Bunker da Cultura Web Rádio

segunda-feira, 16 de maio de 2011

POLICIA JUDAICA

Federação Israelita vai monitorar frases racistas no Twitter

Dayanne Sousa

A Federação Israelita do Estado de São Paulo se manifestou contra mensagens ofensivas a judeus que se espalharam nas redes sociais nos últimos dois dias, depois que o governo mudou os planos de construção de uma estação do metrô no bairro de Higienópolis, frequentemente associado à comunidade judaica.
Segundo o vice-presidente da entidade, Ricardo Berkiensztat, uma equipe jurídica reuniu todas as mensagens e monitora a rede para coibir atos de racismo. "Houve uma série de associações ao nazismo, o que é algo muito duro para nós, são manifestações racistas e isso é crime", argumenta.
"Todos têm o direito democrático de se expressar como quiserem e vamos respeitar isso, mas não podemos aceitar atos de racismo", concluiu. Por enquanto, a entidade diz que não acionou a polícia e pretende tratar de cada caso individualmente.
A mudança nos planos de construir a estação no bairro de classe alta ocorreu depois de pressões da Associação Defenda Higienópolis. Os moradores temiam o crescimento de "ocorrências indesejáveis" - ou seja, da violência. Desde quarta-feira, dezenas de tweets ligando o fato de forma ofensiva a judeus ou ao holocausto já foram publicados.
O humorista Danilo Gentili foi um dos que postaram mensagem fazendo referência ao nazismo. Berkiensztat diz que a entidade falou diretamente com o comediante, que pediu desculpas mais tarde. "Minha intenção como comediante nunca foi trazer nenhum outro sentimento ao público q não fosse alegria. Peço perdão se falhei nesse meu objetivo com a piada q fiz essa tarde. Me coloco a disposição da comunidade Judaica para me redimir."
Para o vice-presidente da Federação Israelita, a onda extrapolou o tom de brincadeira. "Existem piadas de judeu maravilhosas que a gente mesmo sempre conta, mas há um limite".

UMA PERGUNTA: A COMUNIDADE JUDAICA CONCORDA COM TUDO? NÃO RECLAMA DE NADA? NUNCA FALARAM NADA CONTRA NINGUEM? O QUE ESTA COMUNIDADE TEM DE DIFERENTE QUE NÃO ACEITA QUE DIGAM NADA CONTRA ELES?

Nenhum comentário:

Postar um comentário