Bunker da Cultura Web Radio

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Homenageando a força do pioneirismo feminino

Projeto mostrará que por trás da história de Nova Petrópolis, existiram sempre grandes mulheres

Marlon e Gessy com o retrato de Ella, mãe de Gessy
Nova Petrópolis - Elas foram essenciais para a construção da história da cidade - e ao mesmo tempo cozinhavam, costuravam, aravam, plantavam, colhiam, apoiavam, cuidavam e educavam, simbolizando o alicerce das famílias de Nova Petrópolis.
Para homenagear as primeiras mulheres do município, os professores Gessy Deppe e Marlon Adame iniciaram um projeto que criará um acervo histórico-cultural a partir de biografias destas figuras.
“Elas davam suporte à família e sem elas a casa não funcionava. A mulher trabalhava muito, mas não ganhava o mérito”, disseram os autores do projeto. Marlon acrescenta que estas mulheres nunca foram lembradas como merecem. “É muito comum haver trabalhos sobre homens líderes. Mas por que não mulheres líderes?”, questionou.
O projeto, denominado “Mulheres Pioneiras”, será dividido em três etapas, iniciando com uma exposição fotográfica. Ela acontecerá entre o dia 1º e 7 de setembro, contendo retratos de mulheres de idade superior a 75 anos. Os professores explicam que o evento ocorrerá neste período por ser a semana do aniversário de colonização do município, a fim de mostrar que o projeto tem a intenção de resgatar, manter e promover a história da cidade. Após a exposição, acontecerá uma coleta de breves biografias com os familiares das mulheres retratadas. Por fim, estes relatos serão juntados e organizados, dando origem a um livro.
A obra será escrita em português e alemão. “Acho que merece. Afinal, alemão é o idioma que elas falavam”, explica Gessy.
“Elas são nosso modelo de educação”
Mesmo exercendo uma série de funções, as “Mulheres Pioneiras” não dispensavam amor ao realizar seus afazeres. Segundo Marlon e Gessy, elas viam o fato de cuidar da família como uma missão. “Se quisessem que a família crescesse sólida, acreditavam que tinham de fazer sua parte”, explica Gessy.
E os autores do projeto têm expostos nas paredes de casa o carinho e respeito pelas mulheres da família. Ambos guardam com carinho o retrato emoldurado da mãe, avó ou bisavó. “Elas são o nosso modelo de educação”, diz Marlon.

Como participar
Todos podem participar do projeto cedendo fotografias de mulheres de Nova Petrópolis que tenham ou teriam mais de 75 anos de idade. Os interessados devem levar os retratos à Foto Stoffel, situada no Centro Comercial Zeppelin (defronte à Rodoviária), para serem copiados. As imagens podem ser recolhidas no mesmo local e não há custos para participar do projeto

Por Jessica Weber - Jornal O Diario

O projeto tambem conta com o apoio da AFEBRAE (Claudio Weber) e do Prof./historiador Renato Seibt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário