Bunker da Cultura Web Radio

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

terça-feira, 27 de agosto de 2019

Por que os países africanos pagam um imposto colonial na França apesar de sua independência?


Você sabia? Ainda hoje, muitos países africanos continuam a pagar um imposto colonial na França, apesar da independência!
Para os países recém-independentes, era necessário encontrar compromissos com a França. Sylvanus Olympio, o primeiro presidente da República do Togo, um pequeno país da África Ocidental, encontrou uma solução que poderia acalmar os franceses:
Não querendo continuar a se submeter ao domínio francês, ele se recusou a assinar o pacto de colonização proposto por De Gaule, mas concordou em pagar uma dívida anual à França pelos chamados benefícios obtidos durante a colonização francesa.
Estas eram as únicas condições para a França não destruir o país antes de partir. No entanto, o montante estimado pela França era tão grande que o pagamento da chamada "dívida colonial" estava próximo de 40% do orçamento do país na 1963.
Conseqüentemente, a situação financeira de apenas Togo independente era muito instável, e para sair desta situação, Olympio decidiu deixar o sistema monetário estabelecido pela França colonial, o FCFA (franco das colônias francesas da África), e criou a moeda do país.
De janeiro 13 1963, três dias depois, ele começou a imprimir as novas notas, um esquadrão de soldados (apoiado pela França) capturado e morto o primeiro presidente eleito da África independente: Olympio foi executado por um ex legionário francês, o sargento do exército Etienne Gnassingbé que, de passagem, recebeu naquele momento um prêmio de dólares 612 da embaixada francesa local pelo sucesso de sua missão.
O sonho do Olympio era construir um país independente e autônomo. Mas a ideia não correspondia aos desejos franceses.
30 June 1962, Modiba Keita, o primeiro presidente da República do Mali, também decidiu retirar-se do sistema monetário FCFA (imposto aos países africanos recém-independentes da 12).
De fato, para o presidente do Mali, que se inclinou mais para uma economia socialista, ficou claro que a colonização que durou esse pacto com a França se tornou uma armadilha, um fardo para o desenvolvimento do país.
O 19 novembro 1968, como, Olympio, Keita será vítima de um golpe liderado por outro ex-legionário francês dos Negócios Estrangeiros, o tenente Moussa Traoré.
De fato, durante este período turbulento, quando a África estava lutando para libertar-se do jugo do colonialismo europeu, a França irá usar em várias ocasiões anteriormente afiliados com o mercenário Legião Estrangeira para fazer os punhos bateu operações contra os presidentes recém-eleitos:
  • No 1er January 1966, Jean-Bedel Bokassa, ex-legionário francês, usou um golpe contra David Dacko, o primeiro presidente da República Centro-Africana.
  • De janeiro 3 1966, Maurice Yaméogo, o primeiro presidente da República do Alto Volta, agora chamado Burkina Faso, sofreu um golpe por sangoulé lamizana, um ex-legionário francês que lutou com as tropas francesas Indonésia e Argélia contra a independência do país
  • Outubro 26 1972 Kerekou que era um guarda de segurança no Presidente Hubert Maga, o primeiro presidente da República de Benin, desferiu um golpe contra o presidente, depois de assistir as escolas militares francesas para 1968 1970.
De fato, nos últimos anos 50, 67 tiros totais condições que ocorreram em países 26 na África, 16 desses países são ex-colônias francesas, o que significa 61% dos golpes na África foram iniciados em antigas colônias francesas.

Número De Acessos Em África Por País

Ex colônias francesas
Outros países africanos
País
Número de golpe de estado
País
Número de golpe de estado
Togo
1
Egito
1
Tunísia
1
Líbia
1
Costa do Marfim
1
Guiné Equatorial
1
Madagascar
1
Guiné-Bissau
2
Ruanda
1
Libéria
2
Argélia
2
Nigéria
3
Congo - RDC
2
Etiópia
3
Mali
2
Uganda
4
Guiné Conakry
2
Sudão
5
subtotal 1
13
Congo
3
Chade
3
Burundi
4
África Central
4
Níger
4
Mauritânia
4
Burquina Faso
5
Comores
5
subtotal 2
32
TOTAL (1 + 2)
45
TOTAL
22
Como esses números mostram, a França é extremamente desesperada, mas ativa em manter um forte controle sobre suas colônias, não importa como, não importa o preço.
Em março 2008, o ex-presidente francês Jacques Chirac disse:
"Sem a África, a França vai cair na terceira potência [do mundo]"
O antecessor de Jacques Chirac François Mitterrand já profetizou em 1957 que: "Sem a África, a França não terá história no século XIX"
No exato momento em que escrevo este artigo, 14 países africanos são obrigados pela França, através do pacto colonial, para colocar 85% de suas reservas no Banco Central da França sob o controle do Ministério das Finanças francês. Até agora, em 2014, Togo e 13, outros países africanos ainda têm que pagar a dívida colonial na França. Líderes africanos que se recusam são mortos ou vítimas de golpes de estado. Aqueles que obedecem são apoiados e recompensados ​​pela França com um estilo de vida suntuoso, enquanto suas populações suportam a miséria e o desespero.
Tal sistema maligno é denunciado pela União Européia, mas a França não está disposta a passar sem esse sistema colonial que lhe oferece um dinheiro de cerca de bilhões de dólares da África, e ano.
Frequentemente acusamos os líderes africanos de corrupção e servem os interesses das nações ocidentais, mas há uma explicação clara para esse comportamento. Eles se comportam dessa maneira porque têm medo de serem mortos ou serem vítimas de um golpe de estado. Eles querem se aliar a uma nação poderosa para se salvarem em caso de agressão ou dificuldades. Mas, ao contrário da proteção amigável, a proteção do Ocidente é freqüentemente oferecida em troca de deixar de servir seu próprio povo ou os interesses das nações.
Os líderes africanos trabalhariam no interesse do seu povo se não fossem constantemente assediados e intimidados pelos países coloniais.
Em 1958, assustado com as conseqüências de sua escolha da independência da França, Léopold Sédar Senghor disse: "A escolha do povo senegalês é independência, eles querem que ele ocorra apenas em amizade com a França. França, não em disputa. "
A França, portanto, aceitou uma "independência no papel" para suas colônias, mas assinou em paralelo "acordos de cooperação", especificando a natureza de suas relações com a França, particularmente os laços com a moeda (o Franc), o sistema de ensino francês, acordos militares e preferências comerciais.
Aqui estão os principais componentes da 11 da continuação do pacto de colonização desde os anos 1950:

1.A Dívida Colonial Pelos Benefícios Da Colonização Francesa

Os novos países "independentes" precisam pagar pela infraestrutura construída pela França no país durante a colonização.
Eu ainda tenho que encontrar os detalhes sobre os valores, a avaliação dos benefícios coloniais e as condições de pagamento impostas aos países africanos, mas estamos trabalhando nisso (nos ajudando com informações).

2.Confisco Automático De Reservas Nacionais

Os países africanos devem depositar suas reservas de moeda nacional na França no banco central.
França ocupou reservas nacionais de catorze países africanos desde 1961: Benin, Burkina Faso, Guiné Bissau, Costa do Marfim, Mali, Níger, Senegal, Togo, Camarões, República Centro Africano, Chade, Congo -Brazzaville, Guiné República Equatorial e Gabão.
A política monetária que rege um grupo tão diversificado de países é simples porque é administrada pelo Tesouro francês, sem referência às autoridades fiscais centrais, como a UEMOA ou a CEMAC. Nos termos do acordo estabelecido pelo banco central do CFA, cada Banco Central de cada país africano é obrigado a manter pelo menos 65% das suas reservas cambiais numa "conta de operações" detida no Tesouro francês, bem como outros 20% para cobrir passivos financeiros.
Os bancos centrais da CFA também impõem um teto ao crédito concedido a cada país membro no equivalente a 20% da receita pública do país no ano anterior. Mesmo que o BEAC e o BCEAO tenham uma facilidade de descoberto junto do Tesouro francês, as facilidades de descoberto estão sujeitas ao consentimento do Tesouro francês. A última palavra é a do Tesouro francês, que investiu reservas estrangeiras de países africanos em seu próprio nome na Bolsa de Valores de Paris.
Em suma, mais de 80% das reservas cambiais desses países africanos são depositadas nas "contas de operações" controladas pelo Tesouro francês. Os dois bancos CFA são africanos por nome, mas não possuem suas próprias políticas monetárias. Os próprios países não sabem, não são informados, quanto a reserva cambial detida pelo Tesouro francês pertence a eles como um grupo ou individualmente.
Os ganhos de investimento desses fundos do Tesouro francês devem ser adicionados à reserva de moeda estrangeira, mas não há contabilidade transmitida a bancos ou países, nem os detalhes dessas mudanças. "Apenas um pequeno grupo de altos funcionários do Tesouro francês conhece os valores nas" contas de negociação "em que esses fundos são investidos; se houver lucro nesses investimentos; são proibidos de divulgar esta informação a bancos CFA ou bancos centrais de estados africanos. "Escreve o Dr. Gary K. Busch
Estima-se que a França administre quase 500 bilhões de dinheiro africano em seu dinheiro, e não faz nada para lançar alguma luz sobre esse lado negro do antigo império.
O objetivo permanece: os países africanos não têm acesso a esse dinheiro.
A França permite que eles acessem apenas 15% do seu dinheiro por ano. Se precisarem de mais, os países africanos devem tomar emprestado, a taxas comerciais, 65% do seu dinheiro detido no Tesouro francês.
Para tornar as coisas mais trágicas, a França impõe um teto à quantidade de dinheiro que os países podem tomar emprestado da reserva. O teto está definido em 20% de sua receita pública em relação ao ano anterior. Se os países precisarem emprestar mais do que 20% de seu próprio dinheiro, a França tem poder de veto.
O ex-presidente francês Jacques Chirac falou recentemente sobre o dinheiro dos países africanos em bancos na França. Aqui está um vídeo que fala sobre o sistema operacional francês. Aqui está uma pequena transcrição do trecho: "Devemos ser honestos e reconhecer que muito do dinheiro em nossos bancos vem precisamente da exploração do continente africano".

3.Direito De Prioridade Sobre Qualquer Recurso Natural Ou Bruto Descoberto No País

A França tem prioridade na compra de todos os recursos naturais da terra de suas antigas colônias. É apenas uma recusa de que os países africanos estão autorizados a procurar outros parceiros.

4.Prioridade Aos Interesses Franceses E Empresas Em Contratos Públicos E Edifícios Públicos

Na concessão de contratos públicos, as empresas francesas devem ser consideradas em primeiro lugar, e somente depois que os mercados estrangeiros são considerados. O fato de os países africanos poderem obter melhores ofertas financeiras em outros lugares não é levado em consideração.
Como resultado, na maioria das ex-colônias francesas, todas as maiores empresas e agentes econômicos estão nas mãos de expatriados franceses. Na Costa do Marfim, por exemplo, as empresas francesas possuem e controlam todos os principais serviços públicos - água, eletricidade, telefone, transporte, portos e grandes bancos. Idem no comércio, construção e agricultura.
No final, como escrevi em um artigo anterior, os africanos agora vivem em um continente pertencente a europeus!

5.Direito Exclusivo De Fornecer Equipamento Militar E Treinar Oficiais Militares Dos Países

Graças a um sistema sofisticado de bolsas de estudo, doações e os "acordos de defesa" ligados ao pacto colonial, os africanos devem enviar seus oficiais de treinamento para a França ou para as infra-estruturas militares francesas.
A situação no continente é tal que a França treinou e alimentou centenas, até milhares de traidores. Eles estão inativos desde que não sejam necessários e ativados quando necessário para um golpe de estado ou para outros propósitos!

6.Direito À França De Pré-Mobilizar Tropas E Intervir Militarmente No País Para Defender Seus Interesses

Sob o nome de "acordos de defesa" ligados ao pacto colonial. A França tem o direito de intervir militarmente nos países africanos e também estacionar tropas permanentemente em bases e instalações militares, inteiramente administradas pelos franceses.

Bases Militares Francesas Na África

Quando o presidente Laurent Gbagbo, da Costa do Marfim, tentou acabar com a exploração francesa do país, a França organizou um golpe de estado. Durante o longo processo de expulsar Gbagbo do poder, tanques franceses, helicópteros de combate e forças especiais intervieram diretamente no conflito, dispararam contra civis e mataram muitos deles.
Para adicionar insulto à injúria, a França estima que a comunidade empresarial francesa perdeu vários milhões de dólares durante a corrida para deixar Abidjan em 2006 (onde o exército francês massacrou civis desarmados 65 e feridos 1200 outros.)
Após o sucesso do golpe da França e a transferência de poder para Alassane Ouattara, a França pediu ao governo de Ouattara que pagasse uma compensação à comunidade empresarial francesa por perdas durante a guerra civil.
De fato, o governo de Ouattara pagou-lhes o dobro do que eles disseram que perderam quando partiram.

7.Obrigação De Tornar O Francês A Língua Oficial Do País E A Língua Para A Educação

Sim senhor. Você deve falar francês, a língua de Molière! A língua francesa e uma organização da difusão da cultura foram criadas. Chamado de "Francophonie", que reúne várias filiais e organizações afiliadas, todas controladas pelo Ministro das Relações Exteriores da França.
Como demonstrado neste artigo, se o francês é a única língua que você fala, você teria acesso a menos de 4% do conhecimento da humanidade e das idéias. É muito limitante.

8.Obrigação De Usar O Dinheiro Da França Colonial, O FCFA

Esta é a verdadeira vaca do dinheiro para a França, um sistema tão mal, é denunciada pela União Europeia, mas a França não está pronta para ficar sem este sistema colonial que oferece um dinheiro de cerca de 500 bilhões dólares da África, por ano.
Durante a introdução do euro na Europa, outros países europeus descobriram o sistema operacional francês. Muitos, especialmente os países nórdicos, ficaram chocados e sugeriram que a França se livrasse do sistema, mas sem sucesso.

9.Obrigação De Enviar O Relatório Anual França Do Saldo E Reserva

Sem o relatório, sem dinheiro. De qualquer forma, o secretário dos bancos centrais das ex-colônias e o secretário da reunião bianual dos ministros da fazenda das ex-colônias são feitos pelo banco central / tesouro da França.

10.Renúncia Para Entrar Numa Aliança Militar Com Qualquer Outro País, A Menos Que Autorizado Pela França

Os países africanos em geral são aqueles com a menor aliança militar entre estados. A maioria dos países só tem alianças militares com seus ex-colonizadores! (engraçado, mas você não pode fazer melhor!).
Nos casos em que desejam outra aliança, a França os mantém bem para fazê-lo.

11.Obrigação De Aliar-Se À França Em Situação De Guerra Ou Crise Global

Mais de um milhão de soldados africanos lutaram pela derrota do nazismo e do fascismo durante a Segunda Guerra Mundial.
Sua contribuição é frequentemente ignorada ou subestimada, mas quando você acha que foram necessárias apenas semanas 6 para a Alemanha derrotar a França em 1940, a França sabe que os africanos poderiam ser úteis para manter a "Grandeza da França" em casa. futuro.
Há algo quase psicopático no relacionamento da França com a África.
Em primeiro lugar, a França é seriamente viciada nos saques e na exploração da África desde a época da escravidão. Depois, há a completa falta de criatividade e imaginação da elite francesa para pensar além do passado e da tradição.
Finalmente, a França tem instituições 2 que estão completamente congeladas no passado, habitadas por "altos funcionários" paranoicos e psicopatas que espalham o medo do apocalipse se a França deveria ser mudada, e cuja referência ideológica sempre vem do romantismo do século XNIXX. São eles: o Ministro das Finanças e Orçamento da França e o Ministro das Relações Exteriores da França.
Essas duas instituições não são apenas uma ameaça para a África, mas para os próprios franceses.
Cabe a nós libertar a África, sem pedir permissão, porque eu ainda não consigo entender, por exemplo, como 450 soldados franceses na Costa do Marfim podem controlar uma população de 20 milhões de pessoas?
A primeira reação das pessoas quando elas aprendem sobre a existência do imposto colonial francês é freqüentemente uma pergunta: "Até quando"
Como comparação histórica, a França cobrou do Haiti o equivalente moderno de 21 bilhões de dólares 1804 1947 (quase um século e meio) pelas perdas causadas aos comerciantes franceses de escravos após a abolição. escravidão e libertação dos escravos haitianos.
Os países africanos pagam o imposto colonial desde os últimos anos da 50, então acho que um século de pagamento pode ser demais.
"Nós preferimos a liberdade na pobreza à opulência na escravidão". SEKOU TOURE

Mawuna Note Koutonin


Nenhum comentário:

Postar um comentário