Bunker da Cultura Web Radio

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

terça-feira, 28 de julho de 2020

John H. Sims: Que raça eram gregos e romanos?

Filmes sobre a Grécia antiga, como Troia, Helena de Troia e 300, usaram atores de ascendência anglo-saxônica ou celta (por exemplo, Brad Pitt, Gerard Butler). Filmes sobre Roma antiga, como Gladiador e Roma, da HBO, fizeram o mesmo (por exemplo, Russell Crowe). Os diretores estavam certos, do ponto de vista histórico? Eram os antigos gregos e romanos de origem norte europeia?

Hoje, a maioria dos historiadores clássicos não fala nada sobre o assunto. Por exemplo, Paul Cartledge, professor de cultura grega em Cambridge, escreve sobre sua especialidade, Esparta, para leitores educados, mas não acadêmicos, mas em nenhum lugar que eu possa encontrar ele discute as origens raciais dos espartanos. Alguns anos atrás, perguntei a vários professores de clássicos sobre a raça dos antigos gregos, apenas para encontrar de ombros os que sugeriam que ninguém sabia, e que não era algo que valeria a pena investigar. Hoje, o interesse pela raça dos antigos parece ser considerado um sinal doentio, e qualquer evidência de suas origens nórdicas é reduzida por medo de que isso possa dar origem a sentimentos perigosos.

Cem anos atrás, porém, os europeus acreditavam que muitos gregos e romanos eram da mesma raça que eles. A famosa 11ª edição da Encyclopaedia Britannica, publicada em 1911, observou que “cabelos, pele e olhos claros entre as classes mais altas de Tebas e algumas outras localidades mostra que o tipo loiro da humanidade, que é característico do noroeste da Europa já havia penetrado em terras gregas antes dos tempos clássicos.” Acrescentou que os primeiros gregos, ou helenos, eram nórdicos, uma das “tribos de cabelos louros do alto da Europa conhecidas pelos antigos como Keltoi“. Sessenta anos atrás, até Bertrand Russell, filósofo e socialista britânico, acreditava que os helenos “eram invasores de cabelos louros do norte, que trouxeram a língua grega com eles” (História da filosofia ocidental, 1946).

Uma reprodução da obra-prima de Fídias, Atena Partenos. Crédito: Enciclopédia de História Antiga

Hoje, os estudiosos recusam esse consenso da pré-década de 1960. O Atlas Histórico do Pinguin sobre a Grécia Antiga (The Penguin Historical Atlas of Ancient Greece), escrito em 1996, zomba das “teorias raciais indubitavelmente dúbias subjacentes a grande parte dessa reconstrução”, mas não oferece nenhuma teoria para substituí-la, admitindo apenas que “a origem dos gregos continua sendo um assunto muito debatido…”

O autor do pinguim faz essa admissão surpreendente: “Muitas das ideias de origem racial foram desenvolvidas no século 19 e, embora possam ter alguma base na tradição histórica, arqueologia ou linguística, muitas vezes foram combinadas com pressupostos mais duvidosos.” O autor falha em listar essas suposições duvidosas. Beth Cohen, autora de “Not the Classical Ideal: Athens and the Construction of the Other in Greek Art” (2000), afirma que os trácios, primos distantes dos gregos, tinham “os mesmos cabelos escuros e as mesmas características faciais dos gregos antigos…”

Na verdade, havia uma boa base para a Britannica de 1911 escrever sobre loiros em Tebas. Tebas era a principal cidade de Beócia, uma rica região agrícola no centro-sul da Grécia. Fragmentos de um antigo diário de viagem de 150 a.C., descrevem as mulheres de Tebas como “as mais altas, mais bonitas e graciosas de toda a Hellas. Os cabelos amarelos estão amarrados no topo de suas cabeças. Píndaro, um poeta lírico Tebano do século V, refere-se aos gregos como “os Danaoi de cabelos loiros”, usando um nome poético para os helenos. Da mesma forma, em seu Partheneia, ou “Canções da Donzela“, o poeta espartano do século VII a.C., Álcman, elogiou a beleza das atletas espartanas, com seus “cabelos dourados” e “olhos violetas”. Ele também escreveu sobre mulheres espartanas com “olhos prateados”, significando cinza claro. O poeta grego Arquíloco do século VII a.C., elogia os “cabelos amarelos” de uma de suas amantes, e Safo – também do século VII a.C., – escreve sobre sua “filha linda, dourada como uma flor”.

No século IV d.C., Adamâncio, médico e cientista alexandrino, escreveu em sua Physiognomonia que “de todas as nações os gregos têm os olhos mais belos”, acrescentando que “onde quer que a raça helênica e iônica seja mantida pura, vemos homens altos, de constituição bastante larga e reta, … de pele bastante clara e loira”. Presumivelmente, vários séculos de miscigenação mudaram o caráter racial de muitos gregos, mas as características loiras ainda se mantiveram, e Xanthos, que significa “amarelo” em grego, era um nome pessoal comum.

A professora Nell Painter, de Princeton, autora de “The History of White People” [A História das Pessoas Brancas], reclama que “não são poucos os ocidentais que tentaram racializar a antiguidade, transformando-a em uma história antiga da raça branca”. Ela ressalta que os gregos frequentemente pintavam suas estátuas de mármore – “os originais eram geralmente de cor escura” – e que a tinta se desgastavam com o tempo e os europeus concluíram erroneamente do mármore branco que os gregos eram brancos.

Sim, os gregos pintavam suas estátuas, mas as originais não eram escuras. Afrodite de Praxiteles, da cidade grega de Cnido, era a estátua mais famosa e mais copiada do mundo antigo. Centenas de cópias sobrevivem. Especialistas determinaram a partir de partículas microscópicas de tinta que Afrodite foi pintada de loira. Os romanos tinham seu próprio nome para essa deusa, Vênus, e também suas “imagens de culto” eram onipresentes e “pintadas com cores pálidas e cabelos loiros dourados” (ver Joanna Pitman, On Blondes, 2003).

A obra-prima de Fídias, a “Atena Partenos”, permaneceu no Partenon por quase 1.000 anos até que se perdeu, provavelmente no século V d.C. Quando o escultor americano Alan LeQuire decidiu fazer uma cópia fiel da réplica em larga escala do Partenon no Centennial Park de Nashville, ele a modelou com descrições da obra original. A Atenas de 42 pés de altura, revelada em 1990, tem pele clara, olhos azuis e cabelos dourados (veja a foto acima).

Muitas pequenas figuras de terracota da Grécia do século IV a.C., sobreviveram com traços de tinta. Elas mostram cabelos claros, geralmente castanhos avermelhados e olhos azuis, assim como estátuas maiores da época das Guerras Persas no início do século V a.C. Mesmo um exame superficial de relevos, estátuas e bustos antigos de mármore revelam características europeias. Muitos dos rostos poderiam facilmente ser os dos líderes celtas ou dos reis vikings.

Há mais evidências da aparência dos gregos. Xenófanes, um filósofo grego jônico que viveu no século V a.C., se divertiu ao notar que diferentes povos acreditavam que os deuses se pareciam com eles: “Nossos deuses têm nariz chato e pele preta, dizem os etíopes. Os trácios (apesar das observações do professor Cohen acima) dizem que nossos deuses têm cabelos ruivos e olhos castanhos.” De fato, um afresco do século IV a.C., de uma mulher trácia, encontrada no monte Ostrusha, no centro da Bulgária, mostra cabelos ruivos e traços europeus.

O poeta grego Hesíodo (c. 700 a.C.) chamou Troia de “a terra das mulheres bonitas”. Segundo o historiador romano Diodoro Sículo, que viveu no primeiro século a.C., o deus egípcio Set tinha “cabelos avermelhados”, uma cor que era “rara no Egito, mas comum entre os helenos”. Plutarco (46–120 d.C.) nos diz que, enquanto o general Pelópidas (d. 364 a.C.) estava em campanha na Grécia central, ele teve um sonho em que um fantasma o exortou a sacrificar uma virgem ruiva se quisesse ser vitorioso na batalha do dia seguinte.

Dois tipos raciais

Havia dois tipos raciais na Grécia antiga: brancos de cabelos escuros e brancos de cabelos louros, bem como gradações entre. Os primeiros habitantes conhecidos eram do primeiro tipo. Entre eles estavam os minoicos, que não eram gregos, e que construíram uma civilização impressionante na ilha de Creta. Os pelagianos, que mais tarde foi dado pelos gregos à população pré-helênica da Grécia continental, também eram  escuros. Eles tendiam a ter cabelos pretos encaracolados e olhos em forma de azeitona. Seu tipo é claramente visível em muitos vasos áticos (atenienses), e levou alguns estudiosos a concluir que todos os gregos tinham a mesma aparência.

Nem os minoicos nem os pelagianos falavam grego – as inscrições lineares dos minoicos ainda não foram decifradas – então a língua grega deve ter chegado com os conquistadores de cabelos claros que migraram do norte, provavelmente do meio do vale do rio Danúbio. Segundo o mito nacional grego, os helenos eram descendentes de Hellen (não confundir com Helena de Troia), filho de Deucalião. Hellen teve filhos e netos, que correspondem às quatro principais divisões tribais da Grécia antiga: os eólios, acadianos, jônios e dórios.

Hoje, os estudiosos tendem a descartar tais mitos, mas não teriam sobrevivido se não fossem geralmente consistentes com as longas memórias folclóricas dos povos antigos. Nesse caso, eles apontam para o que os estudiosos clássicos há muito acreditam ser uma série de descidas helênicas sobre a Grécia continental e as ilhas do Egeu. Os primeiros helenos a chegar foram os jônicos e os eólios; alguns séculos depois, os acadianos e, finalmente, os dórios.

A civilização grega da idade do bronze (1600-1200 a.C.) foi certamente influenciada por culturas minoicas e outras do Mediterrâneo oriental, mas era inconfundivelmente grega. O linear B, que começou a dominar a cultura cretense por volta de 1500 a.C., foi decifrado e considerado uma das primeiras formas do grego. Por volta do ano 1200 a.C., esta cultura, conhecida como micênica, entrou em colapso; suas cidades foram destruídas e abandonadas, e a Grécia entrou em uma Idade das Trevas de 400 anos. Terremotos e erupções vulcânicas provavelmente desempenharam um papel importante na destruição, e mais tarde os gregos a atribuíram a invasões do norte. Ondas de guerreiros helênicos varreram e queimaram as cidadelas micênicas e se tornaram a raça dominante na Grécia. Eles também saquearam a cidade de Troia, e a Ilíada de Homero é sobre eles. Eles também parecem ter exterminado grande parte da cultura micênica: os gregos pararam de escrever e abandonaram as artes, a vida urbana e o comércio com o mundo exterior.

Sabemos algo sobre os primeiros helenos da Ilíada. Foi escrita pela primeira vez no final do século VIII a.C., no fim da Idade das Trevas grega, depois que os fenícios ensinaram aos gregos como escrever novamente. Ele narra eventos cerca de quatrocentos a quinhentos anos antes. Embora pensemos no poema como sendo sobre os gregos, os heróis guerreiros de Homero pertencem à nobreza aqueia, o que sugere que foram eles que derrubaram a civilização micênica, não os dórios, que desceram sobre a Grécia e se deslocaram cem anos depois. A arqueologia confirma essa suposição, pois Troia foi queimada por volta de 1200 a.C., e a data tradicional da Guerra de Troia é 1184 a.C. A invasão dórica é datada por vários historiadores antigos em 1149, 1100 ou 1049 a.C.

Há boas razões para pensar que Homero estava gravando histórias transmitidas durante a Idade das Trevas. Ele era um bardo que morava em Iônia, uma região na costa do mar Egeu, que hoje é a Turquia, e se estivesse inventando as histórias, teria afirmado que os heróis eram jônicos. Em vez disso, ele canta louvores à nobreza dos aqueus de cabelos claros: Aquiles, seu maior guerreiro, tem “cabelos ruivos”, Odisseu, seu maior estrategista, tem “cabelos castanhos”, sua esposa Penélope tem “bochechas brancas da cor pura”, Agamede, curandeira e especialista em plantas medicinais, é “loira” e o rei Menelau de Esparta, marido de Helena, tem “cabelos ruivos”. Helena também tem “cabelos louros” e até as meninas escravas são de pele clara: “Hecamede, de cabelos louros”, “Criseida de bochechas claras” e a “loira Briseis”. Isso é significativo, pois, mesmo que alguns dos escravos fossem loiros, isso significa que o tipo nórdico não era exclusivo dos aqueus, que estava presente em outras partes do mundo egeu.

Homero (e Píndaro) descrevem a maioria dos deuses e deusas do Olimpo como cabelos louros e “olhos brilhantes”, significando azul, cinza ou verde. A deusa Deméter tem “cabelos loiros” ou “amarelos”, assim como Leto, mãe de Apolo, que também é descrita como “cabelos dourados”. Afrodite tem cabelos “dourados”, e Atena é conhecida como “a clara e de olhos brilhantes” e a “deusa de olhos cinzentos”. Dois dos deuses, Poseidon e Hefesto, são descritos como tendo cabelos pretos. Como observado acima, Xenófanes reclamou que todos os povos imaginam que os deuses lhes parecem.

Foram os dórios, os últimos invasores gregos, que acabaram com o domínio dos aqueus e provavelmente provocaram uma migração em massa de helenos eólios e jônios – sem dúvida incluindo os ancestrais de Homero – através do Mar Egeu até a costa da Ásia Menor. Os dórios que se estabeleceram no vale fértil do Eurotas, no sul do Peloponeso, eram os ancestrais diretos dos espartanos da era clássica, e afirmavam ser os únicos dórios puros.

Werner Jaeger, diretor do Instituto de Estudos Clássicos de Harvard, escreve:

“O tipo nacional de invasor permaneceu mais puro em Esparta. A raça dórica deu a Píndaro seu ideal de guerreiro loiro de descendência orgulhosa, que ele costumava descrever não apenas o Menelau homérico, mas o maior herói grego, Aquiles, e de fato todos os ‘danaeanos eram loiros’ [outro nome para os aqueus que lutaram em Troia] da era heroica”.(Paideia: The Ideals of Greek Culture, 1939).

Os gregos clássicos não pretendiam ser autóctones, isto é, “da terra” ou os habitantes originais da terra. Em vez disso, eles se orgulhavam de serem prelúdios, descendentes de colonizadores e conquistadores. Duas exceções notáveis foram os acadianos e os atenienses, cujos solos rochosos provavelmente ofereceram pouca tentação aos colonizadores armados. O historiador Heródoto (484-420 a.C.) registrou que os atenienses eram “um povo pelagiano [que] havia ocupado a Ática e nunca se mudou dela”, assim como os acadianos. A linguagem apóia essa visão, pois tanto atenienses quanto acadianos falavam dialetos únicos. Eles aprenderam grego com os invasores do norte, mas mantiveram elementos pelagianos.

Assim, a Grécia clássica era uma fusão, cultural e racial, desses dois tipos de brancos. Algumas cidades-estados, como Tebas e Esparta, eram predominantemente nórdicas. Outros, como Atenas, eram predominantemente mediterrâneos, e outros ainda eram misturas dos dois.

Os patrícios romanos

Nell Painter, autor da mencionada “The History of White People”, acha “surpreendente” que o americano Madison Grant (1865-1937) tenha argumentado em “A Passagem da Grande Raça” (1916) que a nobreza romana era de origem nórdica, e ainda há boas evidências para essa visão. Existem muitos livros ricamente ilustrados sobre a Roma antiga, com exemplos de máscaras da morte, bustos e estátuas que retratam claramente os patrícios romanos não apenas como europeus, mas como europeus do norte.

Brutus Capitolino, de olhos azuis. Crédito: Wikimedia Commons

O excelente estudo de R. Peterson, The Classical World (1985), que inclui uma análise de 43 figuras gregas e 32 romanas, é convincente. Dr. Peterson explica que os romanos pintavam suas máscaras da morte para preservar a cor e a forma dos rostos de seus antepassados. Olhos azuis, cabelos claros e pele clara são comuns. Um bom exemplo desse tipo racial é o famoso busto de Lúcio Júnio Bruto, fundador da República Romana, que data do século IV a.C. O rosto de Bruto é identificável como germânico, assim como a cor de seus olhos. O escultor usou marfim para o tom branco e vidro azul para os olhos. Ou pegue a famosa cabeça de mármore de uma mulher patrícia do final do primeiro século d.C., que muitas vezes é incluída em pesquisas ilustradas da Roma imperial para demonstrar a moda dos cabelos encaracolados. Suas características são tipicamente do norte da Europa: um nariz aquilino delicado, maçãs do rosto altas e um rosto angular e longo, em vez de redondo. Outro exemplo clássico é o famoso afresco da Vila dos Mistérios em Pompéia, que mostra quatro mulheres em flagelação ritual. Eles são altos, de pele clara e cabelos castanhos.

Há também evidências de nomes romanos. Rutilus significa “vermelho, dourado, castanho” e deriva do verbo rutilo, que significa “brilhar com um brilho avermelhado”. Rufus, que significa vermelho, era um codinome ou apelido romano comum usado para uma característica pessoal, como cabelos ruivos. Os flavianos eram um clã aristocrático cujo nome de família era derivado de flavus, significando amarelo dourado. Os flaminianos eram outra família nobre cujo nome de clã vinha de flamma, significando chama, sugerindo cabelos ruivos.

De acordo com Plutarco, Marco Pórcio Catão tinha “cabelos ruivos e olhos cinzentos”, Lúcio Cornélio Sula, general e ditador, tinha “olhos azul acinzentados e cabelos loiros”, e Caio Otávio (Augusto), o primeiro imperador romano, “olhos brilhantes e cabelos amarelos. Uma análise recente de um antigo busto de mármore do imperador Calígula encontrou partículas do pigmento original presas na pedra. Especialistas restauraram as cores para mostrar que o governante demente tinha pele avermelhada e cabelos ruivos.

A poesia de amor de Públio Ovídio Naso, mais conhecido como Ovídio, (43 a.C. a 17 d.C.) oferece muitas evidências da cor das mulheres romanas da classe alta durante os primeiros anos do império. Que Ovídio atribui cabelos loiros a muitas deusas – Aurora, Minerva, Ceres, Diana e Vênus – nos diz algo sobre o ideal romano da beleza; que ele descreve muitas de suas amantes da mesma maneira, nos dizendo que o tipo nórdico ainda era encontrado na Roma imperial. “Sou louco por garotas de cabelos claros e pele pálida”, ele escreve em seu livro Amores de 15 a.C., mas “as morenas também fazem amantes maravilhosas”. Ele admira o contraste de “tranças escuras contra um pescoço branco como a neve” e adora garotas que coram. Um de suas amantes favoritas é “alta”, com um “tom pêssego e creme”, “bochechas de marfim” e “olhos brilhantes”. Outra era uma “loira grega inteligente”.

Então, de onde vieram os romanos? Eles eram um povo latino, embora, segundo a lenda que possa ter alguma base de fato, também houvesse colonos gregos e refugiados troianos entre as raças fundadoras. Os latinos eram uma das oito tribos nórdicas itálicas – Apúlios, Brutios, Lucanianos, Sabinos, Samnitas, Úmbrios/Oscianos e Vênetos – que migraram para a península italiana por volta de 1000 a.C. É claro que a Itália não estava vazia. Os etruscos viviam ao norte de Roma, no que hoje é a Toscana, e havia outros brancos de pele mais escura morando na península. É provável que os etruscos tenham sido carianos da Ásia Menor.

O que aconteceu com os gregos e romanos nórdicos? Seus números foram reduzidos e diminuídos pela guerra, imperialismo, imigração e escravidão. A prolongada guerra interna foi devastadora. Os helenos perderam relativamente poucos homens em suas duas guerras com o Império Persa (490, 480-479 a.C.), mas foram dizimados pela série ruinosa de guerras inter-helênicas que se seguiram. A Guerra do Peloponeso (431-404 a.C.) colocou Atenas e suas cidades jônicas contra a confederação espartana dórica. Isso foi seguido por 35 anos de guerra intermitente entre Esparta e Tebas (396-362 a.C.), que colocou os nórdicos contra os nórdicos. Essas guerras enfraqueceram tanto as repúblicas gregas que caíram sob o domínio macedônio cerca de 20 anos depois (338 a.C.), pondo fim à era clássica da Grécia.

O dinheiro era, como sempre, um solvente racial. Teógnis, um nobre poeta da cidade dórica de Megara, escreveu no século VI a.C: “O homem mais nobre se casará com a filha mais baixa de uma família de base, se ela apenas trouxer dinheiro. E uma dama dividirá sua cama com um homem rico e imundo, preferindo ouro ao pedigree. Dinheiro é tudo. Boas raças com más e raças estão perdidas.”

A experiência romana foi igualmente trágica. Todos os seus historiadores posteriores concordaram que as terríveis perdas infligidas por Aníbal durante a Segunda Guerra Púnica (218-201 a.C.) eram menores em comparação às horrendas perdas que Roma infligiu a si mesma durante os quase 100 anos de guerra civil.

A imigração foi a inevitável reação do imperialismo quando escravos, aventureiros e comerciantes invadiram Roma. Com o tempo, os escravos foram libertados, estrangeiros deram à luz a nativos, os não-romanos ganharam a cidadania, e as sanções legais e sociais contra os casamentos caíram. No início do império, tudo o que restava do estoque romano original eram algumas famílias patrícias.

O historiador Apiano lamentou que “as massas da cidade agora estejam completamente misturadas com sangue estrangeiro, o escravo libertado tem os mesmos direitos que um cidadão nativo, e aqueles que ainda são escravos não parecem diferentes de seus senhores”. Públio Cornélio Cipião Emiliano Africano (185–129 a.C.), estadista e general do famoso clã dos Aemilii, chamou esses sujeitos heterogêneos de “enteados de Roma”.

Cento e cinquenta anos depois, Horácio (65–8 a.C.) escreveu no livro III das Odes:

“Nossos avós tiveram filhos fracos; deles ainda éramos mais fracos – nós mesmos; e agora a nossa maldição deve ser para criar herdeiros ainda mais degenerados.”

Os últimos escritores romanos passaram a ver seu próprio povo como moralmente e fisicamente degenerados. O sub-texto do tratado etnológico de Tácito (56-117 d.C.), “Germânia”, é um desejo do vigor e pureza do norte que os romanos haviam perdido. Ele via os gauleses e alemães como superiores aos romanos na moral e no físico, e as mulheres romanas compartilhavam essa admiração. Cabelos loiros tornaram-se desejados, e as escravas alemãs e gaulesas foram despidas de seus cabelos loiros ou marrom-avermelhados para fazer perucas para mulheres ricas. Na época de Tertuliano (160-225 d.C.), tantas mulheres romanas estavam morrendo de medo que ele reclamou: “elas têm até vergonha do país, lamentam não ter nascido na Alemanha ou na Gália”. No início do século II d.C., o satírico Juvenal reclamou do estoque cada vez menor do “sangue azul patrício”, que é uma frase figurativa da nobreza, cujas veias aparecem azuis através de sua pele clara.

Visto em um contexto histórico, é quase como se os europeus do norte de hoje se propusessem perfeitamente a imitar as maneiras pelas quais os gregos e romanos se destruíram. Tanto na Europa quanto na América, jovens patrióticos se mataram em terríveis guerras fratricidas. Na América do Norte, os descendentes de escravos são maioria em muitas grandes cidades. Ambos os continentes pagaram ambições imperiais com imigração em massa de estrangeiros. Seremos capazes de resistir às forças que derrubaram os antigos?


Fonte: American Renaissance

Nenhum comentário:

Postar um comentário