Bunker da Cultura Web Radio

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Programas sociais durante o Terceiro Reich 1933 – 1939



O objetivo de fornecer moradia aos cidadãos recebeu prioridade máxima no Terceiro Reich. Durante o período de 1933 – 1937, mais de 1.458.179 novas casas foram construídas segundo os melhores padrões da época. Cada casa não tinha altura superior a dois andares e tinham um pequeno jardim para flores ou hortaliças, pois Hitler não queria que as pessoas perdessem o contato com a terra. A construção de edifícios foi desencorajada. O pagamento de aluguel residencial não deveria ultrapassar 1/8 do salário médio de um trabalhador.


Que notável diferença frente à ganância da atualidade, onde cada cm² das cidades vem sendo cada vez mais impermeabilizado, diminuindo a infiltração da água de chuva no solo e aumentando o nível das enchentes. O governo corrupto é conivente com a sede por lucro fácil das incorporadoras do ramo da construção, que não conhecem limites na devastação do que ainda resta das matas nativas dos grandes centros urbanos do país – NR.


Casais recém-casados dispunham de crédito de até 1.000 RM (Reichsmark) – sem qualquer incidência de juros – para a compra do enxoval, mobiliário etc. A prestação mensal era fixada em 1% do montante da dívida, todavia, para cada recém-nascido havia um abono de 25% da dívida. Portanto, se uma família tivesse quatro crianças, a dívida estaria paga em sua integridade.


O mesmo princípio foi utilizado para o crédito no setor da construção, o qual foi concedido para um período de dez anos contra a cobrança de juros baixos. O nascimento de cada criança levava ao abono de 25% da dívida até o quarto filho, com o qual a dívida estaria saldada.


E não esquecer que estes juros simbólicos eram arrecadados pelo estado e, sendo assim, poderiam ser aplicados naqueles setores mais necessitados da sociedade. Recomendamos a leitura dos artigos Luta contra as Altas Finanças e Socialismo no Terceiro Reich – NR.



Nacional-Socialismo: O verdadeiro socialismo!


Os agricultores foram beneficiados da mesma forma. Entre 1933 e 1936 foram formadas na Alemanha mais de 91.000 propriedades rurais. Em 1935 foi aprovada a lei de herança para propriedades rurais. Ela assegurava que todas as propriedades maiores de 15 hectares seriam registrados apenas através do direito hereditário.


Todos os sindicatos foram fundidos em uma única organização denominada Deutsche Arbeitsfront (Frente de trabalho alemã). O direito do empregado foi protegido por um “tribunal de honra social” que determinava condições trabalhistas. Estas regras eram melhores do que quaisquer semelhantes diretrizes jurídicas daquela época – e até mesmo nos dias de hoje.
Como resultado desta harmônica relação entre patrão e empregado, os conflitos desapareceram.


O imposto de renda dos empregados, principalmente daqueles que tinham família, foi reduzido sensivelmente.


O serviço de trabalho compulsório do Reich foi criado em 1934, sob direção de Konstantin Hierl. Ele destinava-se inicialmente a combater o desemprego. Posteriormente tornou-se compulsório para todos os homens entre 18 e 25 anos, por um período de seis meses. Seus membros vinham de todas as classes sociais e atuavam em diferentes projetos, desde o trabalho no campo até a construção civil. Um de seus objetivos principais era formar um espírito de camaradagem.


A organização Mãe e filho foi criada para o bem-estar, a saúde, segurança e apoio financeiro para grávidas e mães com vários filhos. Para o apoio de suas necessidades foram disponibilizados mais de 30.000 centros comunitários, jardins da infância e creches. Para mães sem recursos suficientes, foi concedida uma bolsa-criança.


A 14 de julho de 1933, foi criada a lei que evitava descendentes com doenças hereditárias. Esta lei incentivava a multiplicação de recém-nascidos saudáveis, e evitava ao mesmo tempo a proliferação de descendentes de pessoas portadoras de doenças graves, que significavam um fardo imenso à sociedade.


Para a Jungvolk (meninos de 10 até 13 anos), a Hilterjugend (jovens de 14 até 18 anos), a Jungmädelbund (meninas de 10 até 13 anos), e a Bund deutscher Mädel (garotas de 14 atüe 18 anos), foram fundadas organizações para criar um sentimento de corpo e preparar a juventude para o exercício da cidadania.


Esporte e lazer foram incentivados ativamente. Todas as grandes instalações comerciais e públicas dotadas de instalações recreativas como quadras esportivas, piscinas, cantinas modernas com local separado para os fumantes, foram colocadas à disposição.


Em agosto de 1936 foram celebrados os jogos olímpicos em Berlim e foi um sucesso total. A Alemanha foi a nação vencedora com 100 medalhas, dentre as quais 41 de ouro.


Campos de férias foram oferecidos a preços módicos subvencionados, enquanto viagens marítimas para o estrangeiro, em grandes transatlânticos, foram viabilizadas através do programa “Kraft durch Freude”. Estas viagens estavam disponíveis aos trabalhadores que ganhavam mais de 300 RM por mês, todavia tinham prioridade os trabalhadores que ganhavam 200 RM ou menos.
O governo britânico não permitiu que estes navios ancorassem na Inglaterra, por temer que seus trabalhadores explorados conhecessem a verdade sobre as condições trabalhistas na Alemanha. (Mais em www.johndclare.net)


A maioria das associações religiosas cristãs foi tolerada na Alemanha de Hitler, e as duas maiores igrejas, a evangélica luterana e a católica romana, receberam subvenções do Estado. A 10 de setembro de 1933, Hitler selou um acordo com o Vaticano.


Como a igreja está focada nas coisas espirituais ao invés dos problemas mundanos, muitos devotos retornaram em larga escala a suas igrejas.


Durante o Terceiro Reich foram construídas 640 novas igrejas. Não era incomum que o padre ou pastor encerrasse o sermão com as palavras “Deus abençoe o Führer”.


Imaginem hoje se um padre terminasse o sermão no final de uma missa com as palavras: “Deus abençoe nosso governo!”


No inverno de 1933-1934, a campanha de solidariedade no inverno foi reconhecida como grande alívio do trabalho. Ela foi conduzida para auxiliar milhões de pobres e desempregados.


Aquelas pessoas que tinham um emprego foram solicitadas a doar parte de seus salários aos desempregados em troca de um distintivo de vidro ou de madeira.
No primeiro domingo do mês, as famílias mais abastadas preparavam uma grande caldeirada e doavam o dinheiro economizado para combustível etc. aos necessitados, que podiam então saborear uma refeição quente em uma grande cozinha comunitária. Mais de 17 milhões de desempregados e diaristas eram viúvas e órfãos, que foram apoiados por este gesto de caridade das pessoas.


Em relação à criminalidade, uma das primeiras medidas do governo de Hitler foi desarmar a polícia e retirar seu cassetete de borracha. Isso foi feito para que as pessoas se sentissem menos ameaçadas e tivessem mais compreensão sobre o papel da polícia. Simultaneamente, uma lei relaxava a posse privada de armas de fogo. A criminalidade caiu imediatamente a níveis baixos, enquanto delitos com drogas eram desconhecidos.


Não devemos esquecer que a segurança armada não foi extinta, ficando a cargo das tropas de segurança SA e SS – NR.


A proteção dos direitos dos animais foi uma grande questão dos nacional-socialistas, que criaram uma lei neste sentido, a Lei do Reich de Proteção aos Animais.


A Lei do Reich de Proteção à Natureza foi aprovada a 26 de junho de 1935. Foi uma das mais avançadas leis de sua época e abrangia a exploração econômica a longo prazo das florestas, e que ainda é utilizada para o reflorestamento destas.


Stephen Mitford Goodson


xinos.wordpress.com, 20/06/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário