Bunker da Cultura Web Radio

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

sexta-feira, 24 de julho de 2020

História esquecida de freiras polonesas

Quando as tropas de Hitler se retiraram da Polônia em 1945, o Exército Vermelho de Stalin avançou em direção a Berlim. Em vez de libertação, as tropas soviéticas estupraram e saquearam enquanto seguiam os alemães em retirada. 
Em janeiro de 1945, enquanto a guerra continuava, as autoridades francesas enviaram a Dra. Madeleine Pauliac a Moscou para ajudar nos esforços para repatriar quaisquer prisioneiros de guerra franceses descobertos pelos soviéticos.
Quando a Dra. Pauliac viajou para Varsóvia, a cidade estava em ruínas. Uma insurreição contra os alemães entre agosto e outubro de 1944 levou à morte de mais de 20.000 combatentes poloneses e 180.000 civis.
Stalin ordenou que suas tropas parassem seu avanço enquanto os nazistas esmagavam impiedosamente a insurreição. Assim que seus homens continuaram sua marcha, começaram a surgir histórias de brutalidade generalizada e estupro sistemático.
Pauliac foi encarregada de abrir um hospital para tratar cidadãos franceses que haviam sido levados pelos alemães.
Madeleine Pauliac / Crédito: Wikimedia Commons
A médica estava bem familiarizada com o perigo quando se juntou à resistência aos 27 anos e tratou pilotos caídos.
Ela também esteve envolvida na libertação de Paris antes de ser incumbida da missão de repatriamento.
Como médica da Cruz Vermelha Francesa, seu foco principal era atender aos franceses. Mas depois de chegar à Polônia, ela ficou imediatamente ciente de todo o abuso de mulheres pelas tropas soviéticas.
Em abril de 1945, ela foi nomeada médica chefe do Hospital Francês de Varsóvia.
Pauliac encontrou mulheres polonesas em maternidades que haviam sido estupradas pelos soviéticos durante o trabalho ou momentos após o parto.
Apenas uma parcela de 15% de Varsóvia permaneceu de pé no pós-guerra.
Mas ela também descobriu freiras grávidas vivendo em conventos que haviam sido estuprados por gangues por várias tropas em rápida sucessão.
Algumas das mulheres foram assassinadas, enquanto outras foram autorizadas a viver.
Agnus Dei (no Brasil: ‘Os Inocentes’), filme francês de 2016 dirigido por Anne Fontaine e distribuído pela Mars Distribution.
Segundo seu sobrinho Philippe Maynial:
“Ela deu assistência médica a essas mulheres. Ela os ajudou a curar a consciência e salvar o convento. Tragicamente, a Dra. Pauliac morreu em uma missão em fevereiro de 1946. Sua história foi transformada em um filme, The Innocents, da diretora Anne Fontaine. Ao escrever na época, Pauliac observou: ‘Havia 25 deles, 15 foram estuprados e mortos pelos russos, os dez sobreviventes foram estuprados, 42 vezes, 35 ou 50 vezes cada um… Nada disso seria nada se cinco deles não estavam grávidas. Eles vinham pedir meu conselho e falar de aborto em termos velados”.
As anotações de missão da Dra. Pauliac foram compiladas por seu sobrinho, que passou a conduzir mais pesquisas sobre o assunto, que se tornaram a base do filme.
Segundo a diretora do filme, Anne Fontaine:
“Esse fato histórico não reflete bem os soldados soviéticos, mas é a verdade; uma verdade que as autoridades se recusam a divulgar, mesmo que vários historiadores estejam cientes dos eventos. Esses soldados não sentiram que estavam cometendo um ato repreensível: foram autorizados a fazê-lo por seus superiores como recompensa por seus esforços.  Infelizmente, esse tipo de brutalidade ainda é amplamente praticado hoje. As mulheres continuam sujeitas a essa desumanidade nos países em guerra em todo o mundo”.


Fonte: Dailymail

Nenhum comentário:

Postar um comentário