Quando se fala em corte de gastos, os economistas
desenvolvimentistas e de todas as vertentes keynesianas imediatamente gritam
que tal medida é recessiva. A máxima deles é a de que "despesa
corrente é vida".
Nada mais falso. Dizer que gastos do governo
geram crescimento econômico é uma grande contradição. O governo, por
definição, não produz nada. Ele não tem recursos próprios para
gastar. O governo só pode gastar aquilo que antes ele confiscou via tributação
ou tomou emprestado via emissão de títulos do Tesouro.
Só que tanto tributação quanto endividamento geram consequências
negativas sobre a economia.
Ao tributar, o governo toma aquele dinheiro que
poderia ser usado para investimentos das empresas ou para o consumo das
famílias, e desperdiça esse dinheiro na manutenção da sua burocracia. A tributação
nada mais é do que uma destruição direta de riquezas. Parte daquilo que o
setor privado produz é confiscado pelo governo e desperdiçado em burocracias
improdutivas (ministérios, agências reguladoras, secretarias e estatais), maracutaias,
salários de políticos, agrados a lobistas, subsídios para grandes empresários
amigos do regime, propagandas e em péssimos serviços públicos.
Esse dinheiro confiscado não é alocado em termos de
mercado, o que significa que está havendo uma destruição da riqueza gerada.
Pior: ao tributar, o governo faz com que a capacidade
futura de investimento das empresas seja seriamente afetada, o que significa
menor produção, menor oferta de bens e serviços no futuro, e menos contratação
de mão-de-obra.
Já ao tomar empréstimos — ou seja, emitir títulos —,
o governo se apropria de dinheiro que poderia ser emprestado para empresas
investirem ou para as famílias consumirem.
Não há mágica ou truques capazes de alterar essa
realidade: quando o governo se endivida, isso significa que ele está tomando
mais crédito junto ao setor privado. E dado que o governo está tomando mais
crédito, sobrará menos crédito disponível para financiar empreendimentos
produtivos. Isso significa que o governo está dificultando e encarecendo o
acesso das famílias e das empresas ao crédito.
E isso é fatal, sobretudo, para as micro, pequenas e
médias empresas.
E piora: a emissão de títulos gera o aumento da
dívida do governo, cujos juros serão pagos ou por meio de mais impostos ou por
meio de mais lançamento de títulos.
E isso leva ao reinício do ciclo vicioso.
Os
números
O governo brasileiro é uma insana e insaciável máquina
de destruição de riqueza. E isso não é uma frase ideológica ou meramente demagógica.
Uma simples olhada em seus números fiscais nos permite constatar isso.
Como ele gasta muito mais do que arrecada via
impostos — pois tem um grande estado de bem-estar social
para sustentar —, ele incorre em déficits orçamentários contínuos. Logo,
ele tem de se endividar (pedir empréstimos) para poder manter seus gastos.
As consequências? O gráfico abaixo mostra a evolução
da dívida bruta do governo federal desde julho de 1994. A dívida nada mais
é do que um acumulado de déficits. Assim, o gráfico abaixo mostra o volume de
dinheiro que foi absorvido pelo governo federal para financiar seus déficits —
dinheiro este que, caso não houvesse déficits, poderia ter sido direcionado
para o financiamento de investimentos produtivos:
R$ 5,5 trilhões
já foram absorvidos pelo governo federal para sustentar sua máquina e sua
burocracia. São R$ 5,5 trilhões que deixaram de financiar empreendimentos
produtivos.
Impossível mensurar os custos econômicos das
empresas que deixaram de ser abertas, dos empregos que deixaram de ser gerados
e das tecnologias que deixaram de ser criadas simplesmente porque os
investimentos não foram possíveis por causa da absorção de recursos pelo
governo federal.
Para entender o que empurrou essa dívida tão aceleradamente
para cima, é necessário ver o tanto que o governo gastou a mais do que arrecadou
a cada ano.
O descalabro, que começou realmente ao final de 2011,
mas que se intensificou a partir de meados de 2014, é inaudito. (O surto
ocorrido pontualmente em 2009 se deveu à recessão daquele ano, que fez com que
as receitas do governo caíssem).
Atualmente, em um período de 12 meses, o governo gasta
R$ 500 bilhões a mais do que arrecada via impostos. Ou seja, em 12 meses, o
governo federal se endivida em um montante de R$ 500 bilhões. São R$ 500 bilhões
que ele absorve do setor privado a cada 12 meses. São R$ 500 bilhões que deixam
de financiar investimentos produtivos apenas para fechar as contas do governo.
Mas agora vem a parte realmente assustadora: pegue
esses R$ 500 bilhões que o governo federal absorve via empréstimos em 12 meses e
some aos R$
2,3 trilhões que as três esferas de governo arrecadaram em
2018 via impostos. São R$ 2,8 trilhões
que o estado retirou do setor privado e destruiu no financiamento de sua própria
máquina.
Isso equivale a 41% do PIB, uma vez que o PIB foi de R$ 6,8 trilhões em 2018.
E aí você começará a entender por que será difícil
para um país ainda em desenvolvimento enriquecer e prosperar sob esse atual
arranjo. Não há mágica capaz de subverter essa realidade.
A
lógica é inescapável
Quanto maior é o governo, maiores serão seus
gastos. Quanto maiores forem seus gastos, maiores terão de ser os impostos
e o endividamento do governo.
Quanto maiores forem os impostos, menores serão os
incentivos ao investimento e à produção.
Quanto maior for o endividamento do governo, maiores
serão as oportunidades perdidas em investimentos que não puderam ser feitos
(porque o governo se apropriou desse dinheiro que poderia ter sido emprestado
para o setor privado), maiores serão os gastos com juros, e maior terá de ser a
carga tributária para arcar com esses gastos com juros.
Quando políticos falam que não há como cortar
gastos, o que eles realmente estão dizendo é que não há como reduzir os custos
sobre os indivíduos produtivos, que são aqueles que arcam com o ônus dos
impostos. Um governo com gastos elevados está, na prática, onerando aqueles que
levantam cedo e vão trabalhar.
No final, aqueles que afirmam que gastos do governo
geram crescimento estão afirmando que tomar dinheiro de uns para gastar com outros
pode enriquecer a todos. Como diz o ditado, está afirmando que "tirar água
da parte funda da piscina e jogá-la na parte rasa fará o nível geral de água na
piscina aumentar".
Conclusão
Onde o governo deve cortar? Em qualquer lugar e
em todo lugar.
Ministério do Turismo,
Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, Ministério da Cidadania, Ministério do Meio
Ambiente, Ministério do Desenvolvimento Regional, Ministério da Educação, Ministério da Ciência e Comunicações, e Secretaria Geral poderiam ser
imediatamente abolidos.
Veja aqui (clique em "despesas") o
total das despesas de cada ministério em 2018. Excluindo-se o Ministério da Economia (que
gasta R$ 1,4 trilhão) e da Previdência (R$ 541 bilhões), todos os outros ministérios gastam aproximadamente R$ 600 bilhões por ano. (Na era Dilma,
eles empregavam
mais de 113 mil apadrinhados e seus salários consumiam R$ 214 bilhões. Ainda não
se sabe os números exatos da atual administração.)
Adicionalmente, o cancelamento de todos os aumentos
prometidos ao funcionalismo público bem como a extinção dos super-salários
do setor público são imprescindíveis.
A abolição do BNDES e a
devolução do dinheiro a ele emprestado pelo Tesouro também seriam um
bom começo (embora isso resolveria apenas um problema de estoque e não de fluxo).
A venda (ou mesmo a abolição) destas 18
estatais que queimam 86% do orçamento com funcionários muito bem pagos e
que dependem de transferências do Tesouro também é imperativa, assim como a
venda das 151
estatais do governo, as quais recebem um aporte anual de R$ 20 bilhões do
governo.
Acima de tudo, a reforma da previdência
do setor público, que é de longe o maior ralo de dinheiro do país, é
absolutamente crucial.
Mas quem fará isso?
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