Bunker da Cultura Web Radio

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

terça-feira, 1 de outubro de 2019

EM ENTREVISTA EXCLUSIVA DE 1923, HITLER EXPLICA AS BASES DO PROJETO NAZISTA

Em 1923, Adolf Hitler concedeu uma entrevista exclusiva a George Sylvester Viereck, escritor e propagandista pró-nazismo. No texto, publicado pela primeira vez na revista Liberty é considerado hoje um documento histórico, o líder explica as bases de seu sistema de governo e o projeto de despertar o espírito nacionalista nos cidadãos.
Confira abaixo a entrevista completa:
(...)
"Quando eu tomar conta da Alemanha, acabarei com os tributos no exterior e com o Bolchevismo em casa.”
Adolf Hitler esvaziou sua taça como se ela contivesse a alma do bolchevismo ao invés de chá.
O chefe das camisas marrons e dos fascistas da Alemanha continuou, olhando fixamente para mim: "o bolchevismo é nossa maior ameaça. Mate o bolchevismo na Alemanha e você irá devolver a força de 70 milhões de pessoas. A França deve sua força não aos exércitos, mas ao Bolchevismo e à dissensão presentes em nosso meio".
"O Tratado de Versalhes e o Tratado de St Germain são mantidos vivos pelo bolchevismo na Alemanha. O Tratado de Paz e o bolchevismo são duas cabeças de um monstro. Devemos decapitar ambos".
Quando Adolf Hitler anunciou este programa, o advento do Terceiro Império por ele proclamado parecia ainda no fim do arco-íris. Então veio eleição após eleição. A cada vez, seu poder crescia. Embora incapaz de desalojar Hindenburg da presidência, Hitler lidera hoje o maior partido da Alemanha
A menos que Hindenburg assuma medidas ditatoriais, ou algum desenvolvimento inesperado perturbe completamente os cálculos atuais, o partido de Hitler organizará o Reichstag e dominará o governo. A luta de Hitler não foi contra Hindenburg, mas contra o chanceler Bruening. É duvidoso que o sucessor de Bruening possa se manter sem o apoio dos nacional-socialistas.
Muitos dos que votaram em Hindenburg estavam com Hitler, mas algum senso de lealdade profundamente enraizado os impelia, no entanto, a votar no velho marechal de campo. A menos que um novo líder surja de um dia para o outro, não há ninguém na Alemanha, com exceção de Hindenburg, que poderia derrotar Hitler - e Hindenburg tem 85 anos! Apenas algum erro de sua própria parte, ou dissensão dentro das fileiras do partido, poderá privá-lo da oportunidade de desempenhar o papel de Mussolini da Alemanha.
O primeiro império alemão chegou ao fim quando Napoleão forçou o imperador austríaco a entregar sua coroa imperial. O segundo império chegou ao fim quando Guilherme II, seguindo o conselho de Hindenburg, buscou refúgio na Holanda. O terceiro império está emergindo lenta mas seguramente, embora possa dispensar cetros e coroas.
Em 30 de janeiro de 1933, Hitler é nomeado por Hindenburg como Chanceler da Alemanha / Créditos: Reprodução

Não conheci Hitler em seu quartel-general, a Brown House em Munique, mas em uma casa particular - a residência de um ex-almirante da Marinha alemã. Nós discutimos o destino da Alemanha sobre as xícaras.
"Por quê", perguntei a Hitler, "você se considera um nacional-socialista, uma vez que seu programa partidário é a antítese do que é comumente creditado ao socialismo?”
"Socialismo", ele retrucou, baixando a xícara de chá combativamente, “é a ciência de lidar com o bem comum. Comunismo não é socialismo. Marxismo não é socialismo. Os marxistas roubaram o termo e confundiram seu significado. Eu devo afastar o socialismo dos socialistas".
"O socialismo é uma antiga instituição ariana, germânica. Nossos ancestrais alemães mantinham certas terras em comum. Eles cultivavam a ideia do bem comum. O marxismo não tem o direito de se disfarçar de socialismo. Ao contrário do marxismo, o socialismo não repudia a propriedade privada, não envolve negação da personalidade e é patriótico.
"Poderíamos ter nos chamado de Partido Liberal, mas escolhemos nos chamar de Nacional Socialistas. Não somos internacionalistas. Nosso socialismo é nacional. Nós exigimos o cumprimento estatal de reivindicações justas das classes produtivas com base na raça e solidariedade. Para nós, Estado e raça são um".
O próprio Hitler não é um tipo puramente germânico. Seu cabelo escuro trai algum ancestral alpino. Durante anos ele se recusou a ser fotografado. Isso fazia parte de sua estratégia - ser conhecido apenas pelos amigos, de modo que, na hora da crise, ele pudesse aparecer aqui e ali sem ser detectado. 
Hoje, ele não passaria despercebido nem na mais obscura aldeia da Alemanha. Sua aparência contrasta estranhamente com a agressividade de suas opiniões. Nenhum reformador brando e educado jamais afundou navios de Estado ou cortou gargantas políticas.
Em 1936, a Alemanha nazista e a Itália fascista assinaram um acordo de amizade conhecido como Eixo Berlim-Roma. / Créditos: Reprodução

Continuei meu interrogatório: "Quais são os pilares de sua plataforma?"
"Acreditamos em uma mente saudável e em um corpo saudável. O corpo político deve ser sadio se a alma quiser ser saudável. A saúde moral e física são sinônimos." "Mussolini", interrompi, "disse o mesmo para mim". Hitler sorriu.
"As favelas", acrescentou ele, "são responsáveis ​​por nove décimos, e o álcool por um décimo de toda a depravação humana. Nenhum homem saudável é marxista. Homens saudáveis ​​reconhecem o valor da personalidade. Nós lutamos contra as forças do desastre e degeneração. A Baviera é comparativamente saudável porque não é completamente industrializada. Entretanto, toda a Alemanha, incluindo a Baviera, está condenada a um industrialismo intenso pela pequenez do nosso território. Se quisermos salvar a Alemanha, devemos garantir que os nossos agricultores permaneçam fiéis à terra. Para isso, eles devem ter espaço para respirar e espaço para trabalhar. "
"Onde você encontraria espaço para trabalhar?"
"Devemos manter nossas colônias e nos expandir para o leste. Houve uma época em que podíamos ter compartilhado o domínio do mundo com a Inglaterra. Agora, podemos esticar nossos membros apertados apenas para o leste. O Báltico é necessariamente um lago alemão."
"Não é", perguntei, "possível que a Alemanha reconquiste o mundo economicamente sem ampliar seu território?"
Hitler sacudiu a cabeça com sinceridade.
"O imperialismo econômico, como o imperialismo militar, depende do poder. Não existe comércio mundial em larga escala sem poder mundial. Nosso povo não aprendeu a pensar em termos de poder mundial e comércio mundial. No entanto, a Alemanha não pode se estender comercialmente ou territorialmente até que recupere o que perdeu e até que se encontre.”
"Estamos na posição de um homem cuja casa foi queimada. Ele deve ter um teto sobre a cabeça antes de poder entrar em planos mais ambiciosos. Conseguimos criar um abrigo de emergência que impede a chuva. Não fomos preparados para pedras de granizo. No entanto, os infortúnios vieram à tona: a Alemanha vive em uma verdadeira nevasca de catástrofes nacionais, morais e econômicas.
"Nosso sistema partidário desmoralizado é um sintoma de nosso desastre. As maiorias parlamentares flutuam com o clima do momento. O governo parlamentar abre o portão para o bolchevismo."
"Ao contrário de alguns militaristas alemães, você não é a favor de uma aliança com a Rússia soviética?"
Hitler evitou uma resposta direta a essa pergunta. Ele havia evadido recentemente quando Liberty lhe pediu que respondesse à afirmação de Trotsky de que sua subida ao poder na Alemanha envolveria uma luta de vida ou morte entre a Europa, liderada pela Alemanha e a Rússia Soviética.
"Pode não servir Hitler atacar o bolchevismo na Rússia. Ele pode até mesmo considerar uma aliança com o bolchevismo como sua última carta, se estiver em perigo de perder o jogo. Se, ele intimou em uma ocasião, o capitalismo se recusa a reconhecer que o nacional-socialistas são o último baluarte da propriedade privada, se o capital impede sua luta, a Alemanha pode ser forçada a lançar-se nos braços sedutores da sirene da Rússia Soviética. Mas ele está determinado a não permitir que o bolchevismo crie raízes na Alemanha.
Ele respondeu cautelosamente no passado aos avanços do chanceler Bruening e outros que desejavam formar uma frente política unida. É improvável que agora, em vista do aumento constante de voto dos Nacional-Socialistas, Hitler esteja disposto a comprometer qualquer princípio essencial com outros partidos.
 
"As combinações políticas das quais uma frente unida depende", observou Hitler, "são instáveis ​​demais. Tornam quase impossível uma política claramente definida. Eu vejo em toda parte o curso em ziguezague de compromisso e concessão. Nossas forças construtivas são controladas pela tirania. Nós cometemos o erro de aplicar a aritmética e a mecânica do mundo econômico ao estado vivo. Somos ameaçados por números sempre crescentes e ideais cada vez menores. Meros números não são importantes. "
"Mas suponha que a França revide contra você invadindo mais uma vez o seu solo. Ela invadiu o Ruhr uma vez antes, e pode invadi-lo novamente."
 Hitler, completamente agitado, retrucou: "Não importa quantos quilômetros quadrados o inimigo pode ocupar se o espírito nacional for despertado. Dez milhões de alemães livres, prontos para perecer para que seu país viva, são mais potentes que 50 milhões cuja força de vontade está paralisada e cuja consciência de raça está infectada por alienígenas.
"Queremos uma Alemanha maior unindo todas as tribos alemãs. Mas nossa salvação pode começar no menor dos cantos. Mesmo se tivéssemos apenas 10 acres de terra e estivéssemos determinados a defendê-los com nossas vidas, os 10 acres se tornariam o foco da regeneração. Nossos operários têm duas almas: uma é alemã, a outra é marxiana. Devemos despertar a alma alemã, devemos arrancar o cancro do marxismo. O marxismo e o germanismo são antíteses.
"Em meu projeto de estado alemão, não haverá espaço para o alienígena, nem para o usurário ou especulador, tampouco para pessoas incapazes de um trabalho produtivo."
As linhas na testa de Hitler se destacavam ameaçadoramente. Sua voz encheu a sala. Houve um barulho na porta. Seus seguidores, que estiveram sempre nas proximidades, como guarda-costas, lembraram ao líder o seu dever de dirigir uma reunião.
Hitler engoliu o chá e se levantou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário