Bunker da Cultura Web Rádio

sábado, 30 de maio de 2020

Proto Disco

PROTO-DISCO...
Antes do termo disco ser cunhado por volta de 1973, a frase "discotheque Records" foi usada para denotar música (45 s e faixas de álbuns) tocada em Nova Iorque, aluguel privado ou depois de horas de festas como o Loft and Better Days. Os recordes tocados lá havia uma mistura de funk, Soul e importações europeias. Estes discos proto-discoteca são basicamente os mesmos recordes que Kool Herc tocou na cena do hip hop.
Exemplos daquelas primeiras faixas de " proto-disco " que tinham um groove e som particular que as fizeram um sucesso nas discoteques de Nova Iorque como o Loft, foi " Soul Makossa ", " The Player " de First Choice (1974), " The Bottle " e " O amor é a Mensagem."
Os DJs da discoteca tiveram que fazer com recordes de 7 " 45 rpm ou recordes LP, porque as primeiras gravações de doze polegadas só apareceram em 1975.
Disco tem suas raízes musicais no final da década de 1960, especialmente a Filadélfia e New York soul, ambos foram evoluções do som da Motown. O som de Filadélfia é tipificado por percussão luxuosa, que se tornou uma parte proeminente das canções de disco de meados dos anos 1970 Música com proto -" discoteca " elementos apareceram no final dos anos 1960, com " Tighten Up " e " Mony, Mony," " Dance to the Music," " Love Child ". Duas primeiras músicas com elementos de disco incluem " Only the Strong Surviva " de Jerry Butler de Jerry Butler e " Soul Makossa " de 1972 de Manu Dibango. O termo disco foi usado pela primeira vez em um artigo de Vince Aletti na edição de setembro de 13 da revista Rolling Stone, intitulada " Discotheque Rock ' 72: Paaaaaarty!" por Vince Aletti.
O primeiro som "disco" foi em grande parte um fenômeno americano urbano com produtores e rótulos lendários como SalSoul Records (Ken, Joe e Stanley Cayre), Westend Records (Mel Cheren), Casablanca (Neil Bogart) e Prelúde (Marvin Schlachter) para nomeia alguns, inspiradores e influenciando produtores de faixas de dança europeus como Giorgio Moroder e Jean-Marc Cerrone. Moroder foi a produtora, tecladista e compositora italiana que produziu muitas canções da cantora Donna Summer. Estes incluíram o hit de 1975 " Love to Love You Baby ", uma canção de 17 minutos de duração com " som brilhante e atitude sensual ". Allmusic.com chama Moroder de " um dos principais arquitetos do som da discoteca ".
O som da discoteca também foi moldado pelo lendário Tom Moulton, que queria prolongar a diversão da música, assim, criando sozinho o "Remix" que influenciou muitos outros gêneros como Rap, Hip-Hop e Pop. DJs e remixers muitas vezes remix (i. e., re-editar) músicas existentes usando rolo para rolo de máquinas de fita. Suas versões remixadas adicionariam em percussão, novas seções e novos sons. DJs e remixers influentes que ajudaram a estabelecer o que ficou conhecido como " som de disco " incluíram David Mancuso, Tom Moulton, Nicky Siano, Shep Pettibone, o lendário e muito procurado Larry Levan, Walter Gibbons e mais tarde, Nova Iorque Born Chicago " Godfather of House " Frankie Knuckles. Disco também foi moldado por DJ ' s como Francis Grasso, que usaram vários discoteques para misturar faixas de gêneros como soul, funk e música pop em discoteques e foi o precursor de estilos posteriores como hip-hop e house. Para conferir alguns hits dessa fase Proto Disco acesse: https://soundcloud.com/user-820969312/varios-artists-protodisco Telmo Mylius Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário