Bunker da Cultura Web Radio

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

quarta-feira, 1 de junho de 2011

PARA O PT DIREITOS HUMANOS É POR SORTEIO

É uma decisão vergonhosa sob todos os aspectos, esta escolha arbitrária sobre quem merece viver e quem merece morrer, tomada pela Ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário. O mais vergonhoso de tudo, no entanto, é que entre os protegidos da Justiça está José Rainha Jr, que possui mais de 20 processos contra si, pelos mais diversos crimes. É o governo do PT protegendo um criminoso e deixando morrer inocentes.

O Globo - Na semana seguinte a quatro assassinatos de ativistas na Amazônia, o governo reconheceu, nesta terça-feira, não ter instrumentos e condições para garantir a segurança de todos os líderes que correm risco de serem assassinados no campo e que constam da lista de ameaçados feita pela Comissão Pastoral da Terra (CPT). A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, afirmou ser necessário fazer uma triagem na relação da entidade e escolher quais são os prioritários entre os mais ameaçados. Na segunda-feira, reunião de ministros decidiu ser prioritária a questão da segurança dos ambientalistas ameaçados de morte na Amazônia.

- Seria errôneo e uma ilusão dizer que temos condições para atender a esta lista. Vamos analisar a listagem da CPT e fazer uma avaliação. Vamos buscar os casos mais graves, sobre os quais nos debruçaremos - disse Maria do Rosário, após encontro com líderes da CPT em seu gabinete.  A ministra afirmou que será feita uma triagem da relação e atender aos casos mais graves. A CPT selecionou 30 nomes de lideranças no campo que julgam serem prioritários.  Questionada por sua declaração, a ministra justificou sua afirmação.

A CPT entregou ao governo uma lista com 207 nomes de líderes rurais, indígenas, quilombolas, sem-terra e ambientalistas que, entre 2000 e 2011, sofreram mais de uma ameaça ou foram vítimas de tentativas de assassinato. Mas, desse total, 42 foram assassinados. Dos 165 ameaçados ainda vivos, a CPT destacou 30 líderes, cujos casos são considerados mais vulneráveis.  A ministra não garantiu quantos dos relacionados poderão contar com a proteção do governo. Essa análise ainda será feita e não há data prevista para encerrar esse trabalho. Questionada após admitir que o governo não assegura a proteção da totalidade dos ameaçados, a ministra tentou se justificar.  - O que quero dizer é que é errôneo garantir escolta para os 1.850 (número total da lista da CPT). Não poderia prometer ao Brasil oito ou nove policiais para cada um desses ameaçados. Mas nunca houve uma articulação desse nível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário