Depois de protagonizar manifestações de hostilidade inaudita ao novo governo brasileiro, eleito no dia anterior por enorme maioria, o Colégio Rosário, Irmãos Maristas, não recuou um só milímetro do trabalho pedagógico de promover a lavagem cerebral dos seus alunos, tudo com o objetivo de estimular a luta de classes dentro da ótica marxista, portanto capaz de exterminar com a economia de mercado (capitalismo) e com a democracia como a que conhecemos, substituindo-as pela economia de mercado e a ditadura do proletariado (comunismo). Basta examinar a notícia a seguir, disponibilizada no site do próprio colégio, na qual são contados detalhes do julgamento dos ricos e das classes médias (burguesia), portanto dos pais dos alunos e dos próprios alunos, já que o colégio é pago por eles. O julgamento da burguesia foi tarefa de aula para as turmas do 2o ano do ensino médio pelos professores da Área de Ciências Humanas. A ré, a burguesia, não tem defesa, pelo que se percebe na notícia. Só há acusação. A aluna Julia Battaglin, da turma 203, explica o que entende do julgamento:
- Estudar sobre a burguesia este ano me ajudou a entender o motivo de as coisas serem como elas são hoje em dia.
NOSSO JEITO DE EDUCAR
Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e
valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia,
favorecendo uma atuação consciente, é uma das
competências desenvolvidas pelo Júri Simulado, realizado
com as turmas do 2º ano do Ensino Médio.
Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e
valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia,
favorecendo uma atuação consciente, é uma das
competências desenvolvidas pelo Júri Simulado, realizado
com as turmas do 2º ano do Ensino Médio.
No projeto, os rosarienses simulam um julgamento, no qual os
casos são escritos de forma coletiva com cada turma, a partir
de quatro animações previamente escolhidas pelos professores
da área de Ciências Humanas. O réu da simulação é a
burguesia dos séculos 18 a 21. O juiz, os promotores,
os advogados de defesa, os secretários e o júri popular são
eleitos pelos próprios estudantes. Os demais participam como
testemunhas. Todos se vestem à caráter, como se estivessem
realmente em um tribunal, e utilizam termos e linguagem
característicos desse ambiente.
casos são escritos de forma coletiva com cada turma, a partir
de quatro animações previamente escolhidas pelos professores
da área de Ciências Humanas. O réu da simulação é a
burguesia dos séculos 18 a 21. O juiz, os promotores,
os advogados de defesa, os secretários e o júri popular são
eleitos pelos próprios estudantes. Os demais participam como
testemunhas. Todos se vestem à caráter, como se estivessem
realmente em um tribunal, e utilizam termos e linguagem
característicos desse ambiente.
Segundo a professora Adriana dos Santos Moraes, o veredito é
dado pelos participantes de maneira online. “Ao final de cada
sessão, que se realiza uma vez por semana, os estudantes
são convidados a votar no Marista Virtual, julgando se a ré, a
Burguesia, deve ser condenada ou absolvida", explica.
dado pelos participantes de maneira online. “Ao final de cada
sessão, que se realiza uma vez por semana, os estudantes
são convidados a votar no Marista Virtual, julgando se a ré, a
Burguesia, deve ser condenada ou absolvida", explica.
Para Julia Battaglin, da turma 203, o projeto é uma iniciativa
incrível do Colégio. "É muito legal participar! Ano passado fui
advogada de defesa e este ano fui a ré, assim pude explorar
os diferentes lados e possibilidades dentro de um mesmo
evento. Estudar sobre a burguesia este ano me ajudou a
entender o motivo de as coisas serem como elas são hoje em
dia", conclui. A estudante conta que toda turma se empenha
muito na atividade. "Serve muito para unir a turma. Depois do
júri, a gente se reúne e comenta como foi. É muito bom ver
toda dedicação dos colegas", diz. E acrescenta: "hoje cogito
cursar Direito na faculdade por causa do Júri Simulado".
incrível do Colégio. "É muito legal participar! Ano passado fui
advogada de defesa e este ano fui a ré, assim pude explorar
os diferentes lados e possibilidades dentro de um mesmo
evento. Estudar sobre a burguesia este ano me ajudou a
entender o motivo de as coisas serem como elas são hoje em
dia", conclui. A estudante conta que toda turma se empenha
muito na atividade. "Serve muito para unir a turma. Depois do
júri, a gente se reúne e comenta como foi. É muito bom ver
toda dedicação dos colegas", diz. E acrescenta: "hoje cogito
cursar Direito na faculdade por causa do Júri Simulado".
Confira as simulações de casos elaborados pelas turmas:
Turma 201: A burguesia é acusada de desenvolver um modo
de vida individualista, consumista e insustentável, a partir da
exploração exacerbadas da mão-de-obra humana e dos
recursos naturais, sendo imposta a seus subjugados uma
mentalidade alienante, visando o lucro em detrimento da
dignidade humana.
Turma 201: A burguesia é acusada de desenvolver um modo
de vida individualista, consumista e insustentável, a partir da
exploração exacerbadas da mão-de-obra humana e dos
recursos naturais, sendo imposta a seus subjugados uma
mentalidade alienante, visando o lucro em detrimento da
dignidade humana.
Turma 202: A burguesia é acusada da alienação da sociedade
pela exploração dos meios de produção e dos trabalhadores.
Consta também, que a ré estimulou comportamentos
competitivos, gananciosos e promoveu a desigualdade social
e o consumismo. É indiciada, também, pela degradação das
relações sociais e saúde mental dos indivíduos que
compõem cada sociedade onde sua atuação foi percebida.
pela exploração dos meios de produção e dos trabalhadores.
Consta também, que a ré estimulou comportamentos
competitivos, gananciosos e promoveu a desigualdade social
e o consumismo. É indiciada, também, pela degradação das
relações sociais e saúde mental dos indivíduos que
compõem cada sociedade onde sua atuação foi percebida.
Turma 203: A burguesia é acusada de criar e manter um ciclo
vicioso de desigualdade social, o qual é sustentado pela
posse privada dos bens de produção. Isso resultou em um
desenvolvimento humano baseado em princípios burgueses,
tais quais o consumo desenfreado e a exploração
indiscriminada tanto de recursos naturais quanto da força de
trabalho, causando a liquidez das relações interpessoais e a
dificuldade da ascensão social.
vicioso de desigualdade social, o qual é sustentado pela
posse privada dos bens de produção. Isso resultou em um
desenvolvimento humano baseado em princípios burgueses,
tais quais o consumo desenfreado e a exploração
indiscriminada tanto de recursos naturais quanto da força de
trabalho, causando a liquidez das relações interpessoais e a
dificuldade da ascensão social.
Turma 204: A burguesia é acusada de alienação da sociedade
devido à exploração do tempo e do trabalho, como incentivo
ao consumo, a partir da premissa de que “tempo é dinheiro".
Tendo em vista que as inovações ocorrem constantemente,
a busca pelo consumo desenfreado e um progresso sem fim,
fez com que a sustentabilidade fosse esquecida e a felicidade
acabasse se tornando um bem a ser consumido,
desencadeando a falta de compaixão pelo outro e
potencializando a individualidade exacerbada.
devido à exploração do tempo e do trabalho, como incentivo
ao consumo, a partir da premissa de que “tempo é dinheiro".
Tendo em vista que as inovações ocorrem constantemente,
a busca pelo consumo desenfreado e um progresso sem fim,
fez com que a sustentabilidade fosse esquecida e a felicidade
acabasse se tornando um bem a ser consumido,
desencadeando a falta de compaixão pelo outro e
potencializando a individualidade exacerbada.
Turma 205: A burguesia é acusada de oprimir e alienar a
sociedade dependente do emprego, a qual é obrigada a
vender sua força de trabalho para sobreviver, tornando-se
submissa ao modelo econômico presente, induzindo-a à
competição, ao descontrole, a descuidos mortais e até
mesmo ao suicídio, afetando a felicidade dos trabalhadores.
Tal fato ocasiona a desumanização da população pelo motivo
de a burguesia ser detentora da propriedade privada dos
meios de produção, priorizando a obtenção de lucro próprio
por meio do incentivo de um consumo desenfreado, o qual é
muito prejudicial à sustentabilidade, afetando não só a saúde
dos trabalhadores, mas também a ambiental.
sociedade dependente do emprego, a qual é obrigada a
vender sua força de trabalho para sobreviver, tornando-se
submissa ao modelo econômico presente, induzindo-a à
competição, ao descontrole, a descuidos mortais e até
mesmo ao suicídio, afetando a felicidade dos trabalhadores.
Tal fato ocasiona a desumanização da população pelo motivo
de a burguesia ser detentora da propriedade privada dos
meios de produção, priorizando a obtenção de lucro próprio
por meio do incentivo de um consumo desenfreado, o qual é
muito prejudicial à sustentabilidade, afetando não só a saúde
dos trabalhadores, mas também a ambiental.
Turma 206: A burguesia é acusada de, através da imposição
de um sistema econômico que visa o lucro acima de tudo,
explorar desenfreadamente os recursos naturais e os
trabalhadores, desenvolvendo uma sociedade consumista,
marcada pela desigualdade, pelo individualismo e pela
alienação, promovendo a infelicidade e desrespeitando os
direitos humanos.
de um sistema econômico que visa o lucro acima de tudo,
explorar desenfreadamente os recursos naturais e os
trabalhadores, desenvolvendo uma sociedade consumista,
marcada pela desigualdade, pelo individualismo e pela
alienação, promovendo a infelicidade e desrespeitando os
direitos humanos.
Turma 207: A burguesia é acusada de quebrar o princípio de
autodeterminação das nações, a partir da exploração e
alienação das formas de trabalho, instigando o individualismo
e a competição e, consequentemente, o consumismo
exacerbado, unido à falta de sustentabilidade, prejudicando o equilíbrio ambiental.
autodeterminação das nações, a partir da exploração e
alienação das formas de trabalho, instigando o individualismo
e a competição e, consequentemente, o consumismo
exacerbado, unido à falta de sustentabilidade, prejudicando o equilíbrio ambiental.
MATÉRIA DISPONÍVEL NO SITE DO COLÉGIO
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