Bunker da Cultura Web Radio

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Como antes na história “destepaiz” - Dilma promete de novo construir creche com saliva. Só neste 2011, ela ficará devendo 1.695 unidades!

Espalhem, faça um obséquio à verdade, estas informações.
Naquela solenidade em que Dilma estabeleceu uma relação de causa e efeito entre a educação formal e a ética — como se faltasse escolaridade aos nossos aéticos, em vez de vergonha na cara —, a presidente anunciou a construção de 6.427 creches até 2014. DE NOVO, SOBERANA?
Estava ao lado de Fernando Haddad, ministro da Educação, o maior inaugurador de universidades de papel do mundo. Dilma repetiu o bordão do antecessor: “Nunca antes da história destepaiz…” etc.
Dilma não repete, nesse particular, apenas o bordão do antecessor, mas também o vício de fazer solenidades para inaugurar intenções — a promessa das creches não é nova. No plano de governo para 2011 estão previstas:
- 1.695 creches;
- 3.288 quadras esportivas em escolas;
- 723 postos de policiamento comunitário;
- 2.174 Unidades Básicas de Saúde;
- 125 UPAs.
Disso tudo, o que saiu do papel e da saliva? Nada! O que Dilma fez nesta quarta foi reafirmar uma promessa, que não está sendo cumprida.  E o mesmo vale para o resto. É compreensível que os petralhas fiquem chateados comigo, né? Eu não quero que gostem de mim. Se pudessem contestar os números e os dados, aí, sim, prestariam para alguma coisa.
É o mesmo padrão do “Minha Casa Minha Vida?” No dia 11 de junho, quando Dilma lançou a segunda etapa do programa, fiz algumas continhas, a saber:“A presidente Dilma Rousseff segue a rotina de seu antecessor de inaugurar papel, vento e intenções, mas ganha o noticiário porque, afinal, com as exceções de praxe, a imprensa oscila entre o bom negócio e a ideologia rasteira. A presidente lançou hoje a segunda fase do programa Minha Casa, Minha Vida e prometeu MAIS dois milhões de casas até 2014.
Se prometeu mais dois milhões, já deveria ter entregado o primeiro milhão, certo?, aquele que vem do “Minha Casa, Minha Vida 1?. Entregou? Não! Números consolidados do TCU indicam que foram efetivamente construídas 238 mil casas. Assim, a presidente soma 2 milhões de unidades a um déficit (dada a promessa) de 762 mil. Até 2014, pois, tem de construir 2,762 milhões de casas. Será preciso multiplicar o que se fez até agora por 11,61. É uma piada!
Qual é o truque? Na sua sanha por inaugurar papel, o governo diz que houve a “contratação” para a construção. Huuummm, até aí… No papel, poderiam logo contratar 7 milhões de casas e dar por liquidado o déficit habitacional brasileiro.A conta é simples. O “Minha Casa, Minha Vida” foi lançado em março de 2009. Em 27 meses, foram construídas 238 mil casas. Faltam, considerando a nova promessa, 2,762 milhões. Dado o atual ritmo, uma regra de três simplesinha aponta que serão necessários mais 313,34 meses para construir o resto. Como cada ano segue tendo 12 meses, levará 26 anos, de agora em diante, para Dilma cumprir o que prometeu.”
Encerro
É inútil me atacar. Cadê as creches? Cadê as casas? Cadê as quadras? Cadê as UPAs?
Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário