iuanes em seu comércio bilateral e internacional para reduzir a dependência do dólar e evitar as sanções dos EUA para transações financeiras, como confirmado pelo primeiro-ministro  russo Dmitry Medvedev , no âmbito da sua visita à China.
Ambas as partes pretendem lançar um novo sistema transfronteiriço que permite pagamentos diretos nas moedas de cada país. Para levar adiante este plano, Moscou e Pequim estão negociando para permitir o uso do cartão russo Mir, na China, e do cartão de crédito chinês UnionPay, em território russo.
"Nenhuma moeda deve dominar o mercado, pois isso nos torna todos dependentes da situação econômica do país que emite essa moeda de reserva", disse Medvedev e  relata o  South China Morning Post.
O primeiro-ministro russo da Rússia acrescentou que Moscou e Pequim "deveriam ter feito isso há 10 anos", porque "o comércio de rublos é nossa prioridade absoluta"; Além disso, essa medida "deve fazer com que o rublo mude de moeda conversível para moeda de reserva".
O intercâmbio comercial entre a Rússia e a China cresceu 30% entre janeiro e setembro deste ano, chegando a 77 bilhões de dólares. Além disso, Pequim é o maior parceiro comercial de Moscou e representou 15% do comércio internacional russo em 2017.
Com essa medida, esses dois países esperam que seu comércio bilateral atinja 100 bilhões de dólares até 2019 e aumente para 200 bilhões até 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário