Bunker da Cultura Web Radio

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

sábado, 30 de julho de 2011

Preso não irá à aula

Caxias do Sul – Matriculado em Direito na UCS, o presidiário Eder da Silva Torres, 32 anos, não irá à universidade no primeiro dia de aula, segunda-feira. Torres só obteve autorização para cursar a faculdade com escolta. No entanto, a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) diz não ter efetivo para acompanhá-lo. Enquanto isso, o preso, recluso em regime fechado na Penitenciária Industrial de Caxias do Sul (Pics), aguarda o julgamento de um recurso no Tribunal de Justiça do Estado. Torres cumpre pena de 23 anos e três meses por homicídio e tráfico. Ele passou no vestibular para Direito no concurso de inverno.
Titular da Vara de Execuções Criminais, a juíza Sonáli da Cruz Zluhan autorizou que Torres vá à faculdade, mas somente mediante acompanhamento. A posição da magistrada foi a mesma do Ministério Público (MP).
– Existe a previsão legal de liberar o preso do regime fechado para trabalhar com escolta, então, por analogia, eu julguei que ele pode estudar também – argumenta Sonáli.
Apesar da autorização da juíza, o delegado regional penitenciário, Hélio Souza Fraga Filho, diz que não há condições de realizar a escolta. Segundo a assessoria de imprensa da Susepe, há cerca de 60 agentes atuando na Pics. Já na Penitenciária Regional de Caxias do Sul (Percs), no Apanhador, são aproximadamente 80. Até as 14h de sexta-feira, a Pics abrigava 810 presos e a Percs, 245.
– Não vamos fazer escolta para a faculdade. Temos escoltas hospitalares, para outros municípios e mais a segurança interna do presídio. É inviável ter dois agentes só para isso – afirma o delegado.


Em 1º lugar devemos saber quem vai pagar a matricula e as mensalidades. Sabemos muito bem que a UCS é uma instituição privada.  Se você ainda sabe,  seremos  nós cidadãos de bem que vamos  pagar. Você acha justo pagar a faculdade de seu filho ou a sua e de quebra pagar ainda de um presidiário? Moleza né?
Além de estar pagando para ele estar preso, vamos ter que pagar mais pela escolta. Alguma coisa esta errada. A Lei é pra ser cumprida.

Se o preso está recluso em regime fechado é pq cometeu algum crime grave e a prisão tem por objetivo fazer com que o preso pague pelo seu crime, se não tiver como estudar dentro do presídio que faça estudo a distância, como tantos brasileiros.
Pq não pensou em estudar antes de cometer um crime? Aliás quem merece escolta policial é o cidadão de bem, para se proteger dos bandidos.
Ele, que cumpra 1º sua dívida com a sociedade, para depois estudar. Não deviam nem ter deixado prestar vestibular.
Hoje em dia, ser presidiário no Brasil é uma maravilha, tem tudo de bom:
banhos de sol, 3 refeições diárias, não passam frio, salário, auxílio-reclusão enquanto isso milhares de pais de familia, suam da manhã a noite para colocar uma única refeição diária na mesa para seus filhos.
Realmente é uma vergonha.
Esse é o BRASIL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário