Bunker da Cultura Web Rádio

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Show do bilhão!

Do Blog da Miriam Leitão, a notícia abaixo. Lembram que o SBT cancelou o debate entre os presidenciáveis, que seria levado ao ar para todo o Nordeste? Pois é.

O caso da fraude contábil no Banco Panamericano deixa inúmeras dúvidas no ar. Depois de muitos rumores durante a tarde de hoje no mercado, o jornal Estado de S.Paulo publicou na sua versão online informação da jornalista Sonia Racy de que algo de peso seria anunciado. O Banco Central mentiu para todos os que ligaram para lá dizendo que nada seria anunciado. Mas quem estava certa era a Sonia Racy porque foi anunciado que o Grupo Silvio Santos fez um aporte de R$ 2,5 bilhões no Banco Panamericano que estaria com "inconsistência contábeis".

Pelo que se sabe até agora essas inconsistências são iguaizinhas as descobertas no Banco Nacional ao fim da hiperinflação; créditos fictícios dando a impressão de equilíbrio num banco quebrado. Mas as dúvidas são: se estava assim com essas fraudes contábeis como foi que a Caixa Econômica não viu quando em julho comprou 49% desse banco? Antes de uma operação assim é feita uma varredura nas contas, a chamada due diligence, e mesmo assim a Caixa nada viu? Por que o BC permite que a Caixa, com toda a sua história centenária e suas responsabilidades, saia comprando participação em banco privado? Para correr risco com dinheiro público? O BC já sabe do problema há semanas, porque segurou a informação?

O dinheiro que o Grupo Silvio Santos vai aportar sairá de empréstimo do Fundo Garantidor de Crédito do Banco Central. O FGC existe para isso mesmo e na época do Proer foi pensado para ser uma forma de resolver problemas temporários de liquidez em alguma instituição. Mas esse Fundo não deveria emprestar apenas para instituição financeira? Enfim, o BC deve muitas explicações aos contribuintes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário