Bunker da Cultura Web Radio

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

domingo, 19 de abril de 2020

A IGUALDADE SOCIALISTA DA AFRICA DO SUL DE MANDELA.

Há um quarto de século, os sul-africanos viviam sob o regime do apartheid. Nelson Mandela foi libertado da prisão em 1990 e, quatro anos depois, assumiu o cargo de presidente junto de De Klerk e ambos compartilharam o Prêmio Nobel da Paz.
O apartheid foi um sistema de separação étnico-racial implantado na África do Sul no século XX e dirigido por bôers de origem holandesa, bretã, francesa, alemã, etc., que construíram o país sul-africano, convertendo-se gradualmente em uma minoria étnica através da imigração massiva de negros provenientes de toda a África. Foi chamado assim porque “apartheid” significa “segregação” em africâner.
Hoje em dia existe uma forma estranha de “igualdade”.
Enquanto a classe média negra sul-africana cresceu e muitos moram em casas grandes, com piscinas e circulam em BMWs como seus colegas brancos; muitos brancos pobres vivem em campos de posse ilegal esquálidos, assim como uma maioria negra debaixo de um governo que deveria representar pelo menos esses últimos.
Jeanine Maritz, 13 anos, fica na rua da casa improvisada de sua mãe. Ela mora com o pai e visita a mãe e a tia no acampamento de posseiros de Munsieville nos fins de semana e feriados.
O fotógrafo Jacques Nelles capturou a vida de uma pobre comunidade branca com essas imagens tiradas no município de Munsieville, a oeste de Joanesburgo.
Pensa-se que cerca de 42.000 dos 4,5 milhões de sul-africanos brancos vivem na pobreza, o que equivale a 0,9%.
Mas 63,2% dos 43 milhões de sul-africanos negros do país também vivem na pobreza e cerca de 37% dos mestiços.
Andre Coetzee trabalha vasculhando o lixão na entrada do acampamento, ele encontra itens que ele gasta tempo reformando com a ideia de vendê-lo, ele espera obter comida grátis de Irene diariamente, como ele e sua esposa ambos perderam seus documentos de identidade e não podem reivindicar benefícios sociais.
O campo de posseiros em Munsieville é um dos 80 da África do Sul.
Foi construído no local de um antigo depósito de lixo e abriga cerca de 300 pessoas, das quais um quarto são crianças.
Os que vivem aqui sobrevivem com cerca de 700 rands (£ 40) por mês.
A maioria das pessoas aqui são falantes de africâner, descendentes dos colonos europeus que desembarcaram no Cabo da Boa Esperança no século XVII.
Cerca de 60% dos sul-africanos brancos são africâneres. Há pouco mais de um século, seus avós ou bisavós, conhecidos como Bôers, estavam em uma guerra sangrenta com o Império Britânico.
A palavra Bôer significa “fazendeiro” em holandês e, embora alguns moradores de Munsieville tenham chegado aqui depois de abandonar fazendas no interior, a maioria veio de cidades como Joanesburgo e Pretória.
Larriaune Cosmo beija seu pássaro de estimação Polly. Larriaune sofre de transtorno bipolar, é incapaz de comprar a medicação necessária e sua renda estadual por incapacidade não cobre todas as suas necessidades medicas. Ela mora com o marido Marius, que trabalha no turno da noite como guarda de segurança em um shopping center
O campo fica nos arredores da cidade de Munsieville – que é 98% negra – em homenagem a James Munsie, um inspetor de saneamento.
Ironicamente, aqui não há saneamento básico, e não há água corrente além de alguns canos, nenhuma estrutura segura, eletricidade e pouca comida.
As casas são tipicamente construídas com piso de terra, mas inundações frequentes lavam o solo e deixam expostos resíduos de décadas.
Os hospitais recusam os cuidados dos residentes e os que vivem no campo são regularmente rejeitados pelos potenciais empregadores nas entrevistas de emprego por serem brancos.
Na era do apartheid, muitos sul-africanos brancos com menos escolaridade conseguiram empregos na polícia ou nas forças armadas, que estavam envolvidas em guerras em Angola e agora na Namíbia.
A Força de Defesa da África do Sul – que tinha 82.000 homens armados em 1986 – foi dissolvida em 1994.
O exército sul-africano agora tem metade desse número de homens, e a maioria é negra.
O racismo e a perseguição como minoria faz com que poucos sul-africanos brancos desejem de fato uma carreira nas forças armadas.
O número de sul-africanos brancos diminuiu ligeiramente nos últimos anos, com alguns emigrando para a Nova Zelândia e a Austrália.
As crianças brincam nas ervas daninhas que crescem nas bordas do campo de posseiros brancos. Um quarto dos que estão no acampamento são crianças
Nelles disse ao Mail Online: “As pessoas que conheci vivem principalmente de fundos de invalidez do governo e recebem auxílio em forma de alimentos e outros mantimentos de instituições de caridade”. Ele disse: “Muitas das pessoas com quem falei sentiram que estavam nessa situação por conta própria e não conseguem encontrar uma saída. “Eles continuam vivendo da caridade que recebem e o sistema após o apartheid os menosprezou e, portanto, eles dependem de receber caridade”.
Nelles disse: “Muitos deles também pedem nas esquinas, a está também entregue ao vício como o fumo e o consumo de álcool, oque os impede de gastar sua escassa renda em coisas mais úteis”. Ele disse: “Alguns dos moradores com quem conversei também pareciam genuinamente felizes, apesar de tudo, e bem com as circunstâncias em que se encontram porque existe um senso de comunidade entre os moradores, principalmente por causa das semelhanças na cultura e na compreensão de quem eles são minorias”
As crianças brincam sob uma ponte improvisada perto do depósito de lixo na entrada do campo de posseiros brancos
Nelles disse: “Para mim, parecia muito um município amigável, semelhante a qualquer município negro em que eu já estive. Fui afetado principalmente pela quantidade de crianças que vi vivendo na miséria. Entristece-me pensar que eles nunca abandonarão esse nível de pobreza e continuarão vivendo nessa situação pelo resto de suas vidas.
– As crianças me lembram todas as crianças brancas que eu conheci, mesmo crianças nos subúrbios ricos, brincando lá fora, passando os dias ao sol. Eles não parecem entender que são pobres ou ignoram como é a vida fora de Munsieville.
Ele disse que poucos moradores estavam interessados ​​em política.

Reportagem original:

SUMMERS, Chris. The WHITE ghettos that blight South Africa: 20 years after the fall of apartheid, how it is now white people who live in squalid camps. Daily Mail, Mail Online, News, 4 out. 2016. Disponível em https://www.dailymail.co.uk/news/article-3822004/The-WHITE-ghettos-blight-South-Africa-20-years-fall-apartheid-white-people-live-squalid-camps.html. Acesso em 12 abr. 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário