Bunker da Cultura Web Radio

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Reforma de Quartel General de Hitler na Polônia

A decisão de um órgão público da Polônia de reformar um antigo quartel general de Hitler e dos oficiais nazistas está causando polêmica no país.
O Wolfsschanze (Toca do Lobo) é um enorme complexo de bunkers. Nele constam aproximadamente 200 instalações, incluindo duas pistas de pouso e uma estação de trem, além de ter sido outrora apinhado com campos minados e armas antiaéreas. É fortificado de tal maneira que nem os próprios nazistas conseguiram destruí-lo, em 1945, já à sombra do avanço soviético.
As ruínas, hoje parcialmente reclamadas pela floresta e com muito musgo sobre suas pedras, são a principal fonte de renda do distrito dos lagos de Masurian, ao norte da Polônia. Segundo o Distrito Florestal de Srokowo, o órgão responsável pela administração, cerca de 300 mil turistas passam por ali todo ano para visitar o local onde o Führer passou grande parte da guerra. 
Foi lá, inclusive, que ocorreu a tentativa de assassinato dele por uma bomba na maleta do coronel Claus Schrenk Graf von Stauffenberg no dia 20 de julho de 1944, como parte da Operação Valquíria, quando oficiais alemães, desgostosos com a liderança do ditador, principalmente após as pesadas baixas sofridas em Stalingrado, tentaram matá-lo. Ele sobreviveu com ferimentos leves e o tiro saiu pela culatra: os conspiradores foram logo descobertos e mortos — inclusive von Stauffenberg.
Segundo o porta-voz da instituição de Srokowo, Sebastian Trapik, a prioridade é, justamente, reconstruir a sala de conferências onde a explosão ocorreu, usando figuras simbólicas em tamanho natural para representar os oficiais nazistas.
Esquema do atentado à bomba contra Hitler. Ele só se salvou graças à gigantesca mesa de carvalho onde a maleta foi colocada. Créditos: BBC

A decisão é controversa. Hitler passou 850 dias no Wolfsschanze, de 1941 a 1944, e nele tomou decisões sobre a invasão da URSS — a operação Barbarossa
Ainda assim, os planos do Distrito de Srokowo envolvem a construção de um hotel e de um restaurante, além da infraestrutura já presente: estacionamento, painéis informativos e até um prédio de recepção. O porta-voz assegura, ainda, o compromisso com a seriedade e o respeito pela verdade histórica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário