Bunker da Cultura Web Radio

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

domingo, 31 de outubro de 2010

Previsões Nebulosas

 Antonio Palocci Filho, caso decida entregar a seu coordenador de campanha a chefia da Casa Civil.  Palocci é cotado também para comandar a equipe de transição, papel que já desempenhou na eleição do presidente Lula em 2002.  
 
A tendência é Dilma anunciar o chefe de sua transição até quarta-feira, ainda em Brasília, antes de sair para um descanso de alguns dias.  A petista já demonstrava relutância em falar de ministeriáveis durante o primeiro turno. Depois da frustração de não vencer na primeira votação, o tema virou tabu.  Aos mais próximos Dilma repetia que montar ministério antes da hora dá azar.  O silêncio não impede que petistas, aliados e assessores especulem sobre nomes fortes por conta de afinidades com a candidata e força nos partidos governistas. Além de Palocci, também citado para a Saúde, outro nome dado como certo na equipe é do ministro Paulo Bernardo (Planejamento), que deve coordenar a transição pelo lado do governo.
 
Na cota pessoal de Dilma, dois nomes estão na lista: Maria das Graças Foster, diretora de Gás da Petrobras, e Fernando Pimentel, ex-prefeito de Belo Horizonte. Foster pode tanto ir para o Palácio do Planalto como assumir a pasta de Minas e Energia. Coordenador da campanha de Dilma e presidente do PT, José Eduardo Dutra também é ministeriável, mas o mais provável é que fique no comando do partido. Guido Mantega (Fazenda) conta com o apoio de Lula para ficar na pasta. Dilma, porém, gostaria de convidar o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, para o posto. No Banco Central, são cogitados o diretor Alexandre Tombini (Normas) e o economista-chefe do Bradesco, Octávio de Barros, para o lugar de Henrique Meirelles. Fora do BC, Meirelles gostaria de ser indicado pelo PMDB para comandar uma pasta da infraestrutura, o que se encaixa no desejo do partido de ocupar o Ministério dos Transportes
 
Ainda no PMDB, o representante do partido na campanha, Moreira Franco, é citado para o Ministério das Cidades ou a presidência da Caixa Econômica Federal. O PT deve seguir comandando as principais pastas, como as da área social. O grupo de Marta Suplicy, eleita senadora por São Paulo, se empenha em assegurar Cidades para ela, já que o PP, que tem a pasta, não apoiou Dilma oficialmente. O PSB não abre mão de manter Ciência e Tecnologia e Portos, e quer Ciro Gomes em um terceiro ministério. Outro pessebista que agrada Dilma é Gabriel Chalita (SP), que se tornou amigo da petista e a ajudou a reconstruir pontes com católicos..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário